Carnaval com atenção ao sorriso: alinhadores permitem manter tratamento ortodôntico com mais conforto, segurança e tranquilidade durante a folia
- Rodrigo Carvalho
- há 4 horas
- 3 min de leitura

O Carnaval é sinônimo de alegria, encontros e horas intensas fora da rotina. Entre blocos, desfiles e festas, o corpo entra em modo de celebração, e a saúde bucal costuma ficar em segundo plano. No entanto, para quem faz tratamento ortodôntico, especialmente com alinhadores transparentes, o período pode ser atravessado sem interrupções, mantendo a higiene bucal e o conforto mesmo fora do padrão do dia a dia.
Ao contrário dos aparelhos fixos, os alinhadores são removíveis e podem ser retirados para comer, beber e realizar a escovação, o que facilita a manutenção do tratamento e da saúde bucal durante a folia. “Além de contribuir para uma higiene mais eficaz, o uso de alinhadores permite mais conforto em situações fora da rotina, ajudando o paciente a manter os cuidados com a saúde bucal mesmo em períodos de maior movimentação” avalia a dentista especialista em Ortodontia da ClearCorrect, Ana Alvoledo.
A prática de beijos frequentes contribui para o aumento de casos de herpes labial, mononucleose — popularmente conhecida como “doença do beijo” — e outras infecções transmissíveis. A situação se agrava quando há queda da imunidade e descuido com a higiene, algo frequente em dias de festa prolongada. “É importante que as pessoas fiquem atentas à higiene bucal e evitem o contato direto quando houver sintomas, como feridas nos lábios ou febre, para reduzir o risco de transmissão dessas infecções”, observa a dentista e diretora da Neodent, Priscila Cordeiro.
Outro vilão da folia é o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, energéticos e refrigerantes. Além de provocarem desidratação, essas bebidas reduzem a produção de saliva — uma das principais defesas naturais da boca — e costumam ser ricas em açúcar e apresentar alta acidez. Quando a higiene é negligenciada, mesmo que por poucos dias, esse cenário pode contribuir para o desenvolvimento de problemas como a cárie, além de inflamações gengivais e sensibilidade dental. “Algumas substâncias podem causar boca seca, favorecer lesões na mucosa e aumentar o risco de doenças gengivais. Quando associado à má alimentação e à falta de higiene, o impacto tende a ser rápido e significativo”, complementa Priscila.
Usuários de próteses ou lentes de contato dentais também devem evitar impactos, não usar os dentes como ferramenta — como abrir embalagens, garrafas, rasgar plásticos ou segurar objetos — e manter a limpeza adequada, de acordo com as orientações do dentista. Esses cuidados são importantes independente de próteses ou lentes de contato, pois ajudam a prevenir fraturas, desgastes e outros problemas dentários para todos.
Apesar do ritmo intenso, manter cuidados básicos continua sendo possível. Hidratar-se bem, evitar excessos de açúcar e álcool e não passar longos períodos sem escovar os dentes já fazem diferença durante a folia. Para isso, a dentista e diretora da Neodent, sugere o famoso “kit folião”, com escova de dentes, creme dental, fio dental e, se possível, enxaguante bucal sem álcool.
Para um público jovem e em clima de festa, a mensagem precisa ser simples e direta: curta o Carnaval, mas não esqueça de cuidar do seu sorriso. Beber água, escovar os dentes sempre que possível e evitar excessos ajudam a aproveitar a festa com mais conforto, confiança e saúde. Afinal, cuidar da saúde bucal também é uma forma de celebrar — sem dor, sem imprevistos e com muito mais motivos para sorrir.
Sobre a Neodent
A Neodent é a marca de implantes dentários mais utilizada pelos dentistas no Brasil. Com o propósito de criar novos sorrisos todos os dias e contribuir para a democratização da saúde bucal, vai além do desenvolvimento e fornecimento de soluções odontológicas de alta qualidade e tecnologia, promovendo programas como o Neodent+, que conecta correntistas Bradesco aos dentistas Neodent e oferecem condições especiais para a realização de tratamentos, e a Expedição Novos Sorrisos, que leva cuidado odontológico e ações educativas a comunidades carentes em todo o Brasil.









