Documentário sobre o Torre Palace registra implosão do edifício neste domingo (25)
- Rodrigo Carvalho

- há 28 minutos
- 2 min de leitura

A equipe do documentário Brasília All Exclusive estará com câmeras instaladas para registrar a implosão do icônico Torre Palace Hotel, marcada para este domingo, 25 de janeiro, às 10h. O registro audiovisual integra o longa-metragem que revisita a história do edifício, símbolo da hotelaria de luxo da capital federal, desde sua inauguração na década de 1970 até o abandono e a demolição, no Setor Hoteleiro Norte (SHN), a poucos metros do Congresso Nacional.
Dirigido e roteirizado pela documentarista Paula Santiago, o filme é financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) e conta com produção de Cláudia Queiroz, da Holodeck Filmes e coprodução de Cibele Amaral e Patrick de Jongh, da 34 Filmes .
A produção acompanha de perto todas as etapas que antecedem a implosão, incluindo a preparação do prédio, a instalação de câmeras e o envelopamento dos pilares onde os explosivos serão colocados.
“Nós vamos voltar a essa Brasília, cidade de sonho, aos anos de glória, luxo e derrocada do Torre Palace Hotel. A partir desse imóvel, o filme expõe temas como *desapropriação de imóveis sem função social , déficit habitacional e o crescimento da população em situação de rua no Distrito Federal. Desde o anúncio da compra do prédio e do início das operações para a implosão, acompanhamos cada etapa desse processo histórico”, afirma a diretora Paula Santiago.A implosão poderá ser acompanhada pelo público em áreas delimitadas e seguras, como os arredores da Torre de TV, do relógio solar e da placa “Eu amo Brasília”, conforme orientação divulgada pelo perfil oficial do Torre Palace. Haverá interdições no trânsito da região: a via N1 será bloqueada desde a Rodoviária do Plano Piloto até a Torre de TV; a ligação entre as vias W3 Norte e Sul será interditada; e, entre 9h30 e o término da implosão, a via S1 também ficará fechada na altura da Torre de TV.
Fechado desde 2013, o Torre Palace foi idealizado pelo empresário libanês Jibran El-Hadj. Com 14 andares, 140 apartamentos e vista privilegiada para o Eixo Monumental, o hotel hospedou autoridades, diplomatas, empresários e personalidades do esporte, da música e da televisão. Após a morte do fundador, o edifício entrou em decadência, sofreu invasões e depredações e tornou-se símbolo de deterioração urbana. O terreno dará lugar a um novo empreendimento, que manterá o nome Torre Palace.
A equipe do documentário convida o público a acompanhar os bastidores da produção e a compartilhar histórias relacionadas ao hotel por meio do Instagram oficial: @torrepalacehotelofilme










Comentários