Brasília recebe espetáculo de palhaçaria para bebês
- Rodrigo Carvalho
- há 16 minutos
- 2 min de leitura

“O Concerto - Palhaçaria para Bebês” é um espetáculo criado com e para os pequeninos. Concebido por Zé Regino, a obra inaugura uma nova fase na trajetória do artista, que abandona a dramaturgia fechada, baseada em narrativas lineares, para mergulhar numa dramaturgia aberta, construída a partir da relação direta com o público. Essa abordagem, que ele denomina de arte relacional, é uma das essências da palhaçaria - uma arte que se alimenta do presente, da troca e da escuta.
O espetáculo traz para cena o palhaço Zambelê, um andarilho solitário, que brincando com objetos encontrados, descobre novas possibilidades de se relacionar com os outros, compartilhando suas descobertas. Seu grande momento é quando percebe que pode manipular o som criando ritmos e melodias. Daí, seu próximo passo não poderia ser outro: fazer um concerto.
Os momentos de conexão criados durante as apresentações teatrais são valiosos para a construção de laços afetivos entre pais, mães e filhos, promovendo um ambiente de amor e confiança. Ao proporcionar experiências teatrais para bebês, a produção contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional desse público. Além disso, o teatro para bebês também promove a interação social, permitindo que eles compartilhem experiências com outras crianças e adultos, ajudando-os a compreender e lidar com as emoções desde cedo.
SOBRE O IDEALIZADOR
Mestre em Artes pela Universidade de Brasília, Zé Regino se destaca como um pioneiro na arte da palhaçaria para bebês no Brasil. Com uma visão inovadora, ele percebeu que a figura do palhaço, com sua comunicação visual e corporal engraçada seria uma forma poderosa de se conectar com os bebês. A singularidade de seus processos criativos está no contato direto com os pequenos: os espetáculos nascem e se desenvolvem em creches, onde os bebês não são apenas espectadores, mas verdadeiros coautores. São suas reações, olhares e gestos que orientam as escolhas poéticas do artista, tornando cada obra um reflexo vivo da escuta e da presença. Para Zé Regino, criar para bebês é, acima de tudo, compartilhar experiências de vida transformadas em arte — uma arte que pulsa, respira e se reinventa a cada encontro.
Essa abordagem única não apenas diverte, mas também estimula o desenvolvimento cognitivo e emocional dos bebês. Rir além de estimular a inteligência dos pequenos em suas relações sociais e afetivas, unindo ainda mais filhos, mães, pais e irmãos. Família que ri junto permanece mais tempo unida! Este projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
PROGRAME-SE
25/01 – Centro de Educação Infantil Tia Nair - Brazlândia manhã e tarde
28/11 – Apresentação Centro de Educação Infantil Sonho de Criança – Lar da Criança Padre Cícero - Unidade I – Taguatinga manhã e tarde
03/12 – Apresentação Centro Comunitário da Criança - CEPI Jandaia, Pôr do Sol - manhã e tarde,
04/12 – Apresentação Creche Sorriso de Maria - Guará 2, das 7h20 às 12h.
09/12 – Apresentação Creche Comunitária da QE 38 - Guará II, das 7h às 11h.
11/12 – Apresentação Creche Renascer e Escola Tio Pedro - Estrutural, das 7h às 11h.
FICHA TÉCNICA
Roteiro, Direção e Atuação: Zé Regino
Figurino: Luziária Maria e Zé Regino
Iluminação e operação de luz e som: Caio Maciel
Vídeo: Dayanne
Assessoria de Imprensa: Josuel Junior
Tempo de Montagem: 1h30m.
Duração: 40 min






