top of page

Calendrag 2026 é lançado em Brasília e une arte drag e inteligência artificial

ree

O Calendrag, uma das publicações mais importantes da cultura LGBTQIA+ brasileira, lança sua nona edição no dia 18 de novembro, às 19h30, no Teatro dos Bancários (314/315 – Asa Sul). Criado, produzido e editado pelo coletivo Distrito Drag, o calendário 2026 tem como tema "Inteligência Artificial - Qual o Nosso Futuro?" e reúne em suas páginas artistas de diferentes estados do país.

Participam do lançamento do Calendrag 2026 as drag queens e os fotógrafos que assinam os ensaios que ilustram a publicação. A noite de apresentação também conta com performances das artistas Avelkaskis, K-Halla, Léo Skiims e Naomi Leakes, além da condução de Victor Baliane.

Nas páginas do anuário, que tem na capa a vencedora do Drag Race Brasil, Ruby Nox, estão as drag queens Betina Polaroid (RJ), Cookie B, Eva Mugler, GG Limona, Laisa Black, Mellody Queen (BH), Morganna Voguel (GO), Nina Poison (PE), Pamela Morgan, Ridícula, Shannon Skarllet (RJ) e Thelores (SP). 

Realizado com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), o Calendrag tem direção geral de Victor Baliane e Thiago Sabino, produção executiva de Ruth Venceremos, e direção artística de Christus Nóbrega. A equipe de fotógrafos é formada por Alex Santana, Betina Polaroid, André Gagliardo, Arthur Lopes, George Lucas, Lucas Weilor e Renato Filho.

Consolidado no cenário cultural brasileiro, o Calendrag reforça seu papel como registro da arte e da história LGBTQIA+. “Não se trata apenas de um ensaio fotográfico, Calendrag por sua forte conexão entre fotografia, designer e arte drag”, afirma Ruth Venceremos, uma das diretoras do projeto.

A cada edição, o anuário propõe discussões sobre temas sociais. Neste ano, o uso da inteligência artificial na arte surgiu como ponto de partida, segundo Victor Baliane, também diretor do Calendrag. “Questionamos perspectivas de futuro sobre vários assuntos, que são apresentados por meio de fotos artísticas com intervenção de ferramentas de inteligência artificial. Brincamos com uma estética de figurino e maquiagem inspirada nos anos 1970 e 1980, mas com um olhar voltado para o futuro”, explica.

Para Baliane, a proposta não é substituir o talento humano, mas explorar o diálogo entre tecnologia e criação. “Com esse ponto de vista, chegamos a fotos lindas e instigantes que resultaram em registros riquíssimos”, completa.

Nesta nova edição, o calendário apresenta uma crônica visual sobre o futuro. As drags e artistas envolvidos no processo criativo utilizam uma lente bem-humorada e crítica, combinando arte e inteligência artificial para refletir sobre seus impactos. Entre os temas abordados estão o afeto, a justiça, as relações de trabalho, a produtividade, o impacto da tecnologia na natureza e até mesmo a fé.

MemóriaEm nove edições, o Calendrag reuniu mais de 120 artistas e 40 fotógrafos, além de dezenas de profissionais de produção — stylists, maquiadores, técnicos de luz e cabeleireiros. Já participaram do projeto nomes como Silvetty Montilla, Marcia Pantera, Isabelita dos Patins, Jup do Bairro, Ikaro Kadoshi, Rita von Hunty, Alexia Twister, Allice Bombom, Salete Campari e Thália Bombinha.


SERVIÇO

Lançamento do Calendrag 2026

18 de novembro, às 19h30

No Teatro dos Bancários (EQS 314/315, Bloco A, Asa Sul)

Entrada gratuita

Classificação etária:  livre


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page