top of page

Curso gratuito e on-line de inclusão com foco em esporte adaptado abre inscrições para educadores e profissionais de áreas diversas

Educadores e profissionais de diversas áreas em busca de conhecimento sobre educação inclusiva, acessibilidade, paradesporto, diversidade, legislação para PcDs, saúde, bem-estar e lazer já podem se inscrever na segunda turma de formação do projeto ‘Pulsar V’. Realizado pelo Instituto Incluir, o curso de extensão gratuito e on-line está com inscrições abertas até 05 de fevereiro. 


Os conteúdos curriculares serão organizados em sete aulas teórico-práticas, que contemplam os seguintes temas: Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência e do Esporte Adaptado; Aspectos Sociais da Pessoa com Deficiência; Comunicação e Linguagem Inclusiva; Saúde da Pessoa com Deficiência; Fundamentos Treino e Aprendizagem de Exercício Físico; Apoio na Educação Escola; e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.


Viabilizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte/Governo Federal, o Pulsar V contém 28 horas de aulas síncronas e 32 horas de atividades assíncronas, totalizando 60 horas de formação. As aulas acontecerão todas as quartas-feiras, das 18h às 22h, nos meses de fevereiro, março e abril de 2026. O curso fornecerá certificado internacional aos alunos que tiverem 70% de frequência e participação em aulas. Nesta edição, o projeto prevê a formação de três turmas, cada uma com 50 participantes.


As inscrições são limitadas e devem ser realizadas exclusivamente pelo e-mail educacao@institutoincluir.com.br cujo título deverá conter a expressão “Inscrição – Pulsar V”.


“O Pulsar vai oferecer uma experiência única que une teoria e prática, formando profissionais capazes de promover a inclusão no esporte e na educação, com um novo olhar sobre a diversidade humana, saúde, qualidade de vida e emancipação social”, diz a fundadora do Instituto Incluir, Carina Alves.


A iniciativa é realizada em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha - AHK Rio, Deutsche Sporthochschule Köln (German Sport University Cologne, na Alemanha), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ – Lepedi), Universidade do Porto (ODEC, Portugal) e a Pró-Inclusão (Portugal); e conta com o patrocínio master da Deloitte e do escritório Pinheiro Neto Advogados.


Serviço:

Curso de extensão Pulsar - Ano V 

Segunda turma



Total de 60h de formação, com aulas síncronas e assíncronas


Inscrições até 05 de fevereiro de 2026


Aulas: quartas-feiras, nos meses de fevereiro, março e abril de 2026, das 18h às 22h


E-mail:educacao@institutoincluir.com.br(sob o título “Inscrição - Pulsar V”).


Comentários


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page