top of page

Distrito Federal registra temperatura mais baixa do ano: 9,9°C no Gama

A temporada de frio chegou ao Distrito Federal com intensidade. Nas primeiras horas desta quinta-feira (13/6), os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram 9,9°C na região do Gama, marcando a temperatura mais baixa do ano até agora.

A previsão para esta quinta-feira é de céu claro e poucas nuvens. A temperatura máxima pode alcançar 28°C, com umidade relativa do ar variando entre 90% e 25%.

Outras mínimas registradas foram 11°C em Águas Emendadas e 16°C no Plano Piloto. Antes desta data, a menor temperatura de 2023 havia sido 10,6°C, registrada em 31 de maio. O recorde histórico ocorreu em 19 de maio de 2022, quando a capital federal experimentou um frio de 1,4°C.

Segundo o meteorologista do Inmet, Heráclio Alves, as temperaturas frias devem persistir nos próximos dias. “A pouca nebulosidade favorece a queda das temperaturas. Com a chegada do inverno, esperamos mínimas entre 10°C e 12°C. Os ventos serão fracos a moderados, e não há previsão de chuva para os próximos dias”, afirma Alves.

O Inmet emitiu um alerta amarelo para esta quinta-feira devido aos baixos índices de umidade, que aumentam os riscos de incêndios florestais e problemas de saúde no Distrito Federal. O aviso meteorológico de perigo potencial é válido até as 19h.

O órgão recomenda atenção especial a algumas orientações durante o período de baixa umidade, para garantir a segurança e o bem-estar da população.

Comments


bottom of page