Concerto de jazz marca comemoração do aniversário de Brasília e relações diplomáticas entre Brasil e USA
top of page

Concerto de jazz marca comemoração do aniversário de Brasília e relações diplomáticas entre Brasil e USA

Um concerto gratuito e de altíssimo nível no CTJ Hall, nesta sexta-feira (26), vai marcar a comemoração de duas datas muito importantes para a capital do Brasil e para a cultura norte-americana: o aniversário de Brasília, que acaba de completar 64 anos, e o mês de apreciação do jazz, nos Estados Unidos. Como forma de marcar os dois acontecimentos, a Casa Thomas Jefferson vai oferecer à comunidade o concerto da Jhoninha Medeiros Big Band. A apresentação começará pontualmente às 20h no CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson, que fica na 706/906 Sul. Não é preciso retirar os ingressos antecipadamente. Basta que os interessados compareçam. O concerto será transmitido ao vivo pelo canal da Thomas no Youtube.

O concerto também é parte das comemorações da Thomas pelos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. Os laços entre as duas nações são tão fortes que os Estados Unidos foram o primeiro país a fixar as instalações da representação diplomática em Brasília, ainda em construção, em fevereiro de 1960, quando o então presidente norte-americano, Dwight Eisenhower, chegava a Brasília para uma visita oficial.

Em celebração a tudo isso, Jhoninha Medeiros Big Band foi o nome escolhido para encerrar as apresentações do projeto Sextas Musicais de abril. O projeto oferece semanalmente ao público, de forma presencial, shows do melhor da música brasileira e internacional. A Casa Thomas Jefferson conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização dos eventos culturais.

Álbum

O concerto ainda marca o lançamento do álbum "Jhoninha Medeiros Big Band - Vol 1”, como celebração de 15 anos de intenso trabalho do músico e estudos em Brasília. Dentre tudo que construiu musicalmente, Jhoninha Medeiros viu a necessidade de, nesse álbum, reunir inspiração, técnica musical, produção, texturas, timbres, amigos e conceitos.

A singularidade considerada pelo autor está no fato de ter, nas composições e arranjos, grande parte das inclinações musicais construídas ao longo dos anos de pesquisas. A excelência artística musical, a competência como profissional da música e a sólida formação acadêmica fazem com que Jhoninha Medeiros seja integrante da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira.

A formação do grupo conta com a junção timbrística dos naipes de uma Big Band tradicional, instrumentos de base, instrumentos com palhetas, instrumentos de metais e madeiras. Com essa riqueza sonora, a Big Band tem, no repertório, composições que entrelaçam com os ritmos brasileiros como: samba, ijexá, baião e frevo, em um diálogo com os lendários ritmos clássicos do jazz americano, como: swing, balada, smooth jazz, funk e pop.


Serviço:

O quê: Concerto de jazz de Jhoninha Medeiros Big Band

Onde: CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson, na 706/906 Sul

Quando: Nesta sexta, dia 26 de abril

Quanto: entrada franca.


bottom of page