Dentro do Quadrado reúne curadores, artistas e produtores culturais em oficinas gratuitas de formação para artistas visuais
- há 25 minutos
- 2 min de leitura

O Dentro do Quadrado é um projeto voltado à formação e ao fortalecimento da trajetória de artistas visuais, criando encontros com profissionais de diferentes áreas do campo da arte. Neste ciclo, a programação aborda mercado de arte, trajetória, portfólio, identidade artística, comunicação, inclusão, acessibilidade, representatividade e impacto social.
As atividades acontecem no Teatro de Bolso, no Espaço Cultural Renato Russo, de 8 a 12 de setembro, e reúnem curadores, artistas, galeristas e produtores culturais em encontros abertos à inscrição. Os interessados podem se inscrever em uma das duas oficinas ou nas duas, de acordo com interesse e disponibilidade.
Oficina 1 — Marketing para Artistas Visuais
Com encontros em 8 e 9 de setembro, das 14h às 18h, a oficina propõe reflexões e ferramentas para artistas que desejam compreender melhor sua trajetória, organizar sua produção e fortalecer sua identidade artística, do sistema da arte à comunicação da própria produção.
Na terça-feira, 8/09, Elsa Paranaguá, crítica e curadora, abre os trabalhos às 14h com “Identidade Artística: linguagem, percurso e autoria”. Às 16h15, o artista visual Christus Nóbrega apresenta “O Sistema da Arte: caminhos para uma trajetória artística”.
Na quarta-feira, 9/09, Alva Pinheiro, artista visual, galerista e curadora, conduz às 14h o encontro “Portfólio: da produção artística à narrativa visual”. Às 16h15, é a vez do artista visual Taigo Meireles com “Comunicar para conectar: transformando o processo artístico em narrativa”.
Oficina 2 — Inclusão nas Artes Visuais
Com encontros em 10 e 11 de setembro, das 14h às 18h, a oficina propõe ampliar o olhar sobre arte e diferentes experiências humanas, com reflexões sobre identidade, pertencimento, acessibilidade, representatividade e transformação social.
Na quinta-feira, 10/09, Alva Pinheiro abre os trabalhos às 14h com “O Artista e seu Tempo — Arte contemporânea, responsabilidade e transformação social”. Às 16h15, o artista visual Marcos Anthony apresenta “Quando a Arte encontra diferentes experiências humanas”.
Na sexta-feira, 11/09, Maira Guimarães, arquiteta e designer de exposições, abre às 14h com “A Arte encontra o Público: Como criar experiências mais acessíveis e significativas”. Às 15h15, a crítica e curadora Elsa Paranaguá apresenta “Curadoria, Representatividade e Narrativas Contemporâneas”. Encerrando o dia, às 16h45, a estrategista cultural e produtora executiva Mari Peternelli traz “Quando a Arte gera impacto: Transformando ideias em projetos culturais”.
Fórum de Encerramento — Entre Processos e Permanências
No sábado, 12 de setembro, das 9h às 13h, o ciclo se encerra com um encontro entre participantes e convidados das duas oficinas para refletir sobre carreira, criação, inclusão e os caminhos da arte contemporânea.
A inscrição no formulário não garante a vaga: as inscrições passam por análise da equipe de produção do projeto, considerando os critérios e as necessidades de cada atividade. Os participantes selecionados serão contatados posteriormente para confirmação e demais orientações.
Serviço
Local: Teatro de Bolso — Espaço Cultural Renato Russo
Data: 8 a 12 de setembro de 2026
Oficina 1: Marketing para Artistas Visuais — 8 e 9/09, 14h às 18h
Oficina 2: Inclusão nas Artes Visuais — 10 e 11/09, 14h às 18h
Fórum de Encerramento: 12/09, 9h às 13h





Comentários