top of page

Como a Aromaterapia pode "esquentar" o clima dos casais

O frio toma conta da maioria do Brasil quando chega o dia dos namorados. Refeições quentes, jantares românticos e o clima dos casais ganha um “up” nessa época do ano. Além de tudo isso, muitos recorrem ao uso de óleos da famosa aromaterapia para tornar o momento “a dois” ainda mais prazeroso.

A aromaterapia é a terapia baseada na fitoterapia – uso de plantas e derivados vegetais –, que usa óleos essenciais – geralmente por inalação ou massagem – e que traz inúmeros benefícios ao nosso corpo, mente e espírito. “O potencial terapêutico contido nessa prática pode ser amplamente usado pelos casais que querem ter sensações diferentes nesse dia dos namorados”, afirma a aromaterapeuta especialista em neurociência fundadora da Harmonie Aromaterapia Daiana Petry.

A profissional elencou alguns produtos que podem servir de combustível para fazer o clima esquentar - ainda mais - e listamos abaixo:


Ylang ylang

Em sua composição, encontramos o componente beta-cariofileno que em estudos demonstrou aumentar os níveis de testosterona salivar em mulheres. A pesquisa levanta a hipótese de que o óleo essencial de ylang ylang pode ser utilizado como uma alternativa para aumento de libido.

Na aromaterapia, o óleo essencial de ylang ylang é utilizado para amenizar os medos e a timidez, desenvolve a extroversão e a criatividade. Reduz as tensões guardadas, a culpa e a autopunição.

 

Jasmim

Na Aromaterapia, outro óleo renomado como afrodisíaco é o absoluto de jasmim. Com ação estimulante é indicado para frigidez e impotência especialmente quando há pensamentos de inadequação e indesejabilidade. Dica: Uma ótima escolha para aguçar os sentidos.

  

Rosa Damascena

O óleo de rosa relaxa a mente e o corpo. Na aromaterapia é indicado para quem deseja resgatar o prazer, a sensualidade e a libido. Dica: Uma excelente escolha para quem deseja melhorar a autoestima.

Em estudo clínico duplo-cego, o óleo de rosa foi eficaz para diminuir a disfunção sexual dos 50 participantes do sexo masculino. O óleo de rosa aumentou os níveis de testosterona dos participantes, o que não ocorreu no grupo que utilizou um tratamento placebo. Em outro estudo, com 50 pacientes do sexo feminino sofrendo de transtornos depressivos maiores e de disfunção sexual, houve um efeito na função sexual feminina, ocorrendo um aumento do desejo sexual, do orgasmo e da satisfação sexual e também uma redução da dor durante o período de oito semanas.

 

Pimenta Preta

Este óleo essencial energizante também possui em sua composição o beta-Cariofileno, componente químico que em estudo demonstra ser útil no aumento da libido em mulheres. Dica: É uma ótima escolha para quem deseja reduzir o estresse, excesso de pensamentos e desenvolver mais presença.

 

Daiana, inclusive, reuniu grande parte de seus estudos em “Psicoaromaterapia: Um caminho para o autocuidado”, livro que funciona como um guia para quem quer mergulhar nesse universo. Ela também dá a dica de como produzir um spray para o ambiente capaz de “despertar os sentidos” do casal com a alquimia abaixo:

Em um borrifador colocar:

100ml de álcool de cereais

05 gotas de óleo absoluto de jasmim

10 gotas de óleo essencial de ylang ylang

06 gotas de óleo essencial de Pimenta-preta

 

O termo ‘Aromaterapia’ foi criado na década de 1920, por René-Maurice Gattefossé, permitiu que o estudo sobre os óleos essenciais se tornasse uma disciplina e que a sua aplicação terapêutica se tornasse uma terapia. O tratamento com Aromaterapia envolve uma consulta, na qual se realiza uma análise para identificar o histórico médico e o estilo de vida do paciente e, então, se prepara uma formulação personalizada de óleos para o tratamento.

O livro escrito por Daiana ainda ensina a gerenciarmos a ansiedade, depressão e o estresse de forma natural. Descobrir suas vantagens e usá-los em benefício próprio é, segundo palavras da profissional, “garantia de mais qualidade de vida e harmonia”.


Sobre a especialista:

Daiana Petry (@harmoniearomaterapia) é aromaterapeuta, perfumista botânica, naturóloga e especialista em neurociência. Fundadora da Harmonie Aromaterapia. Professora e coordenadora do Instituto de Aromaterapia Integrativa Daiana Petry.


コメント


bottom of page