top of page

Casapark recebe o DW! Tour Brasília

Em setembro, o Casapark recebe o mais importante festival de design da América Latina, que levará ao complexo mostras de design, talks com arquitetos, designers, artistas e criativos, exibições de arte e circuito gastronômico. O DW! Tour Brasília acontece de 9 a 13 de setembro com a participação de 13 lojas de design nacional e internacional, 11 restaurantes, bistrô, hamburgueria e cafés, além do cinema, com programação que reunirá profissionais de diversas áreas do ecossistema criativo do País, com entrada gratuita.

 

Participam do DW| Tour Brasília as marcas Ampla Eletro, Breton, Casa Barroco, Chez Salete, estudiobola, Franccino, Hill House, JADERALMEIDA, Lider, Lumini, Mainline, Spazio Interni e Tidelli.

 

Esta é a primeira vez que o festival urbano, que começou em São Paulo em 2012 e já promoveu 14 edições em mais de 10 cidades do Brasil, acontece em Brasília. Como acontece nas outras cidades, o evento tem uma programação feita sob medida para superar as expectativas do público. Ao completar 65 anos, Brasília se consolida como um hub de negócios e de difusão de design, arquitetura e arte não apenas regional, mas também para regiões importantes do País.

 

Trazer o DW! Tour para Brasília é parte das celebrações dos 25 anos do Casapark. Nesse um quarto de século foi possível observar os pais tornando-se avós e crianças crescendo e formando suas próprias famílias. Um bairro começou a se desenvolver ao redor do empreendimento. Para atender às necessidades e expectativas do público, o Casapark evoluiu e amadureceu. Abriu-se para receber novos empreendimentos e novas possibilidades de atender à comunidade. Esse sempre foi e continuará sendo o entendimento sobre o que representa o Casapark: um espaço dedicado ao compartilhamento de conhecimento sobre design e tudo que envolve o modo brasileiro de viver bem, como lazer, gastronomia e cultura. No local, o público encontra lojas exclusivas, cada uma trazendo diferentes interpretações sobre design de mobiliário e acessórios para a casa, além de opções de gastronomia, cultura e lazer em um ambiente agradável, iluminado pelo sol, com jardins que aproximam o bioma do cerrado ao interior do shopping.

 

Em uma data tão especial, quando o empreendimento alcança sua maturidade, é hora de nos perguntarmos: E os próximos 25 anos?  “É a partir dessa reflexão que criamos uma programação especial, que fala do hoje como ponto de partida para pensar o futuro, como queremos que seja o Casapark no futuro que começa agora”, afirma Ivana Valença, diretora de marketing do Casapark.  

 

Bate-papos, lançamentos, instalações e muito mais

 

Tendo a diversidade como uma de suas principais características, o DW! Tour Brasília aposta em uma programação que se propõe a estabelecer conexões. Essa visão chega à materialidade a partir de uma série de atividades, incluindo talks, exposições e instalações que focam a troca como seu principal propósito.

 

Abrindo a programação do festival em 9 de setembro, às 10h, o artista visual Armarinhos Teixeira apresentará seu mais recente trabalho, o curta-metragem “Recordário de Adão”, no qual aborda questões sobre meio ambiente e a arte como forma de repensar a vida no planeta Terra.

 

Com talks patrocinados pela Docol, marca-símbolo de produtos de alta qualidade e design inovador para cozinhas, banheiros e lavanderias, os participantes serão levados a se aprofundarem em diferentes dinâmicas de criação e inspiração. Entre designers de alcance nacional e figuras marcantes da cena regional, participarão desses bate-papos profissionais renomados, como Celso Rayol do escritório carioca Cité Arquitetura, Jader Almeida e Marcelo Rosenbaum.  A Docol também estará presente na DW! Tour Brasília com um espaço na Praça Central do Casapark.  O lounge da marca, assinado pela arquiteta Tatiana Grell, do Studio Grell, será o ponto de encontro do público após os talks, antes de seguir para um dos vários eventos que acontecerão ao longo da semana criativa.

 

A programação traz ainda a instalação “Neoclipes aos Fatos”, do artista visual Sanagê Cardoso. Seis esculturas em aço e pintura eletrostática de grande formato, chegando a 3 metros de altura, foram desenvolvidas a partir da ideia do clipe (usado para unir folhas de papel) se espalham pela Praça Central, formando uma alameda vibrante. O artista retoma a linguagem neoconcretista que flerta com a pop art e o design gráfico para desenvolver suas esculturas. Refeitas a partir de seu design primitivo, as obras que compõem a instalação trazem para o público uma discussão poética atrevida e instigante.

