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CCBB Brasília apresenta retrospectiva do premiado cineasta japonês Hirokazu Kore-Eda


De 27/5 a 22/6, o CCBB Brasília recebe um dos eventos culturais mais importantes do ano na capital. A mostra O Cinema de Hirokazu Kore-eda exibe 29 filmes de um dos mais aclamados e premiados diretores do cinema contemporâneo, incluindo sucessos de público, como Assunto de Família e Monster.

Além de filmes, a retrospectiva (inédita no Brasil) oferece atividades paralelas: um grande debate sobre a obra de Hirokazu Kore-eda e um curso com duração de três dias sobre o celebrado cineasta japonês.

 

Para a curadora da mostra, Raquel Gandra, a ideia dessa retrospectiva surgiu pelo encantamento pela obra de Kore-eda, por entendê-la como um ponto de luz em meio aos tempos atuais sombrios de tanto ódio, discórdia e polarização. “Estamos muito habituados, seja pelos discursos políticos e religiosos, seja pelas narrativas típicas do cinema mainstream a querer encontrar vilões, vítimas e heróis. É sempre mais fácil se posicionar numa história quando temos por quem torcer. Kore-eda é um diretor que está constantemente questionando esses nossos posicionamentos éticos e morais, nos colocando em contato com personagens cheios de falhas e traumas, mas por quem é quase impossível não criar algum tipo de vínculo ou empatia.”, justifica.

Nascido em Tóquio em 1962, Hirokazu Kore-eda foi criado em uma sociedade tradicional, patriarcal e conservadora. O diretor acompanha a recente turbulência política e estagnação econômica do Japão, a emergência do documentário contemporâneo, as mudanças na família e a perda dos vínculos sociais.

Em seus filmes, assume o desafio de colocar em relevo as contradições e ambiguidades da cultura e de nos fazer perceber que mesmo uma sociedade rica e avançada tecnologicamente depende de valores e afetos que têm origem na vida comunitária. Isso está presente em filmes como Assunto de Família, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2018 e reconhecido pelo público internacional.

A retrospectiva será também uma oportunidade para o público brasileiro conhecer vários de seus primeiros trabalhos como diretor, além de documentários e um curta inéditos no Brasil. Os médias-metragens documentais, realizados para a televisão japonesa entre 1991 e 1996, serão chave para nos ajudar a entender melhor a trajetória de Kore-eda, apontando para os temas que viria tratar ao longo de toda sua carreira e informando a maneira como enxerga a realidade e o cinema.

 

Alguns dos focos principais de sua obra estão na compreensão do outro, sem julgamentos, e na concepção de que somos frutos de nossa sociedade. Ao trazer protagonistas marginalizados e nos convidar a compreender seus gestos e atitudes, contribui diretamente para estimular a empatia e desenvolver novos caminhos para um convívio social respeitoso.

 

O cineasta japonês foi muito aclamado não só por grandes críticos brasileiros, como José Carlos Avellar e por cineastas importantes, como Eduardo Coutinho, mas também pelo público que se comoveu recentemente com o drama Monster (2023), em que Kore-eda aborda na sua forma peculiar temas sensíveis como bullying e homofobia na adolescência. “O cinema dele nos aproxima do outro, em especial, aqueles que são alvo de preconceitos. Ele faz isso com delicadeza e riqueza de detalhes, focando em situações cotidianas e banais”, explica a curadora.

 

Para além dos filmes, o público terá a oportunidade de se aprofundar mais no cinema de Kore-eda. O debate, que acontecerá no dia 18 de junho, às 19h será uma roda de conversa em torno de sua obra, e trará como convidados o professor, pesquisador e crítico Ciro I. Marcondes e a professora do curso de Audiovisual da Universidade de Brasília Mariana Souto. Além disso, será oferecido um curso com o professor Pablo Gonçalo, professor do curso de Audiovisual da Universidade de Brasília (FAC-UnB) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da mesma universidade.

