Chá em comemoração aos 250 anos de Jane Austen movimenta Café Angelita em 16 de dezembro
- Rodrigo Carvalho

- há 2 dias
- 3 min de leitura

Em 16 de dezembro de 2025 a autora inglesa Jane Austen completaria 250 anos. Para celebrar sua obra, amantes da literatura e da cultura inglesa terão a oportunidade de viver uma imersão no universo austeniano no “Chá em Comemoração aos 250 anos de Jane Austen”, homenagem a uma das escritoras mais lidas e admiradas desde o século XIX. Como o apoio da Cultura Inglesa do Jardim Botânico e da livraria Sebinho, o evento, realizado no Café Angelita, promete uma experiência envolvente, que inclui referências gastronômicas à época georgiana.
“O legado de Jane Austen vai além da literatura romântica que produziu. Pessoalmente, ela representa a capacidade feminina de ultrapassar barreiras sociais ao tornar-se escritora em uma época com muitas restrições para as mulheres. Sua escrita é inteligente, cheia de sutilezas críticas, e aborda questões do universo feminino que ecoam até hoje, como idealização do amor, conflitos familiares e amadurecimento emocional”, afirma Jamila Gontijo, jornalista, psicanalista e editora do Brasília News, idealizadora do evento.
E, para completar a atmosfera, alguns lugares simbólicos já estão reservados para convidados muito especiais do universo austeniano: Elizabeth Bennet e as irmãs Elinor e Marianne Dashwood, mesmo que ainda não tenham confirmado presença. Já a torcida é para que Lady Catherine de Bourgh, aquela tia insuportável que sempre aparece para atrapalhar, e o inesquecível Mr. Wickham, mestre em causar confusão, mantenham a devida distância do salão. Já Mr Darcy estará na cidade, especialmente, para a ocasião,
São esperados leitores, apreciadores da cultura britânica e admiradores da escritora que transformou para sempre a literatura inglesa. Entre suas obras mais conhecidas estão “Orgulho e Preconceito”, “Razão e Sensibilidade”, “Persuasão” e “Emma”.
O encontro destacará, de forma leve, entre chás e delícias de um “chá das 5h”, o grande simbolismo de uma obra que permanece profunda e relevante ao abordar, com ironia fina e sensibilidade, questões como amadurecimento feminino, relações sociais, costumes, autonomia e os limites impostos às mulheres. A literatura de Austen é fonte inesgotável de inspiração e reflexão. “Apesar de, num primeiro olhar, seus temas parecerem leves, quotidianos, ou até superficiais, a escritora construiu análises sofisticadas sobre comportamento, escolhas e identidade, o que reforça o encanto desse encontro, que também contará com presentes, sorteios e surpresas ao longo da tarde”, reforça Jamila.
A tradição do chá e a poética dos encontros
O evento resgata o ritual do chá como prática social que atravessa séculos. Originário da China, o chá chegou à Europa pelos portugueses no século XVI e tornou-se ícone britânico graças a Catarina de Bragança, filha de D. João IV, que levou o hábito à corte inglesa ao casar-se com Carlos II. Assim nasceu o célebre chá das cinco, símbolo de refinamento, acolhimento e convivência.
Reunir-se em torno de uma mesa com bebidas quentes é um gesto universal: um momento em que conversas fluem, relações se aprofundam e o cotidiano se suaviza. Essa atmosfera afetiva dialoga diretamente com as histórias criadas por Jane Austen, marcada por observações sociais, ironia e sensibilidade emocional.
E para uma experiência ainda mais gostosa, os participantes ganharão, ao final do evento, um exclusivo muffin de mirtilo, assinado pela chef Elaine Oliver, proprietária da Donas do Fuê, especialista em confeitaria inclusiva, com ingredientes funcionais e saudáveis. A receita do muffin, criada especialmente para esta celebração literária, é adoçada com açúcar de maçã e feita com o cuidado artesanal que já virou marca registrada.
Parcerias à altura de Jane Austen
A Cultura Inglesa do Jardim Botânico é parceira oficial do evento. Quem participar do chá vai receber um desconto exclusivo de 20% nos cursos da Cultura Inglesa. Uma oportunidade única para quem sempre quis aprimorar o inglês com a escola referência em ensino do idioma no Brasil. No dia do evento, um time da Cultura Inglesa estará presente para conversar com o público, apresentar oportunidades de estudos e compartilhar a paixão pela língua que deu vida aos romances inesquecíveis de Jane Austen.
Já a livraria Sebinho, na Asa Norte, separou os livros de Jane Austen para os participantes que visitarem a livraria comprar com desconto exclusivo, no dia seguinte ao evento.
Sobre a idealizadora
A jornalista e psicanalista Jamila Gontijo, editora do Brasília News, assina a curadoria do evento. Sua trajetória profissional tem profunda conexão com a cultura britânica: Ela chefiou o núcleo de comunicação e diplomacia pública da Embaixada Britânica em Brasília e viveu em Londres durante os estudos em jornalismo, período em que mergulhou em tradições inglesas, da culinária à vida social, tão presentes na obra de Jane Austen.
Serviço
Chá em Comemoração aos 250 anos de Jane Austen
Data: 16 de dezembro de 2025
Horário: 17h
Local: Café Angelita (409 Sul)
Ingressos limitados: R$ 40 Sympla
Realização: Brasília News @obrasilianews
*O ingresso dá direito a um lugar na mesa, muffin, acesso a descontos e participação em sorteios.
Apoio:
Cultura Inglesa do Jardim Botânico @culturainglesajardimbotanicodf
Donas do Fuê @donasdofue
Livraria Sebinho @livrariasebinho










Comentários