Confira sete documentários educativos para o período de recesso
top of page

Confira sete documentários educativos para o período de recesso


De acordo com o Colégio Seriös, esse gênero cinematográfico possibilita que os estudantes tenham acesso a conteúdos relevantes, baseados na atualidade, de forma divertida e ampliando o conhecimento de mundo

O documentário nasceu juntamente com a formação do cinema. Este gênero artístico possibilita a apresentação da realidade por meio da perspectiva de recursos audiovisuais. O formato se consolidou no dia a dia da população e, atualmente, conta-se com uma variedade de materiais que podem ser discutidos em prol do conhecimento.


Além de serem uma ótima forma de entretenimento, estas categorias de filme são boas alternativas para os estudantes explorarem novos mundos.


"Existem diferentes formas e fontes para manter os estudos em dia, bem como para ampliar os conhecimentos sobre os mais variados assuntos. É fato que um documentário não é capaz de reproduzir, na íntegra, qualquer conteúdo, mas, pode sim, trazer uma ótica importante sobre o assunto, por exemplo. Além de divertidos, abordam assuntos baseados em atualidades como tecnologia, ciências e problemas sociais", explica Vanessa Araújo, pedagoga do Colégio Seriös.

Apesar do período de recesso escolar perdurar, normalmente, até o mês de fevereiro, a instituição brasiliense separou sete documentários interessantes para manter o cérebro dos estudantes ativo e, até provocado, durante a época de descanso. Confira:


A conspiração da lâmpada

Um documentário que aborda a obsolência programada, ou seja, o fato de diversos produtos utilizados no dia a dia, como celulares e lâmpadas, serem programados para que parem de funcionar depois de determinado tempo de uso.


Privacidade Hackeada

O documentário é baseado nos escândalos protagonizados pelo Facebook em que a Cambridge Analytica coletou os dados de 87 milhões de usuários sem permissão. Especialistas em tecnologia e profissionais da área fazem um alerta: as redes sociais podem ter um impacto devastador sobre a democracia e a humanidade.


Holocausto Brasileiro

Relata os fatos que levaram à morte de mais de 60 mil pessoas em um hospital psiquiátrico em Minas Gerais, trazendo questionamentos sobre a forma como pacientes com problemas de saúde mental costumavam ser tratados.


O dilema das redes

O vício nas redes sociais não é um assunto novo. O documentário se propõe a explicar como cada característica das plataformas foi pensada para tornar o seu uso viciante. Desde a escolha das cores até a organização de informações.


Charles Darwin: a voz da evolução

Você certamente já ouviu falar de Charles Darwin nas aulas da escola ou, quem sabe, leu sobre ele em alguma questão de vestibular. Esse documentário traz a biografia de um dos maiores nomes da Biologia como a conhecemos hoje.


Muito além do peso

A obesidade infantil, associada à propaganda excessiva de alimentos industrializados, é um assunto tão importante que já foi tema do ENEM. O documentário traz dados e recortes regionais sobre o assunto.


Ilha das Flores

Você conhece a trajetória de um alimento para chegar à sua casa e, depois, até onde ele pode chegar? O documentário, um curta-metragem repleto de críticas à sociedade e com pitadas de humor, mostra esses aspectos.


SERVIÇO:

Colégio Seriös

SGAS 902, BL. C, LT. 75, Asa Sul

Telefone: (61) 3049-8800

bottom of page