 

Ficha Técnica

 

Curadora

Raquel Gandra é artista visual, cineasta, curadora e produtora cultural.

Formada em Comunicação Social e Mestre em Belas Artes pela UFRJ, realizou um ano de intercâmbio em Cinema pela Universidade de Paris VIII e concluiu um Master em Fotografia Artística e Documental (2019) no Porto, em Portugal.

Desde 2005, dirigiu e produziu mais de 10 curtas-metragens de maneira totalmente independente, selecionados e premiados em festivais de cinema nacionais e internacionais, tais como Porto Femme, Interface Video Art Festival, 1666 – Festival Internacional de Cinema 16mm, FEMINA, FBCU, FANTASPOA, Mostra do Filme Livre, Cinemúsica, Curta o Curta, Curta Canoa e Curta 8. Em 2021, realizou a curadoria da “Mostra Habitando Margens e Fronteiras” como parte da programação oficial do cineclube Vila das Artes, do Instituto Iracema (Ceará). Em 2022, foi contemplada pelo Edital Retomada Cultural II, através do qual foi coordenadora, idealizadora e curadora do Projeto “Galeria Mundo”, que contou mais de 100 fotografias de 12 mulheres artistas brasileiras de 11 estados, expostas em praças de três municípios do Rio de Janeiro. Em 2023, co-programou a sessão de curtas-metragens brasileiros do Festival Itinerante Courts Circuits 66, no sul da França.

 

Coordenação geral

Julio Bezerra

É professor do curso de Audiovisual e do PPGCOM da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Fez estágios pós-doutorais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Columbia University. Autor de Documentário e jornalismo: Propostas para uma cartografia plural (Garamond, 2014) e A eterna novidade do mundo: especulação sobre um certo cinema contemporâneo (Garamond, 2019). Repórter e crítico de cinema, colaborou com uma ampla gama de publicações (Revista Programa, Revista de Cinema, Bravo!, Mosh, Cinética etc.). Curador e produtor de diversas retrospectivas, como as de Abel Ferrara (CCBB, 2012), Samuel Fuller (CCBB, 2013), David Lean (2015), Jean Renoir (CCBB, 2016), Spike Lee (2018) e Scorsese (2019). Coproduziu e codirigiu a série Esquinas para o Canal Brasil (Globosat), dirigiu os curtas E agora? (2014) e Pontos corridos (2017), e produziu o longa Tokio Mao (2019), de Marina Pessanha.

 

Produção Executiva

José de Aguiar

Diretor de arte, diretor e produtor de cinema e TV há mais de 15 anos. Atua há mais de 11 anos como curador, coordenador geral e produtor executivo de mostras de cinema em diversos centros culturais, como as retrospectivas dos cineastas Abel Ferrara, Samuel Fuller, Oscar Micheaux, Francis Ford Coppola, David Lean, Renoir, Cocteau, Antonioni, Scorsese, Mel Brooks, Fellini e Spielberg, e ainda, outras mostras temáticas como o Novo Cinema Pernambucano, Dogma 95, Surrealismo e Vanguardas, e Cinema de Hong Kong, Estúdio Hammer todas elas realizadas no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, entre 2012 e 2023. Além disso realizou mostra em outros centros como CineSesc, Caixa Cultural, Cine Odeon e Cine Brasília, tais como Cinema Boliviano, Ken Jacobs, Syberberg, Barbara Hammer e Diretoras Negras do Cinema Brasileiro.

