Da teoria à prática: Supercine Feminista realiza palestra sobre cinema e literatura e oficina gratuita de audiovisual
- Rodrigo Carvalho
- há 7 minutos
- 2 min de leitura

O Movimento Cultural Supernova, em parceria com a Casa LUAR, traz para o debate o “Cinema e Literatura Feminista”. Este é o tema da palestra desta quinta-feira (11), ministrada pela professora, escritora e ativista Letícia Érica Ribeiro. O evento tem início às 19h e integra a programação do Supercine Feminista, iniciativa realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Letícia Érica Ribeiro, cofundadora da Casa LUAR e professora do Instituto Federal de Brasília (IFB), tem ampla experiência no trabalho com mulheres em situação de vulnerabilidade. Nesta palestra, ela propõe um mergulho nas intersecções entre literatura e audiovisual, explorando como essas linguagens podem desconstruir estereótipos, fortalecer narrativas produzidas por mulheres e se firmar como instrumentos de resistência política e empoderamento feminino.
Autora de cinco livros, incluindo o recente "Poesias que o vento assobia" (2025), Letícia Érica possui mestrado em Literatura Comparada pela Sorbonne Nouvelle (França) e em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), além de ser doutoranda em Estudos de Gênero na Universidade de Salamanca (Espanha).
Do olhar crítico à ação: a produção audiovisual na práticaO Supercine Feminista não para na teoria. Depois de explorar a potência da narrativa, o projeto vai dar a oportunidade para colocar a mão na massa. No dia 18 de setembro, também na Casa LUAR, a cineasta Cris de Souza, CEO da Dona Filmes, conduzirá uma Oficina de Iniciação Audiovisual gratuita.
O curso traz os passos essenciais de filmagem e edição, trabalhando as ferramentas necessárias para dar vida às ideias com o objetivo de capacitar mais mulheres para contarem suas próprias histórias, com autonomia e criatividade.
Roberta Santos, proponente do Supercine Feminista, destaca a importância da iniciativa: "Esta oficina representa um passo significativo na democratização do acesso aos meios de produção audiovisual para mulheres. Através do financiamento do FAC-DF, estamos possibilitando que mais mulheres aprendam a contar suas próprias histórias, com autonomia técnica e criativa. É sobre ocupar espaços, ampliar vozes e transformar realidades através da linguagem do cinema".
Sobre São Sebastião (DF)Com acesso ainda limitado a equipamentos culturais e poucas oportunidades de vivência artística, São Sebastião é um dos territórios prioritários para iniciativas que promovam o direito à cultura e à participação social. O Supercine Feminista tem como proposta ser uma ferramenta de transformação, unindo cultura, educação e equidade de gênero para fortalecer o protagonismo feminino e ampliar o acesso à arte na cidade.
SERVIÇO:Supercine Femista - Palestra “Cinema e Literatura Feminista”, com Letícia Érica RibeiroQuando: 11/09. Quinta-feira, a partir das 19h.Onde: Casa LUAR - Quadra 301, conjunto 9, casa 10 - São Sebastião/ DFClassificação: LivreEntrada: gratuita, sujeita à lotação do espaço
Supercine Femista - Oficina de Iniciação Audiovisual, (cineasta e CEO da Dona Filmes)Quando: 18/09. Quinta-feira, a partir das 19hOnde: Casa LUAR - Quadra 301, conjunto 9, casa 10 - São Sebastião/ DFClassificação: LivreEntrada: gratuita, sujeita à lotação do espaço
Mais informações: @movimentosupernova