Breaking do Verão 2026: competição internacional completa 5 anos
- Rodrigo Carvalho

- há 3 horas
- 4 min de leitura

Crescendo e ganhando cada vez mais relevância no cenário mundial, o festival ‘Breaking do Verão’, evento que une esporte, dança, música e lifestyle, completará cinco anos em 2026. A edição comemorativa acontecerá nos dias 22, 23, 24 e 25 de janeiro, novamente na Fundição Progresso, na Lapa (Rio de Janeiro), casa que abrigou o projeto em 2025.
O Breaking do Verão é apresentado pela Petrobras e Governo do Brasil, tem patrocínio máster da Cheetos®, patrocínio de Sprite, parceria de mídia da Bandsports e Band TV, produção da Fábrica e realização do Ministério da Cultura. O Breaking do Verão é viabilizado através da Lei Rouanet.
16 b-boys e 16 b-girls, de diferentes partes do mundo, disputarão o título nas categorias masculino e feminino. Entre os b-boys convidados, o grande destaque é o b-boy japonês Hiro10, vice-campeão da edição 2024. O paraense b-boy Leony, campeão da primeira edição do Breaking do Verão 2022, e o mineiro b-boy Rato, vencedor do festival em 2023, são alguns dos principais representantes do Brasil.
Entre as b-girls, destacam-se nomes internacionais como as russas b-girl Vavi e b-girl Kastet, atuais campeã e bicampeã do Breaking do Verão, além da alemã b-girl Jilou, vencedora da primeira edição do festival. Do Brasil as apostas são a paraense b-girl Mini Japa e a paulista b-girl Toquinha.
Antes das disputas finais, com o intuito de democratizar ainda mais a prática e dar oportunidade a praticantes de breaking de diferentes regiões do país, o Breaking do Verão realizou eliminatórias - chamadas de “Cyphers” - pela primeira vez em Recife/PE (23/11) e Salinópolis/PA (13/12), além de Porto Alegre/RS (29/11) e Brasília/DF (06/12). A Cypher Rio será dia 23 de janeiro de 2026. Os breakers vencedores das Cyphers levam para casa um prêmio de R$ 1 mil.
A grande novidade para edição 2026 é a criação da Prova de Fogo, que será disputada pelos 12 melhores da Cypher Rio com os vencedores das eliminatórias. Os três melhores b-boys e b-girls da Prova de Fogo se juntam aos 13 convidados para a disputa do Mundial, que pela primeira vez será transmitida ao vivo pela BandSports e Band TV para todo o país. Os campeões de cada categoria (feminino e masculino) levarão um prêmio de R$ 20 mil.
“Essa edição será muito especial. Vamos levar o projeto para duas novas cidades, democratizando o acesso ao Breaking do Verão. São cinco anos divulgando a cultura Hip-Hop para milhares de pessoas, o que nos deixa muito felizes e com vontade de expandir cada vez mais”, afirma Fernando Bó, idealizador do Breaking do Verão.
“O patrocínio da Petrobras ao Breaking do Verão promove inclusão, diversidade e acesso ao esporte e à cultura urbana. Queremos valorizar expressões que surgem nas periferias e dialogam com a juventude, reforçando o compromisso da Petrobras com a brasilidade e com o fomento ao desenvolvimento do esporte e da cultura”, salienta Rafael Oliveira, gerente de Patrocínios Esportivos da Petrobras.
A curadoria técnica, desde a primeira edição, é assinada pelo b-boy Pelezinho, um dos principais responsáveis por colocar o Brasil no mapa mundial do Breaking. “Contribuir para um projeto que vem dando tanta visibilidade para o Breaking em nosso país é a realização de um sonho. Estou muito feliz e orgulhoso de tudo que estamos construindo”, afirma Pelezinho.
O time de jurados de 2026 será composto pelos brasileiros b-boy Migaz, integrante do Grupo DF Zulu Breakers e árbitro licenciado pela WDSF (World Dance Sport Federation); e b-boy Rudá, artista, educador e pessoa trans, referência na cena do breaking nacional, com mais de 14 anos de experiência. Além dos b-boys internacionais Lilou, da França, integrante da Pockemon Crew e do time de estrelas LEGION X; o americano Lego, da premiada Crew Flipside Kings; e a b-girl belga Madmax, membro da crew Street Wizards.
Ditando o ritmo das disputas e desafiando a criatividade dos competidores, já que a música é sempre um fator surpresa em uma competição de breaking, estarão os DJs Nobunaga, da Holanda, nome respeitado na cena mundial do hip-hop e do breaking, conhecido por tocar sets cheios de grooves e batidas dançantes; o carioca Def e os paulistas Batata e MF. Os MCs Aline e Skill assumem as carrapetas nos intervalos, mantendo a energia do público e dos competidores lá no alto.
PETROBRAS BREAKING DAY
No dia 22 de janeiro o evento promove o Petrobras Breaking Day. Os participantes dos projetos sociais patrocinados pela Petrobras serão recebidos para um workshop de Breaking ao som de DJs da cena do Hip Hop, junto com outras atrações especiais. Neste dia, estão previstas as participações de Keni Martins, CEO e fundador do Festival Rap in Cena, e de Luka Pumes, jornalista e slammer, ampliando o diálogo entre dança, música e poesia urbana.
BREAKING DO VERÃO – PROGRAMAÇÃO
22/01 (quinta-feira)
14h – Petrobras Breaking Day
23/01 (sexta-feira)
14h - BDV Cypher Rio e Prova de Fogo
24/01 (sábado)
14h – 5 x 5 Crew
25/01 (domingo)
09h às 13h – Mundial Breaking do Verão (transmissão ao vivo pela Bandsports e Band TV)
SERVIÇO
Datas: 22 a 25/01
Local: Fundição Progresso
Endereço: Rua dos Arcos, nº 24, na Lapa
Entrada: Gratuita (Arena sujeita a lotação)
Classificação: Livre
Apresentado pelo Ministério da Cultura e Petrobras. Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro.










Comentários