Colégio Seriös apoia a 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial
top of page

Colégio Seriös apoia a 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial


Instituição, que foi convidada para integrar a competição, destaca que o evento é uma oportunidade para os estudantes desenvolverem o próprio protagonismo em competições acadêmicas que envolvem debates e trabalhos em grupo

No ano passado, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações lançou a 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial (OBIA), conhecida como Celeritas. Realizado pelo Instituto Vertere, o programa tem o intuito de instigar a pesquisa e debater a inteligência artificial no Brasil, promovendo uma reflexão acerca da possibilidade de transformar o mundo atual com soluções criativas para problemas cotidianos.


Com início em julho de 2021, o projeto convidou o Colégio Seriös, instituição de ensino de Brasília, para integrar à competição. Raul Carneiro, professor e coordenador de Olimpíadas Acadêmicas na rede, destaca a importância da oportunidade para o desenvolvimento dos estudantes e reforça o apoio da escola para a iniciativa.


“Nossos alunos são frequentemente motivados a participar de competições acadêmicas, envolvendo debates, trabalho em grupo, aprofundamento de conteúdos e desenvolvendo o protagonismo. Enxergamos a OBIA como uma olimpíada que une esses fatores com temas atuais”, informa o profissional. De modo geral, o evento envolve quatro temas para serem explorados: indústrias, cidades, saúde e agro. Todos os assuntos buscam trazer ganhos para a sociedade.


Atualmente, a Celeritas entra na sua terceira etapa, que iniciará nesta sexta-feira (20) e se estenderá até o mês de dezembro. Nessa fase, os estudantes devem desenvolver projetos baseados na Agenda de 2030, um plano de ação para fortalecer a paz universal com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos.


“Por meio da Celeritas, podemos explorar assuntos como a consistência nos estudos para obter resultados e, também, a possibilidade de potencializar a criatividade diante de situações e problemas. Dessa forma, estamos estimulando experiências relacionadas ao desenvolvimento individual e relações interpessoais voltadas às questões sociais. É uma oportunidade ímpar”, que possibilita maior leitura de mundo e repertoria ainda mais os nossos estudantes, pontua Raul.

O professor, que atua no Seriös há quatro anos como coordenador de Olimpíadas Acadêmicas, ainda informa a necessidade de estimular a participação de crianças e adolescentes em competições que auxiliem no crescimento intelectual, pessoal e social.


"Várias competições têm como objetivo fazer uma adaptação do conteúdo acadêmico visto em sala, a fim de transformá-lo em algo mais lúdico, gerando um maior interesse e maior participação por parte dos estudantes que assumem papéis de protagonistas no processo de ensino-aprendizagem”, complementa.


Para mais informações, basta acessar o site oficial da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial (https://olimpiadadeia.org/).


SERVIÇO:

Colégio Seriös

SGAS 902 BL. C Lt. 75 Brasília-DF

Telefone: (61) 3049-8800

Sobre o Colégio Seriös – Há nove anos no mercado de Brasília, a instituição de período semi-integral faz parte de um ecossistema de aprendizagem múltipla e humanista para todas as fases escolares. A proposta pedagógica inclui atividades de Arte, Cultura e Tecnologia (ACT), mescladas às demais disciplinas, que visam a aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a formação integral. O objetivo é proporcionar uma visão humanista e omnilateral para a formação integral de cidadãos conscientes de suas escolhas.

bottom of page