 

Palestrantes do debate (com mediação da curadora):

 

Mariana Souto

Professora do curso de Audiovisual da Universidade de Brasília (FAC-UnB) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da mesma universidade. Realizou pós-doutorado (bolsas FAPESP e Capes) na ECA-USP, sob supervisão de Ismail Xavier. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, com prêmio Capes de Melhor Tese na área de Comunicação e informação (2017). Foi curadora do Janela Internacional de Cinema de Recife, do Festival Internacional de curtas de BH, da mostra Corpo e cinema (Caixa Cultural) e do Cineclube Comum. Diretora de arte do longa-metragem O Último Episódio (em finalização), do curta Quintal (André Novais, exibido em Cannes (premiado em diversos festivais), assistente de direção de Fantasmas (André Novais, premiado em diversos festivais internacionais), Quinze (Maurilio Martins), Dona Sônia (Gabriel Martins), assistente de montagem de No coração do mundo (exibido em Rotterdam e outros festivais), entre outros filmes. Autora do livro Infiltrados e invasores - uma perspectiva comparada sobre relações de classe no cinema brasileiro (2019).

 

Ciro Inácio Marcondes

Professor, crítico e pesquisador nas áreas de Histórias em Quadrinhos e Cinema. Leciona no curso de Comunicação e no Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília. É Doutor em Comunicação e Mestre em Literatura pela Universidade de Brasília, com estágio de doutorado-sanduíche em Paris IV-Sorbonne. É o editor do site www.raiolaser.net, especializado em crítica de Histórias em Quadrinhos, e do podcast Lasercast. Já ministrou diversos cursos sobre cinema, comunicação e histórias em quadrinhos para espaços como CCBB e Espaço Cult. Participou da comissão de seleção e júri de festivais e mostras como Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Curta Brasília e Lobo Fest. Em 2021 publicou o livro ZIP – Quadrinhos e Cultura Pop (Editora Metrópoles), e realizou trabalho de pesquisa pós-doutoral como professor visitante na Faculty of Modern and Medieval Languages and Linguistics da Universidade de Cambridge. Em 2023 lançou seu segundo livro, Mundo Míope (Editora Confraria do Vento), de poemas.

 

Professor do curso:

 

Pablo Gonçalo

Professor do curso de Audiovisual da Universidade de Brasília (FAC-UnB) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da mesma universidade. Entre 2014 e 2016 participou da comissão curatorial do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, organizando debates e selecionando tanto os curtas quanto os longas da Mostra Competitiva. Tem doutorado pela UFRJ, com passagem pela Universidade Livre de Berlim. Em 2019 realizou pesquisa de pós-doutorado sobre a história do roteiro no cinema brasileiro e na Hollywood clássica, em parcerias com a USP,  e foi professor visitante da Universidade de Chicago como bolsista da Fulbright. É autor dos livros O cinema como refúgio da escrita: roteiros e Paisagens em Peter Handke e Wim Wenders (Annablume, 2016) e Hollywood de Papel: roteiros não filmados de Ben Hecht, Billy Wilder e Frances Marion (Zazie, 2022). Publicou na Folha de São Paulo, Cinética, Cult, La Furia Umana, Senses of Cinema etc.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

1ª Semana

 

27/05 TERÇA

 

17h - Boneca Inflável (125' / HD / 16 anos)

19h30 - Depois da Tempestade (117' / HD / 12 anos)

 

28/05 - QUARTA

 

16h30 - Sem Memória (124' / HD / 12 anos)

19hs - Tão Distante (130' / HD / 16 anos)

 

29/05 - QUINTA

 

17hs - Nossa irmã mais nova (128' / HD / Livre)

19h30 - Assunto de Família (110' / HD / 12 anos)

 

30/05 - SEXTA

 

17hs - Lições de um bezerro + Entretanto (94' / HD / Livre)

19hs - Ninguém pode saber (140' / HD / 12 anos)

 

31/05 - SÁBADO

 

14h30 - Quando o cinema reflete nossos tempos - o cinema de Hou Hsiao-Hsien e Edward Yang + Este Mundo (com Naomi Kawase) (107' / HD / 12 anos)

17h45 - Hana (127' / HD / Livre)

19h30 - Seguindo em frente (114' / HD / 12 anos)

 

01/06 - DOMINGO

 

17h - O que eu mais desejo (128' / HD / Livre)

