Brinca+ agita o SESI Lab com orquestra de palhaços, mostra sobre Palavra Cantada e muita diversão
- Rodrigo Carvalho

- há 1 dia
- 3 min de leitura

O Festival Brinca+, que oferece atrações gratuitas para o público infantojuvenil durante as férias escolares, continua no SESI Lab! Os destaques do final de semana são os espetáculos de ciência com o grupo Einsten Jr, shows com palhaços da Orquestra Modesta, performances com personagens da Palavra Cantada e oficinas com o Coletivo Mala Ateliê.
Além disso, continua em cartaz a Ocupação Palavra Cantada, exposição totalmente pensada para crianças, que conta a trajetória de mais de 30 anos da dupla de sucessos infantis Sandra Peres e Paulo Tatit.
Apresentado pelo Ministério da Cultura, SESI Lab e Shell, o festival acontece até 15 de fevereiro – com atividades de terça a domingo - e conta com apresentações musicais, teatro, sessões de desenho e diversas oficinas conduzidas por educadores, artistas, designers e cientistas.
A entrada no SESI Lab é gratuita durante o festival, mas é preciso retirar ingresso online ou na bilheteria física do museu, inclusive para crianças e bebês. Para oficinas e ativações é necessário retirar ingresso específico, também gratuitamente, 30 minutos antes da atividade desejada. As vagas são limitadas.
A superintendente de cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), Cláudia Ramalho, destaca que o Brinca+ foi pensado para acolher públicos de todas as idades, desde bebês até jovens e adultos. “O festival reúne atividades sensoriais, artísticas e educativas que dialogam com diferentes fases da infância e também com as famílias. Além disso, traz para o SESI Lab atrações de várias partes do Brasil, ampliando o repertório cultural do público e reforçando o museu como um espaço de encontro com a diversidade, a brincadeira e o aprendizado”, afirma.
Que palhaçada é essa?
O fim de semana será de muita música. A Orquestra Modesta, que reúne palhaços de vários estilos, apresenta o show Canções para Pequenos Ouvidos 2. A música aposta na simplicidade dos arranjos para conduzir crianças e adultos por uma viagem sonora. Cada canção conta uma história, alternando reflexões delicadas e memórias afetivas da infância, entre diferentes ritmos, brincadeiras e interação com o público. Os shows são no sábado (31) e no domingo (1º), às 17h.
Oficina transforma voz em desenho e livro-objeto
Na área de oficinas, o público poderá participar do Livro da Voz, atividade conduzida pelo Coletivo Mala Ateliê, criado pelos artistas e educadores JulliPop e Gui Rossi. A oficina convida os participantes a criar um livro-objeto a partir da própria voz: por meio de engenhocas analógicas, a frequência das falas é transformada em desenhos revelados instantaneamente no papel. A oficina acontece de sexta-feira (30) a domingo (1º), às 15h.
Performances com personagens da Palavra Cantada
O público também poderá encontrar Pauleco e Sandreca, bonecos que fazem parte do universo da Palavra Cantada, em performances musicais na exposição temporária da dupla. Os personagens circulam pelo espaço cantando sucessos do repertório da dupla e brincando com o público. Será de sexta-feira (30) a domingo (1º), às 15h.
O espetáculo da ciência
O Einstein Jr agita o fim de semana com uma série de atividades que mostram que a ciência é divertida. No sábado (31) e no domingo (1º), às 11h, a equipe do projeto da Universidade de Brasília (UnB) apresenta O Grande Espetáculo da Ciência, que promete encantar a criançada com muita fumaça, espuma e efeitos que parecem cinema, mas são... ciência!
Ao longo do fim de semana, o Einstein Jr fará ativações na galeria principal do SESI Lab: Está Nevando em Brasília (sexta-feira); Canhão de Vórtice (sábado); e Perfume da Floresta (domingo).
Durante a semana, de terça à sexta-feira, o programa educativo do SESI Lab oferece oficinas e ativações. As atividades aproximam conceitos científicos do cotidiano de forma lúdica e acessível, estimulando a curiosidade e o aprendizado mão na massa.
Sobre a Shell Brasil
Há 112 anos no país, a Shell Brasil é uma companhia de energia integrada, com participação nos setores de petróleo e gás, soluções baseadas na natureza, e pesquisa, desenvolvimento e trading, por meio da comercializadora Shell Energy Brasil. A companhia está presente ainda no segmento de biocombustíveis por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis da marca Shell.
A Shell Brasil trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Festival Brinca+
SESI Lab – Setor Cultural Sul, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto
17 de janeiro a 15 de fevereiro de 2026
Terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábado, domingo e feriados, das 10h às 19h
Mais informações: @sesi.lab
Acesse o press kit com fotos e vídeos










Comentários