 

Durante o festival também acontece a exposição “Casa Brasília: Design Autoral em Território Cerrado”, promovida pela ADEPRO - Associação dos Designers de Produto do DF – e com organização de Danilo Vale, Lucas Caramés, Luciana Canalli, Rick Hudson, Thais Borges e Victor Grimaldi. Instalada no subsolo com acesso pela garagem, a mostra reúne obras diversos criativos de Brasília e do Distrito Federal, sob o recorte do cerrado enquanto ecossistema criativo pulsante, onde o design autoral se firma como linguagem essencial de identidade e resistência, com destaque ao envolvimento direto de manualistas e pela ênfase na materialidade como expressão de sentido.

 

De acordo com Lauro Andrade, idealizador e CEO da DW! estar em Brasília sempre foi um objetivo da Semana de Design. “Trata-se de um destino obrigatório para todo brasileiro que aprecia a arquitetura e o design, pois, para além de seu plano arquitetônico marcante, há poucos lugares no país que sintetizam de forma tão potente a cultura brasileira, legado de uma cidade construída e habitada sob os esforços de populações tão plurais”, contextualiza.  

 

A programação completa do DW! Tour Brasília estará disponível no site https://dwsemanadedesign.com.br/dw-tour/brasilia-2025/.

 

 

Ações das Lojas

 

As marcas participantes do DW! Tour Brasília preparam atividades, entre instalações e talks exclusivos. Confira alguns destaques:

 

Tidelli


Uma vivência interativa e sensorial que convida ao bem estar vai compor a Imersão Tidelli. Serão ambientes conceituais inspirados nos quatro elementos da natureza, com experiências que envolvem cromoterapia, aromaterapia e outros recursos. O mood contextualiza o lançamento principal da loja, a Coleção Boho, por Tati Mandelli, que privilegia os tons terrosos e se destaca pelas franjas em corda náutica, presentes em poltronas giratórias, sofás, cadeiras, pufes e acessórios.

 

Breton

 

Realiza o bate-papo Design Contemporâneo Brasileiro: Autoria, Identidade e Inovação, com os designers Karol Suguikawa, Bruno Niz e Victor Vasconcelos. A Breton lança ainda a primeira edição do Breton Signature na capital, mostra pioneira de projetos digitais assinados por grandes nomes da arquitetura brasileira convidados pela marca. Participam desta edição Orestes Blanco e Rosa Manarini, Palloma Meneghello, Ruan Braga e Walleria Teixeira. Cada profissional foi desafiado a criar um ambiente digital autoral utilizando um móvel da Breton como ponto central de suas composições.

 

Hill House


Apresenta a reedição de móveis do modernista Bernardo Figueiredo (1934-2012), com base na pesquisa de Ângela Figueiredo. A filha do arquiteto e designer - e responsável pelo acervo Bernardo Figueiredo - participa de conversa com a designer Mila Rodrigues e Wilson Schuster, diretor executivo da Schuster Móveis & Design, que realiza a produção das peças. As reedições também protagonizam a exposição Forma, Função e Traço de Bernardo Figueiredo. O professor de arquitetura e urbanismo José Airton Costa Junior realiza palestra sobre o legado de Bernardo Figueiredo, com um olhar especial para o mobiliário no Palácio Itamaraty e outras contribuições fundamentais. A vitrine também traz novidades: o artista visual e pesquisador Carlos Lin assina a instalação criada para esta edição do festival.

 

Ampla Eletro


A marca referência em eletrodomésticos de alto padrão, completa uma década e promove eventos de relacionamento e outras experiências em loja, aliando design, estilo, exclusividade e tecnologia.

 

Casa Barroco


Traz como tema de suas ativações o luxo na hora de dormir, representado na vitrine conceitual que apresenta itens que elevam o conceito de conforto e relaxamento. A marca também realiza palestra que amplia o conhecimento e as possibilidades sobre este universo do sono de alta qualidade, com um repertório de novas tecnologias e recursos disponíveis em camas, colchões e outros itens.

 

Chez Salete


Uma programação variada ocupa a loja durante todos os dias de DW!, a começar pela exposição do mestre artesão pernambucano Zé Bezerra, com totens em madeira no jardim. Os bate-papos irão reunir convidados como o artista multidisciplinar Weuller Gregório e a artista plástica Cris Conde, bem como a arquiteta e influenciadora Eliene Lucindo, em diferentes datas. A agenda inclui ainda as oficinas de óleo em tela e pinturas botânicas com Paula Caldeirón, decoração de taças com Gisele Câmara e aquarela com Mariana Zatz.

 

Estudiobola


Celebra seus 25 anos com lançamentos que, após serem apresentados em São Paulo chegarão em Brasília no período da DW!. O designer Mauricio Lamosa, um dos fundadores do estudiobola, também estará presente e realiza palestra sobre processos, peças e histórias emblemáticas na trajetória da marca.

