top of page

Durante a COP30, MANIOCA oferece expedição aos saberes e sabores do tucupi em Belém

ree

Tucupi é o tempero do século XXI: a MANIOCA acredita tanto nisso que decidiu guiar os visitantes da COP30 pelo vasto universo do alimento que representa o espírito da Amazônia.


Entre 10 e 30 de novembro, a empresa vai receber grupos em sua fábrica, em Belém, para uma experiência de 1h30 sobre a história e a importância da mandioca e do tucupi para a região. É uma oportunidade imperdível para amantes da gastronomia amazônica e pessoas interessadas em aprofundar o conhecimento sobre os saberes da floresta.


O roteiro se encerra com a degustação de três pequenos pratos que representam a versatilidade do tucupi para além da culinária típica paraense: macarrão, arroz com frango e brigadeiro. 


A expedição “Tucupi: o tempero do século XXI” integra a iniciativa “Rota da Bioeconomia”, da ASSOBIO (Associação dos Negócios de Sociobioeconomia da Amazônia). São 11 experiências imersivas em empreendimentos paraenses que conciliam geração de renda, sustentabilidade ambiental e apoio às populações tradicionais amazônicas.


Por um investimento de R$ 150 por pessoa, a expedição da MANIOCA receberá grupos de até 15 visitantes em dois horários: 10h e 16h. O ponto de encontro será na fábrica situada à Travessa João Balbi, 254, bairro de Nazaré, Belém. A venda dos ingressos é feita pela agência de turismo Vivalá, neste link: vivala.com.br/expedicoes/manioca.


ITINERÁRIO:


Apresentação da anfitriã e boas-vindas

Os participantes são recebidos pela anfitriã, que introduz a experiência e acolhe o grupo para o dia.


Os indígenas e a mandioca

O grupo conhece a relação ancestral dos povos indígenas com a mandioca, aprendendo sobre práticas tradicionais de cultivo e uso.


A importância da mandioca na cultura amazônida

É explorado o papel da mandioca na alimentação, economia e identidade cultural da região amazônica.


Tucupi: o que é?

Os participantes aprendem sobre o tucupi, sua origem, processos de preparo e relevância na culinária amazônica.


Mercado do tucupi: usos tradicionais e inovadores

O grupo conhece diferentes formas de utilização do tucupi, desde métodos tradicionais até inovações na culinária contemporânea.



LOJA POP-UP



Outra iniciativa da MANIOCA para a COP30 é a abertura de uma loja pop-up em sua fábrica na Travessa João Balbi, 254, bairro de Nazaré, Belém.


O ponto funcionará diariamente entre 10 de novembro e 30 de novembro, com a venda direta dos produtos MANIOCA: tucupi, farofas prontas, feijão manteiguinha, molhos de pimenta, especiarias da floresta e o shoyu amazônico (feito a partir do tucupi preto), entre outros sabores que carregam a essência da Amazônia.


A loja MANIOCA estará aberta das 9h às 18h (segunda a sexta-feira) e das 9h às 14h (sábado e domingo).



SOBRE A MANIOCA


A MANIOCA nasceu em 2014 para levar ao mundo os sabores da Amazônia, dando sequência a um trabalho de amor pelos ingredientes da região que começou ainda em 1972, com o saudoso chef Paulo Martins e sua mãe, dona Anna Maria, fundadores do restaurante Lá em Casa, em Belém-PA. Assim, a MANIOCA utiliza a criatividade herdada da gastronomia para desenvolver alimentos que de forma simples podem estar no dia a dia do consumidor, no Brasil e no mundo, sempre levando os sabores autênticos da maior biodiversidade do planeta de forma 100% natural.


Hoje somos dois sócios – Joanna Martins e Paulo Reis – três conselheiros, 3 investidores (Amaz, Fundo ABF e Ajinomoto do Brasil) e 15 profissionais das mais diversas áreas, além das dezenas de famílias que nos fornecem matéria-prima e de todos os empregos indiretos que ajudamos a manter.


A MANIOCA une tradição e inovação a partir de uma cadeia produtiva pautada pela sustentabilidade e entendendo que os pequenos produtores que atuam e vivem dentro da floresta são os maiores aliados para que possamos valorizar e preservar as riquezas da Amazônia.


Por esse trabalho, a MANIOCA foi recompensada com o reconhecimento nacional e global. Somos uma empresa certificada pelo Sistema B, que reúne iniciativas que contribuem para o bem-estar da sociedade e do planeta. Obtivemos o Selo Nacional de Agricultura Familiar (SENAF), concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Somos ainda integrantes do Pacto Global da ONU, compromisso de seguir dez princípios universais baseados em direitos humanos, meio ambiente e combate à corrupção.


Site:

Loja on-line (entregas para todo o Brasil):

Instagram:


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page