Cirandas e Histórias na Terra das Memórias: em dezembro, projeto terá culminâncias no Cruzeiro, Taguatinga e Ceilândia
- Rodrigo Carvalho

- há 1 hora
- 2 min de leitura

De setembro a dezembro, em Brazlândia, Ceilândia, Cruzeiro, Estrutural e Taguatinga, os Centros de Convivência pulsaram cultura, alegria e memória. Foram meses nos quais a literatura se misturou às cantigas populares e a imaginação para costurar novas formas de estar no mundo. Em Brazlândia e na Estrutural o projeto se despediu com espetáculo literário e exposição dos trabalhos produzidos onde os participantes se tornaram protagonistas.
Nos próximos dias é a vez do Cruzeiro, Taguatinga e Ceilândia conhecerem o resultado das oficinas realizadas com pessoas 60+ que se deixaram envolver pela magia da palavra e do gesto criador nessas três Regiões Administrativas.
Ao longo do projeto os participantes realizaram diversas oficinas como práticas da narrativa oral (contador de histórias); mediação literária; ciranda de leituras; criando histórias produzindo livros artesanais; juntando contos e primeiros pontos; escolhendo contos e pontos; bordando contos; desenhando narrativas; costurando narrativas; fios que atravessam o tempo e versos: criação e recitação de versos.
Agora chegou a hora das culminâncias, espaços de grande celebração sobre a arte de ouvir e contar histórias, costurar narrativas, tirar versos, dançar cirandas e bordar sonhos e poesias com as próprias mãos. Durante o encerramento das atividades será realizada uma mostra do resultado das oficinas e a apresentação do espetáculo “Terra das Memórias” pelo grupo Paepalanthus e o Mestre sanfoneiro Sivuquinha de Brasília.
Um momento único e inspirador. Participe dessa experiência na qual a imaginação floresce em cada palavra, cada conto, cada cantiga, cada ponto e cada história que vira caminho e se transforma em território de afeto.
Cirandas e Histórias na Terra das Memórias - Mais do que oficinas, o projeto é uma ciranda de vozes, na qual cada palavra dita ou ouvida se torna remédio contra o esquecimento, um gesto de afeto, uma centelha de vida.
Estudos já mostraram que a contação de histórias, as rodas de conversa, a leitura e as artes manuais ajudam a manter viva a mente e o coração. Cada encontro do projeto será espaço de partilha e cuidado: narrativas orais, versos criados e recitados, livros artesanais, bordados que contam histórias, costuras que unem gerações.
Um convite para quem chegou ao grupo dos 60+. Venha girar a ciranda que entrelaça gerações, guardando o ontem e iluminando o amanhã.
Cirandas e Histórias na Terra das Memórias é realizado pelo Instituto Cultural Casa de Autores em parceria com o Grupo Paepalanthus com o fomento do Ministério da Cultura (MinC).
Serviço:
Cruzeiro:
:03/12, quarta-feira
: às 14h30
: Associação de idosos Paz e Amor do Cruzeiro Velho
Taguatinga
:09/12, terça-feira
: às 14h30
: CECON Mozart Parada
Ceilândia
:10/12, quarta-feira
: às 9h
: CECON Ceilândia Sul










Comentários