 

Franccino


O bate-papo Design que ganha forma: como ideias viram móveis reúne o curador da marca, Wair de Paula, e os designers Daniela Ferro e Andrea Zanocchi. O italiano, inclusive, assina peças da nova coleção que será apresentada em loja. Outra atração é a apresentação musical do grupo Ventos Solares, ao estilo MPB com sucessos inspirados no estilo acolhedor de Minas Gerais.

 

JADERALMEIDA


O designer Jader Almeida é um dos nomes que integram o line up de DW! Talks, que serão realizados no Casapark e são um dos eventos-âncora do festival. A loja também revela sua nova vitrine, com peças da recém-lançada coleção 2025.

 

Lider


Lança a Coleção 80 Lider durante a DW! em Brasília. O tema O design brasileiro em diálogo com a indústria é o ponto de partida do bate-papo com Bruno Faucz, Giácomo Tomazzi e Glauciene Duarte. A conversa mediada por Tiago Nogueira, diretor comercial e marketing da Lider, propõe uma reflexão sobre o papel do design brasileiro e sua conexão com a indústria, em celebração aos 80 anos da marca.

 

Lumini


Reúne na loja os principais lançamentos de 2025 da marca: a série Ora Bolas, de Fernando Prado; a luminária Cavaled, de Claudia Moreira Salles; e as luminárias Entrelinhas e Clareira, criadas em parceria com a marca, por Thiago Bernardes e Miguel Pinto Guimarães. Um bate-papo informal com o tema Luz, Design e Arquitetura será realizado entre o diretor de criação da marca, Fernando Prado, e os sócios Henrique Coutinho e Daniel Mangabeira, do escritórioBLOCO Arquitetos.

 

Mainline

 

Uma exposição de fotografias de Edgard Cesar transforma a loja e a vitrine em galeria, oferecendo novas perspectivas em imagens de arquitetura, interiores e urbanismo. A programação também prevê encontros e palestras sobre temas que vão desde mídias sociais até administração de projetos em escritórios.

 

Spazio Interni


A multimarcas celebra seus 25 anos no Casapark com diversos lançamentos apresentados em seu showroom. A programação inclui um momento especial de degustação de cafés especiais e outras experiências durante a semana de design.

 

 

Sobre a DW!

 

A DW! nasceu em 2012 como Design Weekend, um festival urbano com centenas de eventos realizados em diversos locais da cidade de São Paulo durante uma semana. Em 2021, ao completar 10 anos, a DW! evolui de um evento para uma plataforma híbrida e multimídia de conteúdo, negócios e relacionamento, com ações presenciais e digitais, realizadas em diversos locais do país em diferentes períodos do ano. Desde seu nascimento, tem como objetivo promover a cultura do design e suas conexões com a decoração, arquitetura, arte, artesanato, urbanismo, inclusão social, diversidade, negócios, inovação, sustentabilidade e diversos outros temas da economia criativa.

 

Sobre o Casapark

 

Inaugurado no dia 3 de agosto de 2000, o Casapark é um shopping que reúne 77 lojistas, entre marcas exclusivas e multimarcas, dedicadas ao mobiliário, planejados e aos acessórios para casa, além de operações de gastronomia, cultura, lazer e entretenimento.

 

Com o entendimento de que o mundo da arquitetura e decoração também passam pelo bem-estar, o Casapark também agrega serviços e ações de entretenimento, incluindo operações gastronômicas, cinema, galeria de arte popular e uma programação de feiras e eventos para adultos e crianças na Praça Central.

 

Desde que foi inaugurado, passou por atualizações, ampliações, reformas e se adaptou às necessidades do público. Para as famílias, o Casapark oferece conforto, segurança e tranquilidade, com a disponibilização de serviços gratuitos de fraldário, copa baby, banheiro infantil e carrinhos para empréstimo. Além disso, o shopping é pet friendly, tem bicicletário e pontos de recarga para veículos elétricos na garagem coberta.

 

 

O Casapark abre de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo e feriados, das 12h às 20h. O Casapark fica no SGCV Lote 22, Park Sul – Brasília. Telefone: (61) 3403-5300. Nas redes sociais @casapark.

 

Serviço:

DW! Tour Brasília

Onde | Casapark

Quando | De 9 a 13 de setembro

Marcas | Tidelli, Breton, Chez Salete, Ampla Eletro, Spazio Interni, Franccino, Lumini, Mainline, Lider, Hill House, Estudiobola, Jader Almeida e Casa Barroco

Talks | Armarinhos Teixeira, Cité Arquitetura, Jader Almeida e Marcelo Rosenbaum

Instalação | Neoclipes Aos Fatos | De Sanagê

Mostra de Design | Casa Brasília: Design Autoral em Território Cerrado | ADEPRO

Redes sociais | @casapark @dwsemanadedesign

Entrada | Gratuita

Classificação indicativa | Livre para todos os públicos

Endereço | SGCV Lote 22, Park Sul – Brasília

Telefone | (61) 3403-5300


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page