19h30 - Raia Central (Curta) + Pais e Filhos (120' / HD / 12 anos)

 

2ª Semana

 

03/06 - TERÇA

 

17hs - Rascunhos do Alma + Quatro vezes a Morte (100’ / HD / 14 anos)

19hs - Para onde foi a poluição + Eu queria ser um japonês (94' / HD / 14 anos)

 

04/06 - QUARTA

 

16h30 - Nossa irmã mais nova (128' / HD / Livre)

19h - Quando o cinema reflete nossos tempos - o cinema de Hou Hsiao-Hsien e Edward Yang + Este Mundo (com Naomi Kawase) (107' / HD / 12 anos)

 

05/06 - QUINTA

 

16h30 - Para que fique tudo bem: a viagem infinita de Cocco (117' / HD / 14 anos)

19h - O Terceiro Assassinato (125' / HD / 16 anos)

 

06/06 - SEXTA

 

17hs - Assim estou vivendo, um ano convivendo com AIDS, por Yutaka Hirata +

Agosto sem ele (100' / HD / 14 anos)

19h - Depois da vida (110' / 35mm / 12 anos)

 

07/06 - SÁBADO

 

14h - Monstro (127' / HD / 12 anos)

16h30 - Broker, Uma Nova Chance (129' / HD / 12 anos)

19h - Maborosi - A Luz da Ilusão (110' / HD / 12 anos)

 

08/06 - DOMINGO

 

14h30 - Lições de um bezerro + Entretanto (94' / HD / Livre)

16h30 - Hana (127' / HD / Livre)

19h - A Verdade (118' / HD / 12 anos)

 

3ª Semana

 

10/06 - TERÇA

 

17h - Para onde foi a poluição + Eu queria ser um japonês (94' / HD / 14 anos)

19h - Para que fique tudo bem: a viagem infinita de Cocco (100' / HD / 12 anos)

 

11/06 - QUARTA

 

16h30 - Raia Central (Curta) + Pais e Filhos (130' / HD / 12 anos)

19h - Depois da Tempestade (110' / HD / 12 anos)

 

12/06 - QUINTA

 

16h30 - Assunto de Família (120' / HD / 12 anos)

19h - Rascunhos do Alma + Quatro vezes a Morte (100' / HD / 14 anos)

 

13/06 - SEXTA

 

16h30 - Tão Distante (130' / HD / 16 anos)

19h - Maborosi - A Luz da Ilusão (100' / HD / 12 anos)

 

14/06 - SÁBADO

 

16h30 - Lições de um bezerro + Entretanto (94' / HD / Livre)

18h30 - Ninguém pode saber (140' / HD / 12 anos)

 

15/06 - DOMINGO

 

14h30 - Assim estou vivendo, um ano convivendo com AIDS, por Yutaka Hirata +

Agosto sem ele (100' / HD / 14 anos)

16h30 - Sem Memória (75' / HD / 12 anos)

18h30 - Depois da vida (120' / 35mm / 12 anos)

 

4ª Semana

 

17/06 - TERÇA

 

16h30 - Boneca Inflável (125' / HD / 16 anos)

19h - SESSÃO INCLUSIVA / ACESSÍVEL

Assunto de Família (110' / HD / 12 anos)

 

18/06 - QUARTA

 

16h30 - CURSO O cinema de Hirokazu Kore-eda, com o Prof. Pablo Gonçalo

19h - DEBATE, com Mariana Souto, Raquel Gandra e Ciro Inácio Marcondes

 

19/06 - QUINTA

 

16h30 - CURSO O cinema de Hirokazu Kore-eda, com o Prof. Pablo Gonçalo

19h – Quando o cinema reflete nossos tempos - o cinema de Hou Hsiao-Hsien e Edward Yang + Este Mundo (com Naomi Kawase) (107' / HD / 12 anos)

 

20/06 - SEXTA

 

16h30 - CURSO O cinema de Hirokazu Kore-eda, com o Prof. Pablo Gonçalo

19h - A Verdade (110' / HD / 12 anos)

