Cientik leva realidade virtual para a reunião anual da SBPC
top of page

Cientik leva realidade virtual para a reunião anual da SBPC


O Cientik, um ecossistema educacional para apoiar a educação pública no desenvolvimento das habilidades e competências do futuro, será apresentado dentro da ExpoT&C, mostra de ciência e tecnologia da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, o maior evento científico do país, que, neste ano, acontece na Universidade de Brasília (UnB), de 24 a 30 de julho, com o tema “Ciência, Independência e Soberania Nacional”. Parte do projeto já pode ser conhecida através do site www.cientik.com.


O Cientik abriga uma plataforma de streaming com cursos de capacitação de professores e alunos e uma programação voltada para o modelo STEAM, que une as ciências, as artes e as tecnologias na formação cidadã dos estudantes. Além disso, conta com o Mobtic, um caminhão com uma oficina maker completa com cortadora a laser, três impressoras 3D, drones, gravadora a laser de fibra ótica e displays de braços robóticos, acessórios e material de prototipagem, que oferece workshops de robótica e manufatura aditiva.


Durante a reunião da SBPC, os participantes que visitarem o stand localizado no Centro Comunitário Athos Bulcão, na Universidade de Brasília, na entrada do evento, poderão participar do Desafio Cientik, uma experiência de realidade virtual. Essa grande aventura foi um sucesso em sua passagem por São Paulo, onde o Cientik participou da Expo Movimenta Inova, em maio, e mexeu com a imaginação e instigou a coragem de estudantes, professores e do público em geral interessado em tecnologia.


Mostrar novas possibilidades para o uso de tecnologia em sala de aula é, aliás, uma das missões do Cientik, que busca ir além das fronteiras digitais para levar um ensino de ponta para as escolas públicas de todo o Brasil. Entre diversos outros temas, o streaming oferecerá cursos de robótica e programação com uma linguagem jovem, misturando ficção e didática, como o Código X, onde um grupo de adolescentes fica preso em um escape room e precisa desvendar um código de programação para retornar ao mundo real sendo guiado por uma inteligência artificial. A plataforma disponibilizará também documentários autorais e licenciados sobre multiletramentos, gamificação, ensino híbrido e muito mais.


A necessidade de isolamento social imposta pela pandemia de Covid-19 expôs a fragilidade do sistema e a necessidade de modernizar a sala de aula para sintonizar as escolas com o século 21 e tornar a aprendizagem mais dinâmica e efetiva. “A pandemia acelerou a digitalização da educação, o ensino híbrido é um caminho sem volta. O novo sempre assusta, mas quem vence o medo, ganha novos horizontes. Toda descoberta vem da pesquisa. Esta é a riqueza do conhecimento humano. A curiosidade alimenta a ciência", afirmou José Luiz Nogueira, idealizador e diretor executivo do Cientik.


A participação de educadores e pesquisadores é fundamental para o desenvolvimento do projeto, que conta com a colaboração, entrevistas e aulas ministradas por alguns dos nomes mais respeitados do país como Roxane Rojo, Débora Garofalo, Lino de Macedo, Jaqueline Barbosa, Helena Mendonça e José Moran, entre outros. O Cientik agrega a cibercultura e transforma o processo de aprendizagem em novas experiências para os alunos.



Serviço

Cientik na ExpoT&C

Abertura: 25/07 – às 09h

De 26 a 30/07 – das 08h às 18h

Entrada franca

Local: Centro Comunitário Athos Bulcão - Universidade de Brasília

Mais informações: (61) 3343-1180


bottom of page