Documentário “Legado da Cena” retrata história de grupos das Artes Cênicas da capital federal
- Rodrigo Carvalho
- há 3 minutos
- 3 min de leitura

Um mergulho nas trajetórias de nove grupos mais longevos de Brasília, de modo a revelar suas lutas, conquistas e a paixão que os mantém pulsando em cena há décadas. O projeto “Legado da Cena: Memória das Artes Cênicas da Capital” chega com os motes de registar à resistência artística, à força dos coletivos do Distrito Federal e o papel essencial da cultura na formação da identidade do teatro de Brasília.
A iniciativa realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal- FAC/DF e representada pelo Hierofante Cia. de Teatro, que completa seus 30 anos de existência e resistência em 2025, deu vida ao documentário “Legado da Cena”. A produção dirigida por Arthur Gonzaga terá estreia em formato Mostra de Cinema em agosto de 2025. Em cartaz dias 1, 2 e 3 de agosto, sempre às 19h30, no Teatro Paulo Autran - Sesc Taguatinga Norte (ST B CNB 12 – Área Especial 2/3). Gratuito. Livre para todos os públicos. Mais informações no Instagram: @ciadeteatrohiero.
E quem for ao local poderá conferir o evento que irá apresentar o documentário dividido em 9 minidocumentários, um por companhia teatral entrevistada, sendo 15 minutos por Cia. Participam da Mostra, vídeos e entrevistas os grupos Andaime Cia. de Teatro, Bagagem Cia. de Bonecos, Celeiro das Antas, Cia. Buslesca, Cia. Os Buriti, Hierofante Cia. de Teatro, Teatro Caleidoscópio, Teatro do Concreto e Trupe dos Argonautas. Ao final dos dois primeiros dias, participantes de cada Cia. vão debater sobre o teatro de Brasília ao vivo.
Sobre o projeto – A mostra “Legados da Cena” foi/é inspirada no formato do festival de cinema, onde os minidocumentários serão exibidos nos dois primeiros dias e reprisado no terceiro, de modo a ampliar a possibilidade da presença da plateia.
“Brasília, apesar de seus mais de 60 anos possui uma grande quantidade de grupos, companhias, coletivos e artistas produzindo e apresentando espetáculos teatrais. E poucas pessoas têm acesso, sabem do fazer teatral e vão ao teatro. E muitas companhias, também por isso, acabam não resistindo. Logo, queremos demonstrar que se faz necessário um registro e memória na linguagem audiovisual sobre o teatro brasiliense tanto para divulgar os trabalhos do que já foram produzidos como para compartilhar suas pesquisas cênicas”, destaca o coordenador e diretor do Hierofante Cia. de Teatro, Anderson Floriano.
Segundo Anderson, a ideia do projeto é que o público conheça a história, o trabalho, o fazer teatral em Brasília. “Para os novos profissionais, este projeto se transforma em um material essencial como ferramenta para pesquisa, estudo e disseminação das técnicas empregadas por estes grupos. Venha conhecer os bastidores da arte que moldou a capital e reverenciar quem nunca deixou o palco cair!”, convida.
Ficha Técnica:
Diretor Geral e Gestão: Anderson Floriano
Assistência de Produção: Anderson dos Reis e Leonardo Ferreira
Produção de Set: Tauã Rodrigues e Aleh Barbosa
Assistente de Produção de Set: Isabelly Vic
Direção Cinematográfica e Montagem: Arthur Gonzaga
Técnico de Som: Edimilson Braga
Assistente de Áudio: Anderson dos Reis
WebMaster: Anderson dos Reis
Operadora de Câmera: Thaís Castro
Social Media: Fotografia Still
Audiodescrição: Aleh Barbosa
Realização: O Hierofante Companhia de Teatro
Patrocínio: Fundo de Apoio a Cultura – FAC
Apoio: Escola Parque Anísio Teixeira – EPAT - SESC – DF
Agradecimentos: Gilson Cezzar e Erivaldo Albuquerque
Assessoria de imprensa: Clara Camarano
Serviço:
Datas: 1, 2 e 3 de agosto de 2025
Horário: 19h30
Local; Teatro Paulo Autran - Sesc Taguatinga Norte (ST B CNB 12 – Área Especial 2/3)
Gratuito
Livre para todos os públicos
Mais informações no Instagram: @ciadeteatrohiero.