 

21/06 - SÁBADO

 

14h - O Terceiro Assassinato (125' / HD / 16 anos)

16h30 - O que eu mais desejo (100' / HD / Livre)

18h30 - Monstro (127' / HD / 12 anos)

 

22/06 - DOMINGO

 

16h - Seguindo em frente (114' / HD / 12 anos)

18h30 - Broker, Uma Nova Chance (129' / HD / 12 anos)

 

 

Acessibilidade      

A ação “Vem pro CCBB” conta com uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes. 

A van fica estacionada próxima ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso, no site, na bilheteria do CCBB ou ainda pelo QR Code da van. Lembrando que o ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação, mas a ausência de ingresso não impede sua utilização. Uma pesquisa de satisfação do usuário pode ser respondida pelo QR Code que consta do vídeo de divulgação exibido no interior do veículo.   

Horários da van:      

Biblioteca Nacional – CCBB: 12h, 14h, 16h, 18h e 20h   

CCBB – Biblioteca Nacional: 13h, 15h, 17h, 19h e 21h   

 

Sobre o CCBB Brasília   

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) foi inaugurado em 12 de outubro de 2000. Sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.   

 

Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, o CCBB Brasília dispõe de amplos espaços de convivência, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.   

 

Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, projeto contínuo de arte-educação, que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz, acolhendo o público espontâneo e, especialmente, estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, ao longo do ano, por meio de visitas mediadas agendadas.

 

Em 2022, o CCBB Brasília se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, cuja renovação anual ratifica o compromisso da instituição com a gestão ambiental e a sustentabilidade.   

 

 

Serviço:

O CINEMA DE HIROKAZU KORE-EDA

De 27 de maio a 22 de junho

Patrocínio: Banco do Brasil

Curadoria: Raquel Gandra

Produção: Júlio Bezerra

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Governo Federal

Local: Cinema do CCBB Brasília 

Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF 

Informações: (61) 3108 7600 

Capacidade do cinema: 70 lugares 

 

Ingressos: gratuitos – disponibilizados às 12h do dia anterior ao de cada sessão na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura.

 

Classificação indicativa: conforme a programação 

 

Os ingressos são válidos somente para as respectivas sessões 

 

Informações  

E-mail: ccbbdf@bb.com.br  

Instagram/ccbbbrasilia 

TikTok/@ccbbcultura

 

Assessoria de imprensa do CCBB Brasília: 

Patrícia Gomes Serfaty - patriciaserfaty@bb.com.br

Jamerson de Sousa Costa - jamersoncosta@bb.com.br

Tel.: (61) 3108 7600 / (61) 995570703 

 

Informações para a Imprensa:

Panorama Assessoria - Ulisses de Freitas - panorama.assessoria@gmail.com

(61) 981266445 

 

SINOPSES:

 

Kaibutsu / Monster / Monstro (2023)Produtor: Hirokazu Kore-eda, Minami Ichikawa, Kenji Yamada, Megumi Banse, Taichi Itō, Hijiri TaguchiRoteiro: Yuji SakamotoFotografia: Ryûto KondôMontagem: Hirokazu Kore-edaTrilha Sonora: Ryuichi SakamotoDuração: 125 minElenco: Sakura Andō, Eita Nagayama, Sōya Kurokawa, Hinata Hiiragi e Yūko Tanaka.Sinopse: Saori, uma mãe viúva, percebe mudanças preocupantes no comportamento de seu filho Minato e suspeita que seu professor esteja envolvido. A história se desenrola a partir de diferentes perspectivas — da mãe, do professor e do próprio menino — revelando camadas de mal-entendidos e julgamentos precipitados que desafiam noções de verdade, culpa e identidade.


