Docente do Senac ensina três risotos para aproveitar o clima frio
- Rodrigo Carvalho

- há 2 horas
- 4 min de leitura

Com as temperaturas despencando em Belo Horizonte nesta semana, pratos quentes e reconfortantes voltam ao centro das atenções. Para quem deseja aproveitar o clima ameno com sabores marcantes e combinações criativas, Joyce Luz, docente do curso de Gastronomia do Senac em Contagem, que integra o Sistema Fecomércio MG, elaborou três receitas de risotos que unem técnica, aroma e praticidade.
As sugestões incluem um clássico risoto de camarão, uma opção sofisticada de pera com gorgonzola e uma versão mais fresca, com tomate, muçarela de búfala e rúcula, alternativas saborosas para transformar o frio em oportunidade para variar o cardápio.
Risoto de camarão
Ingredientes:
240g de camarões médios com casca
2 dentes de alho
2 folhas de louro
1,5 litro de fundo aromático de legumes
20 ml de azeite
¼ de cebola picadinha
160g de arroz arbóreo
100 ml de vinho branco seco
40g de manteiga sem sal
2 ramos de salsa repicada
Sal e pimenta do reino (a gosto)
Modo de preparo:Retire as cascas e as cabeças e limpe os camarões. Tempere com sal, pimenta do reino e em uma frigideira aquecida com um pouco de manteiga sele os camarões rapidamente. Numa panela, ferva aproximadamente 1,5 litro de fundo aromático de legumes com o alho e o louro. Refogue a cebola no azeite, sem dourar. Adicione o arroz e mexa por alguns minutos, para que os sabores incorporem aos grãos. Deglace com o vinho branco e deixe evaporar. Vá acrescentando o fundo aromático, concha a concha, mexendo delicadamente e esperando secar para adicionar mais caldo. Quando o arroz estiver no ponto ideal de cozimento, incorpore o restante da manteiga (preferencialmente gelada), os camarões e a salsa, mexendo delicadamente. Ajuste o sal, se necessário e sirva.
Risoto de pera com gorgonzola
Ingredientes:
1 pera não muito madura
20g de avelã
60g de gorgonzola
140g de arroz arbóreo
50g de manteiga sem sal
¼ de cebola
100 ml de vinho branco
40g de queijo parmesão tipo grana padano ralado
Fundo aromático de legumes (quando bastar)
Sal e pimenta do reino (a gosto).
Modo de preparo:Descasque a pera, retire as sementes e corte em cubos. Numa frigideira, toste as avelãs, tire a casca e quebre em pedaços irregulares. Na mesma frigideira grelhe os cubos de pera em um pouquinho de manteiga (aproximadamente 10g) e tempere com sal e pimenta do reino. Esmigalhe o gorgonzola com um garfo. Refogue a cebola em 20g de manteiga, sem dourar. Acrescente o arroz e mexa por alguns minutos, para que os sabores incorporem aos grãos. Deglace com o vinho branco e deixe evaporar. Tempere com um pouco de sal. Vá acrescentando o fundo aromático, concha a concha, misturando delicadamente e esperando secar para adicionar mais caldo. Na metade do cozimento, acrescente o gorgonzola e continue o processo de cozimento. Quando o arroz estiver no ponto cremoso típico de risoto, incorpore o restante da manteiga(preferencialmente gelada). Acrescente o queijo ralado e misture mais um pouco. Finalize com os cubos de pera e as avelãs. Se necessário, ajuste o sal e sirva.
Risoto com tomate, muçarela de búfala e rúcula
Ingredientes:
3 unidades de tomate italiano maduro;
2 pitadas de açúcar;
140g de arroz arbóreo;
30 ml de azeite;
¼ de cebola;
100 ml de vinho branco seco;
Fundo aromático de legumes (quanto bastar);
16 folhas de rúcula;
30g de manteiga sem sal;
40g de queijo tipo grana padano ralado;
60g de muçarela de búfala em cubos;
Sal (a gosto).
Modo de preparo:Corte os tomates em quatro no sentido do comprimento e retire as sementes e a pele. Para facilitar, pode imergir rapidamente os tomates em água fervente (tomate concassé). Depois, cubra com um pouco de azeite e tempere com sal e açúcar. Leve ao forno para amolecer um pouco (o tomate não deve ficar muito macio). Faça uma pasta com a metade dos tomates e corte a outra metade em tiras. Refogue a cebola no azeite restante, sem dourar. Inclua o arroz e mexa por alguns minutos, para que os sabores incorporem aos grãos. Deglace com o vinho branco e deixe evaporar. Adicione a pasta de tomate e tempere c om uma pitada de sal. Vá acrescentando o fundo aromático, concha a concha, mexendo delicadamente e esperando secar para colocar mais caldo. Quando o arroz estiver no estágio final de cocção, incorpore a manteiga (preferencialmente gelada), mexendo com cuidado. Acrescente o queijo ralado, as tiras de tomate e a rúcula e misture mais um pouco. Decore com os cubos de muçarela de búfala. Se necessário, ajuste o sal e sirva.
Sobre a Fecomércio MG e o Senac em Contagem
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 87 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Em Contagem desde 1996, o Senac oferta cursos ágeis nas áreas de saúde, tecnologia, gestão e comércio, gastronomia, marketing, entre outros, além de Aprendizagem Comercial. No ensino técnico, é possível cursar Administração, Informática, Segurança do Trabalho e Logística. Devido à sua localização, no bairro Eldorado, a unidade é uma opção para as comunidades de Caeté, Contagem, Esmeraldas, Nova Lima, Piedade dos Gerais, Raposos, Rio Acima e São José da Varginha.
A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 87 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.










Comentários