top of page

Concurso da PCGO 2022: como se preparar para o TAF


Para dar uma força aos candidatos que estão de olho em uma das vagas para o concurso da PCGO 2022 (Polícia Civil do Estado de Goiás) e querem chegar preparados para o TAF, o personal Robson Rodrigues, parceiro do IMP, vai dar dicas e tirar dúvidas sobre a preparação.

As inscrições para o certame vão até o dia 25 de outubro e os interessados em concorrer às vagas deverão realizar o cadastro pelo site do Instituto AOCP. Para esse concurso, mais do que a parte teórica, os candidatos ainda passarão por outras etapas eliminatórias, e uma delas é o Teste de Aptidão Física, que depende de uma preparação individual e subjetiva e deve ter a preparação iniciada bem antes, não podendo ser negligenciado, pois ele também reprova candidatos.

Confira as dicas de como chegar preparado para o TAF do Concurso da PCGO 2022:

Um dos maiores erros dos candidatos é deixar para última hora a preparação do TAF, você acredita que a preparação precisa ser incorporada ao dia a dia do candidato como qualquer outra matéria do concurso?

Sim! É fundamental iniciar com antecedência de no mínimo seis meses, entre 3 a 4 vezes por semana, numa média de 30 minutos para melhorar o condicionamento. Então, é importante incorporar a prática de exercícios para que a fase final da sua aprovação seja mais tranquila possível.

Quanto tempo o candidato leva para se preparar de forma efetiva para a prova do TAF?

Para os candidatos que já têm uma rotina, devem direcionar seu treino por volta de 8 a 12 semanas antes do TAF. Buscar exercícios específicos da prova.

No caso dos candidatos que ainda não organizaram uma rotina de exercícios, é muito importante buscar direcionamento profissional para otimizar seu preparo físico para que ele possa construir uma boa estratégia de treino, rotina de exercícios, adaptação e depois habilitá-lo nos exercícios específicos do TAF.

O que o candidato precisa fazer desde já, levando em consideração que a realização do TAF será em abril? Como desenvolver seu treinamento?

Os candidatos que já têm uma rotina podem ajustar seu treino com auxílio de um Treinador, Personal ou Professor. Realizando uma divisão de protocolos entre treinos de resistência, força e potência durante 8 semanas, um treino de 4 semanas com peso corporal e por último, entre 6 a 8 semanas próximo da prova, os exércitos específicos do TAF.

Os candidatos que ainda não organizaram uma rotina de exercícios têm urgência e prioridade para começar rapidamente os treinos de adaptação. Minha dica é que procure por um profissional para direcionar seu treino, otimizando e ajustando semanalmente, para que ele possa progredir no prazo de sua prova.

A dedicação à preparação para o TAF precisa ser de quantas vezes por semana?

Uma preparação de TAF, baseada em trabalhos de condicionamento para chegar bem na prova, é de seis meses. Dentro de prazo os protocolos são feitos baseando-se em cima da individualidade de cada candidato.

Se ele já tem uma rotina de treino, pode manter seus treinos entre 3 a 4 vezes na semana, sendo que nas 4 semanas finais será necessário trabalhar os exercícios específicos. Para o candidato sem rotina, a melhor estratégia é trabalhar com auxílio de um profissional para ter tempo necessário e atingir a aprovação.

O candidato consegue se preparar sozinho ou deve procurar uma ajuda especializada como uma academia e um professor de educação física?

O candidato com rotina de treino e é adepto ao “mundo” da academia se torna mais fácil pelo fato dele ter boa resistência e força, porém o mais indicado seria ele ter um auxílio profissional para que ele possa ter uma base melhor em cima dos exercícios específicos. Para o candidato que não tem rotina de treino o melhor é buscar ajuda para acelerar o processo com qualidade e sem risco de lesão.

Quais as etapas do TAF para cada um dos cargos do concurso da PCGO 2022?

Os exercícios específicos são:

  • Barra fixa

Masculino: 3 repetições

Feminino: Teste estático 15 segundos

  • Impulsão na horizontal

M: salto 1,80m

F: salto 1,40m

  • Corrida

M: 12 minutos / 2.400 metros

F: 12 minutos / 2.000 metros

*Cada TAF, tem algumas regras para sexo masculino e feminino.

A realização de atividade física além de ajudar na preparação do candidato para o TAF pode ajudar o candidato na sua aprovação de forma geral?

Manter hábitos saudáveis é benéfico tanto para a saúde física quanto para a saúde mental, além de melhorar todo seu sistema imunológico, melhora sua autoestima, diminui a ansiedade, melhorando sua qualidade de sono, contribuindo para fortalecer o organismo e reduzir o risco de doenças como as mais comuns do último século: obesidade e depressão.

Deixe uma dica para o candidato.

Minha dica para os candidatos é: construir uma estratégia de rotina, buscar ajuda de um profissional para contribuir na sua performance física, emocional e motivacional . Criar hábitos saudáveis dentro das suas limitações e acreditar que todo sacrifício leva ao êxito.


Comments


bottom of page