Dicas para estimular a aprendizagem da língua inglesa
top of page

Dicas para estimular a aprendizagem da língua inglesa


A leitura, o uso de recursos visuais – como vídeos, séries e filmes – e a prática individual são algumas das formas de potencializar os estudos

Conseguir mensurar quantas pessoas são falantes nativas de algum idioma é uma tarefa difícil. Isso porque, atualmente, existem muitas culturas que podem ser consideradas desconhecidas para grande parte do mundo. No que diz respeito ao inglês, isso não é diferente. Entretanto, atualmente, estima-se que haja 360 milhões de pessoas que utilizam prioritariamente essa língua.


Sabe-se que o conhecimento de outros idiomas é um requisito de destaque para currículos e, por essa razão, muitas escolas adotam o ensino de outras línguas para que o aluno possa se adequar a essa realidade. Thais Baumgartner, professora de Inglês do Colégio Seriös, destaca algumas dicas para que o ensino possa ser leve e descontraído para melhor entendimento.

"A leitura é um dos grandes fatores determinantes para estimular o ensino de qualquer idioma. Para o inglês, recomendo que, desde na primeira infância, haja esse contato. Os pais podem incentivar a aprendizagem com leituras feitas para as crianças, com intuito de auxiliar na compreensão da entonação, figuras e vozes, por exemplo", aconselha Thais.


A professora também informa que é possível incluir o assunto de forma natural no dia a dia. Conversas sobre as partes do corpo na hora do banho ou sobre os nomes dos alimentos durante as refeições são métodos de fácil aplicação e de muito ensinamento.


Vídeos e desenhos animados são, igualmente, grandes aliados nesse processo em que o cérebro infantil busca se adaptar ao novo idioma. Além disso, é fundamental que, durante todo o processo de aprendizagem, os pais e/ou responsáveis ofereçam suporte às crianças em vez de alimentar a ideia de que a língua é difícil de ser aprendida.


“A criança não pode internalizar que algo é complexo demais para ser aprendido. É preciso estimular em vez de amedrontar. Sempre explicamos a importância do inglês, por exemplo, por ser uma língua com grande destaque mundial. Estudar esse idioma - assim como muitos outros - tem diversas vantagens, tanto cognitivas quanto sociais. Ao conhecer outra língua, a compreensão que um estudante tem do mundo se amplia. Além dele conseguir participar de vários outros contextos, como conversas, viagens e diálogos, é possível que ele amplie a sua rede de amizades e, futuramente, o seu próprio networking”, informa Thais.


Caso a criança tenha dificuldades para compreender o idioma, a professora destaca que o uso da mímica e do desenho, assim como vídeos e outros recursos visuais, podem fazer grandes diferenças na aprendizagem. Thais também explica que a prática deve se tornar constante para que, ao longo do tempo, o idioma se torne cada vez mais fácil.


"Quando a criança chega à adolescência, nossa dica é que a prática seja feita com séries e programas em inglês. Se possível, sem legenda. Com esse método, é possível repetir frases, treinar pronúncia e tentar entender expressões típicas de determinadas regiões em que a língua inglesa é considerada nativa", pontua.


Segundo a professora do Seriös, o inglês possui alguns sons que não encontramos na língua portuguesa. Quando um indivíduo entra na adolescência, ele perde a capacidade de distinguir esses sons naturalmente se os escuta pela primeira vez, pois fica acostumado apenas com os fonemas da sua língua materna.


“Quando a criança nasce, o seu cérebro e sistema auditivo captam todos os sons que ela escuta. Por isso, ela passa a registrar e distinguir esses sons naturalmente. Desta forma, destacamos a importância de começar a aprender inglês cedo, expondo a criança a diversos recursos. Lembrando que a interação humana é fundamental nesse aprendizado. Portanto, não basta colocá-la apenas para assistir desenhos animados em inglês”, contextualiza.


SERVIÇO:

Colégio Seriös

SGAS 902, BL. C, LT. 75, Asa Sul

Telefone: (61) 3049-8800

bottom of page