top of page

Casamento high-tech: tecnologia invade mercado de noivas e festas


O mercado de casamentos é conhecido por estar em constante evolução, seguindo as novas tendências e demandas dos casais que estão prestes a subir ao altar. Em 2023, por mais que o assunto envolva uma tradição, é possível abraçar as novidades e ter um casamento moderno e high-tech, no qual a inovação e a personalização funcionam como pilares-chave.

Com a evolução constante da tecnologia, as festas de casamento estão cada vez mais modernas e inovadoras - e essa é uma das apostas do mercado. Noivas e noivos buscam maneiras criativas e personalizadas de tornar o grande dia ainda mais especial e memorável para eles e os convidados.

À frente do maior evento de noivas do Distrito Federal, o Arena Noivas, os idealizadores Michelle Cintra, Gislene Santos e Eduardo Moreira enumeraram algumas tendências mais buscadas e utilizadas em festas quando o assunto é tecnologia. Confira!

Sites personalizados:

Os sites de casamento personalizados representam uma ferramenta essencial para os noivos compartilharem informações importantes com os convidados de forma prática e elegante. Os sites podem conter detalhes da história do casal, cronograma do casamento, informações sobre a cerimônia e a festa, lista de presentes e até mesmo acomodações para os convidados que são de outra região. Além disso, algumas plataformas permitem aos convidados confirmar presença e enviar mensagens de felicitações aos noivos.

Convite tecnológico:

Já pensou em fazer o convite aos convidados por meio de um vídeo personalizado? Pois é, com o uso da tecnologia isso é possível. Com formatos, estilos e valores diversos, é possível encontrar na internet e em empresas especializadas convites que vão acompanhados por uma tela de LED na qual o vídeo é apresentado.

Cabines de fotos interativas:

Elas caíram no gosto dos noivos e dos convidados. As cabines de fotos interativas não são exatamente uma novidade, mas com o avanço da tecnologia elas ganharam mais artifícios. Com acessórios temáticos, filtros personalizados e até mesmo figurinhas ou mensagens fixas, as cabines permitem tirar fotos divertidas e criativas. As imagens podem ser impressas instantaneamente como lembranças para os convidados, mas também podem ser compartilhadas diretamente nas redes sociais, tornando o casamento ainda mais viral. "Para isso, ter um bom fotógrafo faz diferença", pontua Michelle Cintra.

Vídeos 360º:

Os vídeos 360º proporcionam aos noivos e convidados uma experiência imersiva e interativa. Alguns casais contratam cinegrafistas especializados nesse tipo de filmagem para capturar toda a atmosfera do casamento, permitindo que os noivos revivam os momentos especiais. "Assim como um bom fotógrafo faz diferença, ao escolher essa tecnologia também é fundamental apostar em um profissional com experiência e criatividade", comenta Gislene Santos.

QR Codes e interação digital:

Os QR codes são utilizados em casamentos para proporcionar interações digitais entre os convidados e o casal. Os noivos podem colocar QR codes em mesas ou convites, direcionando os convidados para um álbum de fotos online, um mural virtual de mensagens, ou até mesmo para uma playlist colaborativa, na qual os convidados podem sugerir músicas para a festa. "Outro momento tradicional que ganhou um toque tecnológico foi a passagem da famosa gravata do noivo. Agora, ela pode ir acompanhada por um QR Code com o pix do casal para facilitar a contribuição", exemplifica Eduardo Moreira.

Transmissão ao vivo (Live Streaming):

Como a presença física nem sempre é possível para todos os convidados, especialmente em casamentos com formato híbrido ou em destinos distantes, a transmissão ao vivo do evento ganhou importância. Casais têm optado por transmitir a cerimônia em tempo real para amigos e familiares que não podem comparecer pessoalmente, permitindo que todos estejam presentes, mesmo que virtualmente. Para essa opção, um bom videomaker, especializado em transmissões, pode ser a melhor aposta.

Projeção mapeada:

Conhecida por ser usada em shows e eventos artísticos, a projeção mapeada também é uma realidade do mercado de casamentos. A partir dela, vídeos são projetados em superfícies irregulares, como paredes, fachadas e até no bolo da noiva, criando uma atmosfera envolvente, criativa e artística.

"Apesar de serem tendências "universais", as novidades também permitem que os noivos expressem sua personalidade e criatividade. Essa é a principal vantagem e o principal benefício. É importante que cada escolha, tecnológica ou não, torne o evento mais interativo, participativo e, principalmente, único e especial para noivos e convidados", finaliza Michelle.

Arena Noivas

O maior evento de noivas do Distrito Federal está chegando. A 2ª Edição do Arena Noivas será realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães entre 16 e 18 de agosto, sempre a partir das 17h.

O projeto propõe uma experiência completa para aqueles que sonham com o dia do casamento. Acompanhar desfiles, ir em busca do vestido desejado, provar doces e bolos, imaginar a decoração, os mínimos detalhes. Além da temática casamento, ele reúne expositores, serviços e produtos de outros segmentos festivos, como aniversários de 15 anos e comemorações no geral.

As inscrições estão abertas para os visitantes da 2ª Edição do Arena Noiva. Os interessados em participar do evento devem entrar no site e preencher um breve formulário para garantir a entrada no local. Ela é feita sem qualquer tipo de custo.

Serviço

Arena Noivas- 2º edição

Data: 16 a 18 de agosto

Horário: a partir das 17h

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Inscrições para visitantes: site

Mais informações: Link arenanoivas


bottom of page