Canto das Letras exalta a cultura nordestina em sessão gratuita no Teatro do Brasília Shopping
- Rodrigo Carvalho

- há 2 horas
- 2 min de leitura

Após circular por seis escolas públicas do Distrito Federal, o sarau Canto das Letras finaliza a sua itinerância homenageando a escrita e a música nordestinas, no dia 20 de janeiro de 2026, às 20h, no Teatro Brasília Shopping, com entrada franca (ingressos no Sympla). As literaturas de Catulo da Paixão Cearense (1866 – 1946), Marilita Pozzoli (1902 – 1988) e de Patativa do Assaré (1909 – 2002) se misturam às composições de Luiz Gonzaga (1912 – 1989) e Dominguinhos (1941 – 2013) numa sessão que promete exaltar a poética pungente do Nordeste. A apresentação terá ajuda assistiva para surdos por meio de intérprete de libras.
No palco, o ator e idealizador Jones Schneider interpreta textos em leituras dramáticas ao lado da atriz Iclélia Maranhão. Em estilo de talkshow, Jones entrevista a escritora alagoana Isolda Marinho sobre o panorama de sua obra e a linguagem e o estilo dos escritores celebrados, enquanto a cantora Evelyn Santos, conhecida como a Rainha do Piseiro em Brasília, solta a voz para exaltar a memória dos reis do forró. Durante a sessão, haverá sorteio gratuito de livros.
“Essa apresentação do Canto das Letras é especial não só por trazer em primeiro plano a poética desses mestres, mas por ter os microfones abertos para que o público e os estudantes e professoras participantes das oficinas do projeto possam recitar as suas criações num formato de sarau”, aponta Jones Schneider.
O Canto das Letras realizou 12 oficinas de escrita criativa em escolas públicas e seis apresentações onde celebrou a escrita e a música popular brasileira. Ao todo foram beneficiados 239 estudantes e professores nas oficinas e 1120 nas apresentações, perfazendo um público total de 1.359 das instituições CED 04 do Guará, CEM 414 de Samambaia, CEF 08 de Taguatinga, CEMI do Cruzeiro, CED São Francisco (Chicão) de São Sebastião e CED 06 de Ceilândia.
“Foi um trajeto transformador porque vimos estudantes envolvidos em torno do prazer de ler, escrever, criar quaisquer formas de narrativas. Da poética à dramática, passando pelo olhar observador da crônica. O resultado foi emocionante e nos aponta que cultura e educação devem andar juntas porque são potências revolucionárias”, avalia Jones Schneider, diretor-presidente do Instituto Cidade Céu de Arte, Educação e Cultura, responsável pelo projeto patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC).
O Canto das Letras é um projeto de multilinguagem que incentiva a leitura por meio de uma mescla de teatro e a música. Surgiu a partir do projeto Terça Crônica, de Jones Schneider, em 2008. Passou pela Feira do Livro, itinerância em escolas públicas, Bienal de Brasília e foi premiado pela Biblioteca Nacional para difundir a leitura de forma lúdica pelas cidades de Itapipoca e Sobral (CE); Canavieiras e Ilhéus (BA). O projeto esteve atrelado à TV Câmara entre 2012 e 2014.
CANTO DAS LETRAS
Dia: 20 de janeiro de 2026
Hora: 20h.
Ingressos gratuitos: Sympla (clique aqui).
Com o ator Jones Schneider, a atriz Iclélia Maranhão, a escritora Isolda Marinho e a cantora Evelyn Santos.
Sessão terá acessibilidade em libras.
Instagram: @cantodasletrasprojeto










Comentários