Ceilândia completa 50 anos neste sábado (27)
top of page

Ceilândia completa 50 anos neste sábado (27)


A cidade nasceu em março de 1971 e hoje é uma das regiões mais populosas do DF

Ceilândia está completando 50 anos neste sábado (27) e se destaca pela contribuição econômica, cultural e a diversidade reunida em um só lugar. Em razão da Covid-19, este ano não haverá comemoração, afim de evitar aglomeração.


Ceilândia nascem em 1971, da Campanha de Erradicação das Invasões (CEI), criada pelo governador Hélio Prates, que queria resolver o problema da existência de áreas irregulares no DF. De acordo com o governador da época, em 9 anos Brasília já tinha 79.128 pessoas em favelas. Afim de abrigar essa parcela da população que vivia em áreas irregulares, foi criada a Ceilândia (CEI + lândia), a região administrativa IX.


Hoje ela é a região mais populosa do DF, com mais de 470 mil ceilandenses, segundo dados da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan). A cidade também é famosa pela sua Caixa D´água, que chama a atenção de quem passa na avenida Hélio Prates, com seu formato de "disco voador" ou até mesmo uma "tocha". A caixa d'água continua funcionando sob responsabilidade da Caesb, com capacidade para 500 metros cúbicos de água.

bottom of page