Dia de São Cosme e Damião movimenta atacado de doces no DF
top of page

Dia de São Cosme e Damião movimenta atacado de doces no DF


Comemorada no dia 27 de setembro, a data deve impactar num aumento de 15% nas vendas este ano, segundo o Sindiatacadista-DF

Vem aí uma das datas mais importantes para o setor atacadista doceiro do DF: o dia de São Cosme e Damião, comemorado em 27 de setembro. A expectativa do Sindicato do Comércio Atacadista do DF (Sindiatacadista-DF) é de que haja um aumento nas vendas em torno de 15% em relação ao ano passado.

“Com a pandemia, o varejo foi muito prejudicado em 2020 e os atacadistas sentiram este recuo por conta dos lockdowns. Este ano, com a retomada de aulas presenciais, na maioria das escolas, há uma tendência de movimentação neste setor de balas, doces, chocolates e afins”, afirma o presidente do Sindiatacadista-DF, Lysipo Gomide.

Balas, chicletes, suspiros, pirulitos, paçoca e pipoca doce são alguns dos itens mais procurados. Segundo Gomide, Brasília é muito miscigenada e a crença dos povos é muito latente, o que contribui para que a tradição de São Cosme e Damião não seja quebrada. “De certa forma, é nisso que estamos apostando”, defende o presidente.

Dados do Sindicato mostram que as festividades de Cosme e Damião representam a terceira melhor época do ano para a comercialização de doces, perdendo apenas para a Páscoa e o Natal. “A data é um prévia do Dia das Crianças, que faz do bimestre muito rentável para o setor”, conta Delvani Almeida, proprietário da Mana Leite e Mel.

Em preparação para a data, o estoque das empresas atacadistas começaram a receber reforços ainda em agosto, para atender toda a demanda que surgir durante este mês. “Estamos confiantes de que este ano será muito bom. Ano passado, o consumo foi mais contido, mas o movimento tende a crescer com a retomada das aulas. Aqui acreditamos num aumento entre 15 e 20%”, comenta Daniel Vieira, diretor da Casa do Chocolate, um dos maiores atacadistas do setor no DF.

História - Considerados dois dos santos mais populares do Brasil, Cosme e Damião são venerados como os protetores das crianças e padroeiros dos médicos, farmacêuticos e barbeiros. Desde muito jovens, cuidavam das pessoas doentes e não cobravam pela consulta, levando palavras de fé a cada coração enfermo. Além disso, não deixavam faltar alimento a seus pacientes.

Os santos irmãos, chamados pelo Candomblé de Ibejis, morreram na Ásia Menor, decapitados, no ano 303 da era Cristã. A tradição de homenageá-los surgiu dos devotos, que distribuem doces como forma de “pagarem promessas”.

Sobre o Sindiatacadista/DF - O Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF) representa todo o comércio atacadista de Brasília, entre os quais estão: gêneros alimentícios, autosserviço, autopeças, material de construção, drogas e medicamentos. Ao todo, são, aproximadamente, 400 empresas representadas pela entidade sindical sem fins lucrativos. E, atualmente, sua base é composta de 187 empresas associadas.

Além de coordenar, proteger, apoiar, integrar e representar legalmente o segmento de atacado e distribuição em todo o Distrito Federal exerce um papel relevante no crescimento da representatividade de seus associados e parceiros. É filiado à Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD) e à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal.

A entidade é o elo entre o setor atacadista, governo, varejistas e a sociedade em geral, além de defender os interesses e anseios de seus associados, agregar forças na criação de melhorias e promover a integração da classe atacadista.


bottom of page