top of page

EIXO abre trilha de formação para quem quer tirar projetos do papel

há 37 minutos
3 min de leitura

Como transformar uma boa ideia em um projeto possível de realizar? Onde buscar recursos? E, depois de executar, como organizar orçamento, documentos e resultados para uma prestação de contas segura? Essas são algumas das questões que atravessam a nova trilha formativa do EIXO – Espaço de Inovação, Criatividade e Sustentabilidade, que abre em outubro três cursos voltados à cadeia de elaboração e gestão de projetos: Elaboração de Projetos, Captação de Recursos e Prestação de Contas.

As formações acontecem no Instituto Janelas da Arte, na Quadra 5 do Setor Comercial Sul, e oferecem 25 vagas por turma. A proposta é percorrer etapas essenciais da vida de um projeto, da organização da ideia e construção da proposta à busca por financiamento e à gestão dos recursos e resultados.

A iniciativa integra a programação do EIXO – Espaço de Inovação, Criatividade e Sustentabilidade, projeto do Instituto Janelas da Arte, com atuação em rede com o Instituto Cultural e Social No Setor e investimento do Fundo Socioambiental da CAIXA. Instalado no Setor Comercial Sul por dois anos, o EIXO propõe uma ocupação continuada voltada à formação, cultura, economia criativa e sustentabilidade, conectando qualificação, geração de oportunidades e transformação do território.

Para Fabiano Medeiros, diretor do Instituto Janelas da Arte, Cidadania e Sustentabilidade e coordenador pedagógico do EIXO, a formação é um dos pilares dessa proposta. “Queremos que o EIXO seja um espaço onde a formação se transforme em oportunidade real. Um lugar para desenvolver habilidades, se qualificar, experimentar novas possibilidades e encontrar caminhos para o trabalho e a geração de renda. E queremos fazer isso de maneira conectada ao território e às pessoas que fazem parte do centro de Brasília.”

Sobre os cursos

O curso de Elaboração de Projetos, com Biro Ribeiro, acontece de 22 a 30 de outubro e apresenta o caminho que transforma uma ideia em um projeto estruturado, passando por escrita, produção, logística, comunicação e organização financeira. Poeta, MC, compositor e produtor cultural, Biro atua há 16 anos na área e desenvolve projetos ligados à música, literatura e Cultura Hip Hop.

De 19 a 31 de outubro, o curso de Captação de Recursos, com Carol Lacombe, aborda estratégias para preparar projetos para financiamento, identificar patrocinadores, construir contrapartidas e desenvolver abordagens e negociações. Produtora e gestora cultural, Carol é sócia-fundadora e diretora de projetos da Mauka Cultura e já participou da aprovação de mais de R$ 9 milhões em recursos públicos e privados.

O curso de Prestação de Contas, com Joana Mendonça, será realizado de 13 a 24 de outubro e trata de planejamento orçamentário, execução financeira, organização de documentos e comprovação de resultados. Joana atua na gestão administrativa e financeira de projetos culturais, com experiência em Lei Rouanet, MROSC e parcerias com o poder público.

Os três cursos ampliam a programação formativa do EIXO e reforçam a proposta de criar, no coração do Setor Comercial Sul, um espaço permanente de aprendizagem, troca de experiências e qualificação para quem já trabalha ou deseja atuar nos diferentes elos da cultura e da economia criativa.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo Instagram @eixo.scs.


Serviço

EIXO 

Cursos da cadeia de elaboração e gestão de projetosLocal: Instituto Janelas da Arte – Quadra 5, Setor Comercial Sul, Brasília/DFVagas: 25 por curso

Curso de Elaboração de Projetos – Biro RibeiroPeríodo: 22 a 30 de outubroHorário: 10h às 12hInscrições até: 15 de outubro

Curso de Captação de Recursos – Carol LacombePeríodo: 19 a 31 de outubroHorário: 11h às 13hInscrições até: 15 de outubro

Curso de Prestação de Contas – Joana MendonçaPeríodo: 13 a 24 de outubroHorário: 13h às 15hInscrições até: 13 de outubro

Realização: Instituto Janelas da ArteAtuação em rede: Instituto Cultural e Social No SetorInvestimento: Fundo Socioambiental da CAIXAInscrições e informações: @eixo.scs


Comentários


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page