top of page

Com foco em cidades resilientes e soluções urbanas sustentáveis, CAU/BR participará da COP30

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) integrará o Pavilhão Cidades Resilientes durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA). Este será o primeiro espaço brasileiro com curadoria técnica voltada à adaptação climática urbana, soluções baseadas na natureza (SbN) e planejamento territorial resiliente.

Com mais de 50 atividades e 200 especialistas, o espaço será um dos principais fóruns da COP30 dedicados ao debate sobre infraestrutura verde, drenagem sustentável, mobilidade elétrica, planejamento urbano adaptativo, desenvolvimento urbano integrado e financiamento climático para municípios.

A curadoria é liderada pelo Instituto Bem Ambiental (IBAM), organização reconhecida pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). O pavilhão conta com o apoio do CAU/BR, do Conselho Federal de Química e do Grupo MYR, e estará localizado na Blue Zone, área da COP30 que abriga as negociações oficiais e a Cúpula de Líderes.

Antes do início do evento, o IBAM promoverá a Expedição Motorhome COP30, uma jornada audiovisual que percorrerá os biomas da Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Amazônia. A viagem documentará iniciativas locais que unem planejamento, inovação e sustentabilidade, resultando em um documentário, livro-reportagem e exposição fotográfica. O percurso começa em 1º de novembro, com passagens por Curvelo (MG), Paracatu (MG), Brasília (DF), Palmas (TO) e Imperatriz (MA), encerrando-se em Belém, no dia 9 de novembro, com a inauguração oficial do Pavilhão.

Além da presença na Blue Zone, o CAU/BR também marcará presença na Green Zone, com um estande interativo que funcionará como ponto de convergência de ideias e soluções criadas pela arquitetura e urbanismo para enfrentar os desafios da emergência climática. O espaço reunirá contribuições dos CAU/UFs, de órgãos públicos, da sociedade civil e de instituições de ensino, promovendo debates, exposições e mostras audiovisuais.

A presença do CAU/BR busca fortalecer o protagonismo dos profissionais brasileiros na formulação de soluções urbanas inovadoras, que unam técnica, sensibilidade e compromisso social em prol do futuro do planeta. Ao participar da COP30, o Conselho reafirma o papel estratégico da arquitetura e do urbanismo na construção de cidades mais humanas, sustentáveis e preparadas para as transformações climáticas.


Posts Relacionados

Ver tudo

© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page