Cia Em Comma de Teatro apresenta inédito espetáculo “As Lágrimas Negras de Rímel de Gilda Presley”
- Rodrigo Carvalho

- há 4 minutos
- 3 min de leitura

A terceira idade, aceitação, sonhos, a busca pelo reconhecimento e a dor da perda. A Cia Em Comma de Teatro aborda esses e outros temas no inédito espetáculo “As Lágrimas Negras de Rímel de Gilda Presley”. Com texto do pernambucano Cícero Belmar e direção de Ernandes Silva – fundador da Cia.- a peça que é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal estará em cartaz por Planaltina, Ceilândia e Samambaia em dezembro de 2025. Apresentações no CRAS de Planaltina (Área especial H lote 06), dia 3 de dezembro, às 9h e 15h. Ainda, dia 4/12, no CRAS de Samambaia Sul (QN 317 A/E 02), às 10h e às 14h e no dia 11 de dezembro, às 10h e às 14h30 no CRAS de Ceilândia Sul (QNM 15 Módulo A, Área Especial). Todas as sessões contam com tradução em libras e audiodescrição. Gratuito. Não recomendado para menores de 16 anos. @aslagrimas.ciaemcommadf @ciaemcomma.
No palco, ele é uma estrela. Fora dele, carrega lembranças que não se apagam. “As Lágrimas Negras de Rímel de Gilda Presley” é um monólogo interpretado pelo ator Carlos Neves que mistura musical, comédia e drama, revelando a vida de Evilásio Praxedes, um professor aposentado, artista noturno e homem gay na terceira idade. Entre pinceladas de rímel e traje brilhante, ele revive, no palco, a história do grande amor de sua vida, Benjamin, uma paixão que jamais se apagou.
Por meio de suas lembranças, o público é convidado a viajar no tempo, a testemunhar um pedaço da história LGBTQIAPN+ abordada na terceira idade na vida dos gays.
“Essa peça fala sobre sentimentos e temas universais. Enquanto no palco Evilásio é uma estrela, brilhante e confiante, fora dele, ele é um homem com sonhos, lembranças e anseios. Esse ir e vir entre estados emocionais, certamente é o cotidiano da maioria das pessoas e tem o potencial de cativar os espectadores”, destaca o diretor Ernandes Silva, que ainda ressalta na peça temas de combate ao preconceito e à diversidade.
Em cena, o ator Carlos Neves se maqueia e se veste em um símbolo de transformação. “As Lágrimas Negras de Rímel” celebra ainda coragem de sonhar, a força de se reinventar e a busca por reconhecimento, mesmo diante das perdas e da rejeição. Uma obra que promove uma reflexão sobre amor, solidão, memória, sonhos e resiliência, mostrando que é preciso se reinventar e resistir, mesmo quando a vida insiste em dizer “não”.
“Evilásio não é apenas um personagem, é uma personificação de várias lutas e histórias” explica Silva.
Ficha Técnica e Artística
Atuação: Carlos Neves / Dramaturgia: Cícero Belmar / Direção Geral e Cenografia: Ernandes Silva / Assistente de Direção: Leivison Silva / Figurino: Fátima Braga / Maquiagem: Jú Welasco / Iluminação e Operação de Luz: Tauana Barros / Fotografia: Humberto Araujo / Designer Gráfico: Fábio Carvalho / Assessoria de Imprensa: Clara Camarano / Mídias Sociais: Bara Comunicação / Filmagem e Edição Teaser: Adriano Ferreira / Produtora Executiva: Suene Karen / Coordenador Administrativo: O Carcará – Gestão, Formação e Tecnologia LTDA Realização: Cia em Comma de Teatro
Serviço: Cia Em Comma de Teatro apresenta inédito espetáculo “As Lágrimas Negras de Rímel de Gilda Presley”
Cidade de Planaltina
Local: CRAS – Planaltina – DF
Dia: 03/12 – Quarta-feira às 09h e às 15h – 2 Apresentações
Endereço: Área especial H lote 06, Setor Educacional – Planaltina DF
Cidade de Samambaia
Local: CRAS – Samambaia Sul
Dia: 04/12 – Quinta-feira às 10h e às 14h – 2 Apresentações
Endereço: QN 317 A/E 02 – Samambaia Sul
Cidade de Ceilândia
Local: CRAS – Ceilândia Sul
Dia: 11/12 – Quinta-feira às 10h e às 14h30 – 2 Apresentações
Endereço: QNM 15 Módulo A, Área Especial – Ceilândia Sul
Gratuito
Não recomendado para menores de 16 anos
Mais informações via Instagram: @aslagrimas.ciaemcommadf e @ciaemcomma.










Comentários