‘Caminhos Criativos’ realiza primeira roda de conversa do ano com o tema‘Economia Criativa: desafios e inspirações’
- Rodrigo Carvalho
- há 47 minutos
- 3 min de leitura
Caminhos Criativos, projeto voltado ao fortalecimento da economia criativa no estado do Rio de Janeiro, promove seu primeiro encontro do ano na terça-feira, 13, das 14h às 16h: é a roda de conversa “Economia Criativa: desafios e inspirações”. Online e gratuito, o evento terá a participação de André Ribeiro, cofundador da Diaspora.Black e Yoo Inovação, e Lia Baron, professora do Departamento de Artes e Estudos Culturais da UFF, que conversam sobre aprendizados e desafios enfrentados por quem atua no campo da cultura, da inovação e do impacto social.
Realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ) e pelo Instituto Futuros, a roda de conversa é aberta ao público e as inscrições são feitas através do formulário disponível aqui. Ao ter a participação confirmada, o inscrito recebe o link para acessar a sala online. O debate é voltado para empreendedores, produtores culturais, coletivos e agentes criativos que poderão interagir e fazer perguntas. O encontro faz parte do “Caminhos Criativos”, um projeto do Instituto Futuros e da Secec, que tem como objetivo a estruturação e o desenvolvimento de iniciativas da área de cultura do território fluminense.
Durante o encontro, serão abordados temas como estratégias de financiamento, a importância da comunicação para fortalecer as marcas e dicas de como estimular a diversidade em iniciativas de economia criativa. Também serão debatidos os principais desafios e obstáculos no cotidiano de novos empreendedores culturais e como promover a cultura local a partir da economia criativa.
André Ribeiro é cofundador da Diaspora.Black e daYoo Inovação. Formado em Design de Produto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com mais de 20 anos de atuação em diferentes áreas do design, tem experiência em propriedade industrial (marcas e patentes). Atua com desenvolvimento de soluções digitais, usabilidade e inovação.
Lia Baron é professora do Departamento de Artes e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi subsecretária de Cultura dos municípios do Rio e de Niterói e trabalhou no Ministério da Cultura e na FUNARTE. É coorganizadora das publicações ‘Pacto pela Cultura’, ‘Viver de Cultura’, ‘Cultura é Território’ e ‘Gestão Cultural’, membro da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão (Fundação Casa de Rui Barbosa) e Doutora em “Literatura, Cultura e Contemporaneidade” (Puc-Rio) e Mestre pelo Programa “Crossways in European Humanities” (União Europeia), tendo realizado estágios em Portugal, Itália e França.
Caminhos Criativos conta com metodologia e implementação aplicada pelo Instituto Futuros e tem realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Escola Estadual de Cultura, através da Política Nacional Aldir Blanc
Serviço:
Roda de Conversa “Economia Criativa: desafios e inspirações”
Data: 13 de janeiro
Horário: 14h às 16h
Online e gratuito
Inscrições: Link
Sobre o Instituto Futuros
Fundado em 2001, o Instituto Futuros (antigo Instituto Oi Futuro) desenvolve e cocria projetos de Cultura e Educação pelo Brasil, impulsionando a construção de futuros mais inclusivos e sustentáveis. Em 2025, a entidade renovou sua marca e identidade visual, consolidando o atual momento da organização, que se abriu para novos patrocinadores e parceiros privados e do poder público.
No campo da cultura, a instituição é gestora do Futuros - Arte e Tecnologia, centro cultural carioca com galerias de arte, teatro multiuso e o Musehum - Museu das Comunicações e Humanidades, que exibe parte do maior acervo da história das comunicações no país e oferece experiências interativas sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas. O instituto Futuros também atua no fomento e desenvolvimento do ecossistema da Economia Criativa, promovendo ciclos de aceleração de iniciativas que têm a transformação social como propósito principal. Na área de educação, é responsável pelo NAVE (Núcleo Avançado em Educação), parceria público-privada com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, que há 19 anos promove formação profissional e tecnológica de qualidade como resposta aos desafios da atualidade; e pela plataforma virtual Órbita, que oferece formação gratuita para profissionais de Educação de todo o país.






