top of page

Caio Tibúrcio lança primeiro livro aos 73 anos, com poemas e letras de músicas, em noite regada a música no Clube do Choro, no dia 19 de janeiro

ree

Prolífico poeta, letrista e compositor, Caio Tibúrcio, de 73 anos, reúne sua obra artística em seu primeiro livro, compilado com a ajuda dos filhos, a atriz Caísa Tibúrcio, a compositora Milena Tibúrcio e o compositor e musicoterapeuta Lucas Tibúrcio. A publicação (Re)verso da Memória foi elaborada em meio à luta de Caio contra a doença de Alzheimer e mostra sua verve poética em versos e em composições que foram interpretadas e gravadas por nomes conhecidos da cena musical de Brasília, como Milena Tibúrcio, Wilson Bebel, Sandra Duailibe, Rogério Midlej, Paula Nunes, Cely Curado, Aparício Ribeiro, a dupla Zé Mulato e Cassiano, além das cariocas Juliana Diniz e Ilessi.

O livro (Re)verso da Memória será lançado em noite de autógrafos seguido de um show com as músicas de Caio, no dia 19 de janeiro, às 19h, no Clube do Choro de Brasília, com participação dos seus filhos, dos genros, os violonistas 7 cordas Fernando César e Rogério Caetano e do neto bandolinista Bento Tibúrcio. Os netos Rosa e Cora Tibúrcio Caetano, Dante Tibúrcio Mendes e Ana Lua Claure Tibúrcio também vão declamar poemas e cantar músicas do patriarca. 

O projeto foi idealizado por Caísa Tibúrcio, com a curadoria de Caio e Milena Tibúrcio, que editou o livro com Iara Ferreira. A produção é de Caísa e Lucas Tibúrcio, com revisão da irmã de Caio, Rosana Tibúrcio, e arte gráfica de Felipe Cavalcanti. A realização foi possível graças aos recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal - FAC/DF, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, com apoio do Clube do Choro.

O LIVRO

(Re)verso da Memória não é só um livro, é um processo, é um acesso, um reencontro de Caio com Mnemosine, com suas musas inspiradoras, é reconexão com o esquecido e com o guardado, através do que é inesquecível: a arte. É rever as poesias de um mecenas, de um migrante, um sonhador viajante, de um questionador e piadista irreparável. 

“Com o avançar da idade e do processo de Alzheimer, que compromete suas memórias, histórias e versos, decidimos nós três, filhos de Caio, rever as gavetas de sua memória, procurando aproveitar o que vive, recordar sua poieses, guardada a sete chaves nesse pedaço protegido do cérebro e publicar, pela primeira vez, uma antologia de seus escritos. Todo o processo de elaboração e execução do projeto, é para nós, um reencontro com nosso criador-pai, um recordar de um Caio que não conhecemos no tempo cronológico (Cronos), mas sim, no tempo oportuno (Kairós), através de sua poesia, que vive. Suas lembranças passam a ser nossas também”, registra Lucas Tibúrcio.

(Re)verso da memória é um livro que permite acessar o museu interno de Caio e recordar a arte das musas, enquanto alimenta a memória familiar, afetiva e cognitiva, como uma memória poética brasiliense e brasileira.

SOBRE O AUTOR

Caio Tibúrcio nasceu em Patos de Minas, Minas Gerais, em 31 de outubro de 1952. Adotou Brasília como lar aos 21 anos, desde 1973, onde se tornou economista, professor e servidor público. Amante das artes, escreve desde a adolescência e criou os filhos – e, por extensão, os netos – no caminho da música.

SERVIÇO

Coquetel e show de lançamento do livro (Re)verso da Memória, de Caio Tibúrcio

Local: Clube do Choro de Brasília – Setor de Divulgação Cultural, Bloco G, no Eixo Monumental

Horário: 19h

Ingressos: gratuito

Classificação indicativa: livre


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page