top of page

Cinco dicas para uma startup conquistar sucesso em 2024


Com a proximidade de um novo ano, empreendedores podem aproveitar para dar um novo gás aos seus negócios. Quando se trata de startups, há uma série de questões que precisam ser consideradas com atenção para que as chances de se obter sucesso sejam maiores. 

Segundo Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e cofundadora da Start Growth, Venture Capital que investe em startups e cria máquinas de marketing e vendas para potencializar o crescimento e a performance das organizações, o passo mais importante começa com o perfil do empreendedor. “É preciso ser um empreendedor preparado, aguerrido e apaixonado pela solução do problema encontrado no mercado”, afirma.

O segundo ponto, de acordo com a especialista, é ter um propósito verdadeiro para a startup. “Precisa ser algo que faz sentido, que vai seguir na vida com ela e vai nortear todas as decisões que essa startup tomará adiante no seu negócio. Um livro que fala muito sobre isso é o "Comece Pelo Porquê”, sugere. 

O terceiro conselho da mentora é a startup solucionar definitivamente um problema do mercado, de maneira inovadora. “Ou seja, o negócio precisa ser disruptivo e trazer para aquela solução algo diferente: de usabilidade, simples, fácil e de um ticket médio adequado para aquele público-alvo”, orienta.

Escolher um mercado abrangente, em que seja possível escalar é o quarto ponto. Segundo Marilucia, praticamente todos os unicórnios no Brasil iniciaram no B2C, pois o volume de clientes para vender os produtos é enorme. "É o caso de iFood, Nubank e Quinto Andar. Porém, para as startups que têm soluções que dão fit com o mercado B2B é preciso considerar que ele também tem suas vantagens. Existem mercados no B2B  abrangentes, que ampliam a visão de produto versus solução, além disso, o B2B tem alta forma de escalada, tem uma saudabilidade muito maior, pois empresas compram melhor; e tem mais ticket envolvido, mas é bem improvável que se tornem unicórnios”, explica.

Como quinta dica, a cofundadora da Start Growth cita a gestão eficiente, afirmando que o empreendedor precisa manter um olho na solução, um olho muito aprimorado no cliente e, sem dúvida nenhuma, checar continuamente os números, indicadores e as métricas que possam direcioná-lo para cada resultado que ele teste. “Ou seja, ter um MVP semanal que ele possa testar, checar e comprovar se ele está no caminho certo ou não. Além disso, não tem como viver sem KPIs importantes definidos de acordo com o mercado dele, com a empresa dele, com os resultados e a produtividade que está sendo gerada”, finaliza. 

Dicas de Marilucia Silva Pertile para uma startup conquistar sucesso:

  • Ter um empreendedor preparado

  • Ter um propósito verdadeiro

  • Solucionar um problema do mercado de forma inovadora

  • Escolher um mercado onde seja possível escalar

  • Manter uma gestão eficiente com acompanhamento de métricas essenciais

 

Sobre a Start Growth

A Start Growth começou a investir em startups em 2014 e, de lá para cá, vem ajudando no desenvolvimento de negócios escaláveis e na formação de empreendedores.  Através do método Start Growth Method, a Start Growth já ajudou a tirar muitos negócios do “vale da morte”, possibilitando "exits" muito rentáveis para os acionistas.

Para mais informações, acesse o site ou pelas redes sociais 

 

Sobre Marilucia Silva Pertile

É uma investidora especializada em acelerar negócios SaaS. Formada em Administração de Empresas e com especializações em Valuation de Startups, Gestão Comercial e Planejamento Estratégico, ela possui um currículo que transpira expertise. Além disso, é certificada em Coaching Executivo e Gestão de Pessoas. Sua trajetória inclui experiência como diretora comercial em empresas de tecnologia de grande porte e também como gerente regional de vendas em renomadas corporações multinacionais de tecnologia. Seu sucesso no universo das vendas é inegável. Como fundadora da Start Growth e mentora de startups, Marilucia utiliza linguagem dinâmica e atual, capaz de inspirar reflexões e abrir novos caminhos de negócios. Seu foco é orientar e impulsionar startups, garantindo resultados expressivos para os empreendimentos que apoia.


Posts Relacionados

Ver tudo

Airfryer pode levar a um processo cancerígeno

Acadêmicos da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (Fempar) esclarecem os riscos à saúde do uso excessivo da Airfryer. Ainda faltam estudos conclusi

bottom of page