Beurokeo / Broker / Broker, Uma Nova Chance (2022)

Produtor: Eugene Lee, Yoon Ki-dongRoteiro: Hirokazu Kore-edaFotografia: Hong Kyung-pyoMontagem: Hirokazu Kore-edaTrilha Sonora: Jung Jae-ilDuração: 129 minElenco: Song Kang-ho, Gang Dong-won, Bae Doona, Lee Ji-eun e Lee Joo-young.Sinopse: Em uma noite chuvosa em Busan, So-young deixa seu bebê Woo-sung do lado de fora de uma 'caixa de bebê', um lugar seguro criado em igrejas coreanas para novas mães deixarem bebês indesejados. Em vez disso, ele é pego por Sang-hyun, que dirige uma empresa de adoção não-oficial e que planeja encontrar um novo lar para ele.


The Center Lane / Raia Central (2021)Produtor: Eiji KitaharaRoteiro: Hirokazu Kore-edaFotografia: Ryûto KondôMontagem: Keita SuzuoTrilha Sonora: Akira KosemuraDuração: 11 minElenco: Rikako IkeeSinopse: Diagnosticada com leucemia em fevereiro de 2019, a nadadora competitiva japonesa Rikako Ikee retorna ao seu destino: a raia central, neste curta-metragem dirigido por Hirokazu Kore-eda para a marca de cuidados com a pele SK-II.


La Vérité / A Verdade (2019)Produtor: Muriel MerlinRoteiro: Hirokazu Kore-edaFotografia: Éric GautierMontagem: Hirokazu Kore-edaTrilha Sonora: Alexei AiguiDuração: 106 minElenco: Catherine Deneuve, Juliette Binoche, Ethan Hawke, Clémentine Grenier e Manon Clavel.Sinopse: Fabienne, uma famosa atriz francesa, decide publicar suas memórias. Sua filha Lumir, que vive nos Estados Unidos, retorna a França para o lançamento do livro. A reunião entre as duas mulheres traz à tona desavenças e sentimentos não resolvidos.


Manbiki Kazoku / Shoplifters / Assunto de Família (2018)Produtor: Hirokazu Kore-eda, Kaoru Matsuzaki, Akihiko Yose, Hijiri TaguchiRoteiro: Hirokazu Kore-edaFotografia: Ryûto KondôMontagem: Hirokazu Kore-edaTrilha Sonora: Haruomi HosonoDuração: 121 minElenco: Lily Franky, Sakura Ando, Mayu Matsuoka, Kairi Jō, Miyu Sasaki e Kirin Kiki.Sinopse: Depois de uma de suas sessões de furtos, Osamu (Lily Franky) e seu filho se deparam com uma garotinha. A princípio, eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela após saber das dificuldades que enfrenta. Embora a família seja pobre e mal ganhem dinheiro dos pequenos crimes que cometem, eles parecem viver felizes juntos até que um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem.


Sandome no Satsujin / The Third Murder / O Terceiro Assassinato (2017)

Produtor: Kaoru Matsuzaki, Hijiri TaguchiRoteiro: Hirokazu Kore-edaFotografia: Mikiya TakimotoMontagem: Hirokazu Kore-edaTrilha Sonora: Ludovico EinaudiDuração: 124 minElenco: Masaharu Fukuyama, Kōji Yakusho, Suzu Hirose, Shinnosuke Mitsushima e Mikako Ichikawa.Sinopse: O advogado Shigemori (Masaharu Fukuyama) é obrigado a pegar um caso de assassinato na defesa de Misumi (Kōji Yakusho), que tem um registro criminal de 30 anos atrás. Mesmo após Misumi confessar a autoria do homicídio, arriscando sua condenação à pena de morte, Shigemori tem dúvidas sobre a culpa dele no caso.


