Cafuçu do Cerrado comemora 13 anos e volta às ruas de Brasília no dia 8 de fevereiro
- Rodrigo Carvalho

- há 2 horas
- 3 min de leitura

Considerado a festa mais deselegante de Brasília, o Bloco Cafuçu do Cerrado retorna em 2026 após um hiato para celebrar 13 anos de história, irreverência e muito charme fora do padrão. O desfile acontece no domingo, 8 de fevereiro, das 15h às 22h, no Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte), com entrada franca.
Inspirado nos carnavais de Pernambuco e da Paraíba, o Cafuçu do Cerrado é mais que um bloco: é um estado de espírito. A proposta é clara — exagerar sem medo, com fantasias cafuçus clássicas como oncinha, lamê, calça de cetim, sapato branco bico fino e muito leite de rosas. Quanto mais “brega”, melhor.
A programação musical é um dos pilares da festa e reúne banda ao vivo, orquestra de frevo, batucada e DJs, transformando o espaço em uma grande pista de dança a céu aberto. Entre os destaques estão a Academia da Berlinda (PE), referência da música pernambucana contemporânea, o Batalá Brasília, com a força de seus tambores femininos e ancestrais, além da Orquestra Cafuçu e DJs convidados, em uma trilha sonora que passeia pelo brega nordestino e outros ritmos populares.
Ao longo de sua trajetória, o Cafuçu do Cerrado consolidou-se como um dos blocos mais afetivos e autênticos do carnaval brasiliense, ocupando espaços simbólicos da região central da cidade e exaltando o exagero, a alegria e a liberdade carnavalesca.
O Cafuçu do Cerrado integra a programação do DF Folia 2026, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo do DF, realizada por meio de chamamento público com investimento total de R$ 10 milhões, em parceria com a Associação Artise de Arte, Cultura e Acessibilidade.
Sobre as atrações
Orquestra Cafuçu (DF)
Transitando pelo universo do brega e da música popular brasileira, o repertório é pensado para manter o público em alta do começo ao fim. No set, entram ritmos e matrizes nordestinas como frevo, maracatu, coco, ciranda, baião e xote, em arranjos instrumentais vibrantes. No carnaval e em palcos, entrega um espetáculo festivo, dançante e irreverente.
Academia da Berlinda (PE)
Com 21 anos de trajetória, a Academia da Berlinda é referência da música pernambucana contemporânea. Misturando frevo, coco, maracatu, ciranda, forró, cumbia e afrobeat, a banda transforma o cotidiano, o amor e a boemia de Olinda em shows dançantes e cheios de identidade. Em 2026, o grupo se prepara para lançar um novo álbum.
Batalá Brasília
Braço local de um movimento percussivo internacional presente em mais de 40 países, o Batalá Brasília traz a força dos tambores femininos e ancestrais. Com base no samba-reggae e um trabalho autoral de percussão e dança, o grupo celebra a brasilidade e a ocupação coletiva dos espaços públicos.
DJ La Ursa
Natural de Caruaru, com raízes em Recife e radicada em Brasília há uma década, DJ La Ursa pesquisa e espalha ritmos populares brasileiros e nordestinos desde 2016, conectando tradição e pista de dança.
DJ Laine de Olinda
Criada nas ladeiras de Olinda, DJ Laine D’Olinda carrega a pesquisa musical como essência. Com passagens por diversos festivais e blocos pelo Brasil, sua discotecagem passeia por ritmos nacionais e internacionais, sempre com forte identidade popular.
DJ Alira
Pesquisadora musical desde 2019, seus sets transitam entre brasilidades, música eletrônica, soul, funk e grooves contemporâneos. Em bares, festas e eventos culturais, DJ Alira constrói experiências sonoras que conectam cultura, movimento e identidade.
DJs BagaSYstem
Djs residentes do Cafuçu do Cerrado, Bagasystem é garantia de ousadia e fuleragem, misturando da aparelhagem ao baile funk"."É pancadão! É rebolativo! É grave!
Atrações 2026
● Academia da Berlinda (PE)
● Orquestra Cafuçu (DF)
● Grupo Batalá Brasília
● DJ Alira
● DJ La Ursa
● DJ Laine de Olinda
● DJs BagaSYstem
Serviço
Bloco Cafuçu do Cerrado
Dia: 8 de fevereiro (domingo)
Horário:
Concentração: 14h
Evento: 15h às 22h
Local: Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte)
Entrada gratuita










Comentários