Educação e esporte impulsionam conquistas dentro e fora das arenas
- Rodrigo Carvalho
- 8 de jul.
- 3 min de leitura

Aluno de Nutrição da Estácio e atleta de alto rendimento, Stephan Steverink brilhou no Troféu Maria Lenk, que ocorreu na sede do Flamengo, na Gávea, em abril. Ao todo foram seis provas, seis medalhas (quatro pratas e dois bronzes!) e a vaga garantida no Mundial de Esportes Aquáticos, em Singapura, que acontece dos dias 11 de julho a 3 de agosto.
Faltando pouco para o Mundial de Natação de 2025, o Instituto Yduqs, Estácio e Confederação Brasileira (CBDA) destacam o talento e a trajetória do atleta, que hoje estuda Nutrição por meio do Programa de Transição de Carreira, por conta da parceria entre as instituições, que já dura mais de 10 anos. O pilar Esporte do Instituto Yduqs tem uma trajetória sólida no incentivo à formação integral de atletas, promovendo oportunidades de educação, estrutura e desenvolvimento pessoal.
Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs, destaca a relevância desse compromisso: "O Stephan é um exemplo de dedicação, superação e talento. Sua trajetória inspira não só pelo desempenho no esporte, mas pela forma como concilia a vida de atleta com o compromisso com a educação. No Instituto Yduqs e em nossas IES, acreditamos que formar grandes atletas é também formar grandes cidadãos — e é por isso que oferecemos suporte acadêmico flexível, humano e de qualidade. Porque quando unimos esporte, educação e propósito, ajudamos nossos alunos a brilharem dentro e fora das arenas. É assim que construímos impacto social real e duradouro."
"A parceria da CBDA com a Estácio e o Instituto Yduqs é um exemplo de como podemos transformar a vida dos nossos atletas para além das piscinas. Ter o apoio de instituições que valorizam a educação e oferecem oportunidades concretas para os atletas. Esse tipo de iniciativa é fundamental para que talentos, como o Stephan, possam sonhar grande, competir em alto nível e, ao mesmo tempo, construir um futuro sólido fora do esporte. Essa união entre esporte e educação é uma conquista que precisa ser celebrada e fortalecida cada vez mais”, disse Diego Albuquerque, presidente da CBDA.
Vindo de uma realidade onde a natação de alto rendimento exige sacrifícios diários, Stephan aprendeu a lidar com a pressão de ser um atleta em ascensão e, ao mesmo tempo, um estudante focado no seu futuro profissional. A sua jornada não é apenas de conquistas dentro das piscinas, mas também de perseverança, visto que muitas vezes teve que renunciar a momentos de lazer e descanso para alcançar seus objetivos. " Minha rotina é puxada, mas é o que eu escolhi viver. Os treinos diários são intensos, mas abro um espaço na minha agenda para a minha faculdade à noite. Ter o apoio do Instituto, CBDA e Estácio faz toda a diferença — eles me dão estrutura e confiança pra seguir sonhando alto".
Além disso, a realidade do atleta não é uma trajetória solitária. Ele tem o apoio da família, que sempre acreditou no seu talento e o incentivou a seguir em frente, mesmo nos momentos de dificuldades. Esse apoio, aliado à sua força de vontade e ao comprometimento com os estudos e o esporte, tem sido fundamental para seu sucesso. Atualmente, o futuro nutricionista é visto como uma grande promessa para o futuro da natação brasileira.
"Chegar ao Mundial foi um grande desafio, principalmente quando estamos lidando com as exigências do esporte de alto nível e as pressões para equilibrar a rotina de treinos e estudos. Mas sei que cada esforço, cada sacrifício, vale a pena. Tenho o apoio da minha família, que sempre acreditou em mim, e isso me dá forças para seguir em frente. Acredito que, com dedicação e perseverança, o futuro pode me reservar grandes conquistas, não só para mim, mas também para a natação brasileira" .
Sobre o Programa de Transição de Carreira
O Instituto Yduqs promove, por meio do seu Programa de Transição de Carreira, a inclusão e o desenvolvimento de atletas da base ao alto rendimento, preparando-os para novos desafios profissionais fora das competições. A iniciativa, que já beneficiou mais de 2 mil alunos-atletas ao longo de 15 anos, é realizada em parceria com Comitês, Confederações, Federações e Instituições esportivas de todo o país. Ao oferecer aos atletas a oportunidade de se prepararem academicamente para novas jornadas profissionais, com uma formação superior de qualidade, aliada a acompanhamento e suporte personalizado, o programa contribui para que conciliem a rotina de treinos com os estudos, desenvolvam novas competências e construam com mais segurança uma nova trajetória além do esporte. O Programa de Transição de Carreira é um exemplo do compromisso do Instituto Yduqs com a valorização do esporte como ferramenta de transformação social e de geração de oportunidades reais, promovendo a educação como ponte para o futuro
Comments