Umi yori mo Mada Fukaku / After the Storm / Depois da Tempestade (2016)

Produtor: Kaoru Matsuzaki, Akihiko Yose, Hijiri TaguchiRoteiro: Hirokazu Kore-edaFotografia: Yutaka YamazakiMontagem: Hirokazu Kore-edaTrilha Sonora: HanaregumiDuração: 117 minElenco: Hiroshi Abe, Yōko Maki, Taiyō Yoshizawa, Kirin Kiki, e Satomi Kobayashi.Sinopse: O filme conta a história de Ryota, escritor de um único livro de muito sucesso há mais de dez anos, que trabalha, agora, como detetive particular e vive endividado por conta de apostas. Afastado do filho, teme perdê-lo para o namorado da ex-mulher Kyoko (Yôko Maki). Na véspera do Japão receber o 23º tufão do ano, a família tem a chance de se reunir no apartamento da sua mãe, Yoshiko, cujo maior desejo é reunir o casal separado.


Umimachi Diary / Our Little Sister / Nossa Irmã Mais Nova (2015)Produtor: Kaoru Matsuzaki, Hijiri TaguchiRoteiro: Hirokazu Kore-eda (baseado no mangá "Umimachi Diary" de Akimi Yoshida)Fotografia: Mikiya TakimotoMontagem: Hirokazu Kore-edaTrilha Sonora: Yôko KannoDuração: 128 minElenco: Haruka Ayase, Masami Nagasawa, Kaho, Suzu Hirose e Shinobu Otake.Sinopse: Três irmãs – Sachi, Yoshino e Chika – vivem juntas em uma linda casa que pertence à família há anos, na cidade de Kamakura. Quando o pai delas, ausente nos últimos 15 anos, morre, elas decidem ir ao seu enterro. Lá, elas conhecem a sua meia-irmã Suzu, uma tímida adolescente à qual elas se apegam muito rápido. Elas chamam Suzu para morar com elas, e quando o convite é aceito, uma nova vida de descobertas e alegrias começa para as quatro irmãs.


Soshite Chichi ni Naru / Like Father, Like Son / Pais e Filhos (2013)Produtor: Kaoru Matsuzaki, Hijiri TaguchiRoteiro: Hirokazu Kore-edaFotografia: Mikiya TakimotoMontagem: Hirokazu Kore-edaTrilha Sonora: Shin Yasui, Takashi Mori, Junichi Matsumoto, Takeshi MatsubaraDuração: 120 minElenco: Masaharu Fukuyama, Machiko Ono, Yōko Maki, Lily Franky e Jun Fubuki.Sinopse: Um grande homem de negócios, obcecado pelo dinheiro e pelo sucesso, sofre uma grande transformação em sua vida quando descobre que está criando o filho de outro homem há seis anos, pois seu filho biológico foi trocado por engano na maternidade.


I Wish / O Que Eu Mais Desejo (2011)Produtor: Hijiri Taguchi, Yoshihiro Kato, Kentarô KoikeRoteiro: Hirokazu Kore-edaFotografia: Yutaka YamazakiMontagem: Hirokazu Kore-edaTrilha Sonora: QuruliDuração: 128 minElenco: Kōki Maeda, Ōshirō Maeda, Hiroshi Abe, Nene Ohtsuka, Joe Odagiri e Kirin Kiki.Sinopse: Dois irmãos são separados após o divórcio dos pais. Koichi (Koki Maeda), o mais velho, mora com a mãe (Nene Ohtsuka) e com os avós em Kagoshima. Ryu (Ohshiro Maeda), por seu lado, vive com o pai (Joe Odagiri) em Fukuoka. Koichi sonha em reunir a família e acredita que um milagre pode acontecer quando se realiza um pedido no local exato onde dois trens bela se cruzam. 


Kūki ningyô / Air Doll / Boneca Inflável (2009)Produtor: Yutaka Shigenobu, Kazumi Kawashiro, Toshirô UrataniRoteiro: Hirokazu Kore-eda (baseado no mangá de Yoshiie Gōda)Fotografia: Ping Bin LeeMontagem: Hirokazu Kore-edaTrilha Sonora: Katsuhiko Maeda (World's End Girlfriend)Duração: 125 min


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