top of page

“Depois do Silêncio” entra em cartaz no CCBB Brasília neste fim de semana

O espetáculo “Depois do Silêncio” (classificação 12 anos) entra em cartaz nesta sexta (30) na programação da Ocupação Os Buriti – 30 anos, que celebra três décadas do grupo, no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília). As sessões são de sexta a domingo, sempre às 19h. Também integrante da ocupação, a peça “Cantos de Encontro” (classificação livre) tem sessões a partir de sábado (31), sempre às 16h, aos sábados e domingos. As duas atrações ficam em cartaz até 8 de fevereiro. Os ingressos estão disponíveis no site do CCBB Brasília (ccbb.com.br/brasilia/programacao) e na bilheteria do CCBB.

Baseado em fatos reais, “Depois do Silêncio” tem direção artística e coreografia de Eliana Carneiro. A montagem se baseia em fatos reais da vida da menina Helen Keller (1880-1968), que perde a visão e a audição ainda na infância e passa a viver em um mundo totalmente apartado até a chegada da professora Anne Sullivan. A partir desse encontro, Anne inicia a árdua tarefa de ensinar libras tátil e possibilitar que Helen aprenda a se comunicar com o mundo exterior.

A montagem, em cartaz no CCBB Brasília, tem no elenco Camila Guerra, que, nesta temporada, divide a personagem de Anne Sullivan com Tainá Baldez; Naira Carneiro, que interpreta Helen Keller; e Renata Rezende, atriz surda, que apresenta ao público um contexto atual e autobiográfico, criando um contundente diálogo paralelo entre as personagens de 1890 e os dias de hoje. A peça é bilíngue, encenada em português e em libras pelas próprias atrizes, o que a torna acessível para pessoas surdas.

“Cantos de Encontro”, um espetáculo baseado em canções, está em cartaz há 14 anos. Com classificação livre, a obra apresenta canções autorais, histórias, dança e manipulação de bonecos. Em cena, quatro intérpretes apresentam diferentes ritmos da música popular brasileira em um espetáculo que já encantou públicos no Brasil e no exterior, com passagens por 40 cidades brasileiras e seis países europeus. “Cantos de Encontro” tem sessões nos dias 31 de janeiro, 1º, 7 e 8 de fevereiro, sempre às 16h.

A ocupação que celebra três décadas da Cia. Os Buriti colocou também em cartaz o espetáculo “À Beira do Sol”, que foi apresentado entre 16 e 25 de janeiro no teatro do CCBB Brasília.

Três décadasCriada em 1995 por Eliana Carneiro, a Cia. Os Buriti - Teatro de Dança se dedica à criação de espetáculos para todas as idades, unindo diferentes linguagens artísticas. A companhia é formada pela diretora e atriz Eliana, seus filhos Naira Carneiro e Guian Carneiro, pelas atrizes Camila Guerra e Renata Rezende e pelos músicos Jorge Brasil, André Togni, Daniel Pitanga, Marília Carvalho, Diogo Vanelli e Carlos Frazão.

Ao longo de sua trajetória, o grupo criou 16 espetáculos autorais, gravou três álbuns musicais, lançou três livros infantis, produziu dois curtas-metragens e 14 videoclipes. Desde 2020, realiza ações artísticas e educacionais contínuas no Espaço Cultural Casa Buriti. A companhia já se apresentou em diversas cidades brasileiras e em países como Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, França, Áustria, Grécia, Índia, México, Paraguai e Romênia, participando de importantes festivais e encontros de teatro, dança e música.

ParceriaO Centro Cultural Banco do Brasil e a Cia. Os Buriti mantêm uma parceria sólida desde 2006, com a montagem do espetáculo "Cordas e Contos". Em 2016, essa união foi reafirmada com o espetáculo "Kalo - Filhos do Vento". Em seguida, a companhia foi convidada a conceber e realizar a instalação e a performance de abertura do Museu Permanente do CCBB. Foi no palco do Centro Cultural que os últimos espetáculos da companhia, "À Beira do Sol" e "Depois do Silêncio", tiveram suas estreias.

Sobre o CCBB BrasíliaO Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) foi inaugurado em 12 de outubro de 2000. Sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis. 


Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, dispõe de amplos espaços de convivência, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances. 


Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, projeto contínuo de arte-educação, que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz, acolhendo o público espontâneo e, especialmente, estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, por meio de visitas mediadas agendadas. 


Em 2022, o CCBB Brasília se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, cuja renovação anual ratifica o compromisso da instituição com a gestão ambiental e a sustentabilidade. 


SERVIÇO

“Depois do Silêncio” 

30 de janeiro a 8 de fevereiroSexta a domingo, às 19hEspetáculo bilíngue (Português e Libras)Sessão do dia 07/02 com audiodescriçãoClassificação: 12 anos 

“Cantos de Encontro” 

31 de janeiro a 8 de fevereiroSábados e domingos, às 16hSessão do dia 01/02 com intérprete de LibrasClassificação: Livre 

 

Ingressos a R$ 30,00 (inteira) e R$15,00 (meia) no site (ccbb.com.br/brasilia/programacao) e na bilheteria física do CCBB



Comentários


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page