top of page

Emirates renova menu vegano e aposta em ingredientes orgânicos

Com o crescente interesse dos viajantes por nutrição e bem-estar, refletido na tendência de "volta ao básico" e no consumo de alimentos minimamente processados, a Emirates aproveitou o “Veganuary” para anunciar seu novo menu vegano. A proposta é preparar alimentos vegetais reais, integrais e com o conceito "da fazenda à mesa". 

Neste novo projeto, uma equipe de chefs desenvolverá pratos autênticos. O diferencial é evitar a substituição de proteínas convencionais por carnes vegetais processadas ou por substitutos artificiais. A previsão é que essas novidades cheguem ao cardápio de bordo em 2027. 

“Nosso foco agora são os legumes, grãos, nozes, sementes e vegetais da estação como os protagonistas do prato. Esses ingredientes oferecem uma naturalidade no sabor, textura e nutrição sem depender de alternativas ultraprocessadas. Ao invés de tentar replicar a carne, a inspiração para o novo menu é em culinárias que são focadas em vegetais, como as mezzes mediterrâneas, as saladas de grãos do Levante, as tigelas de noodles asiáticas e os ensopados africanos. Na visão da companhia, essa abordagem parece autêntica e culturalmente rica”, reforça Doxis Bekris, Vice-Presidente de Design de Alimentos e Bebidas da Emirates 

“Embora existam muitas alternativas de laboratório disponíveis, a comida real está alinhada com os objetivos de sustentabilidade e com as expectativas dos passageiros por escolhas saudáveis. Trata-se de transparência para os passageiros que querem saber o que estão comendo, além de terem a confiança de que aquilo é bom para eles e para o planeta. Queremos mudar o foco dos substitutos para um enfoque na valorização das plantas, onde a questão não é o que está faltando, mas sim o que se ganha em autenticidade, sabor e criatividade”, conclui. 

Meio milhão de refeições veganas são servidas pela Emirates anualmente 

A Emirates conta agora com 488 receitas veganas em rotatividade em seus 140 destinos, o que representa um aumento de 60% no total de receitas em relação a 2024, demonstrando sua preocupação com os seus passageiros veganos. 

Atualmente, a companhia serve meio milhão de refeições veganas por ano. O consumo dessas refeições cresce proporcionalmente ao aumento no volume de passageiros. No ano passado, os principais destinos com clientes que solicitaram opções veganas foram Londres, em primeiro lugar, seguida por Sydney, Bangkok, Melbourne, Frankfurt, Manchester, Mumbai, Bali e Singapura. A Emirates atribui parte dessa demanda a passageiros não veganos que optam pela culinária vegetal ao voar, por ser uma opção mais leve e frequentemente considerada de mais fácil digestão. 

As opções veganas estão disponíveis para pedido direto a bordo e por encomenda prévia, bem como nos Lounges da Emirates. Os clientes podem solicitar refeições veganas em todos os voos e em todas as classes de viagem com até 24 horas de antecedência à partida. No entanto, em rotas de alta demanda, pratos à base de plantas também são oferecidos como parte das opções do menu principal. 

Culinária vegana em todas as classes 

A Emirates oferece refeições veganas em todas as classes, além de produtos complementares, como leites vegetais. Sustentando a filosofia "da fazenda à mesa", a companhia incorpora produtos frescos da Bustanica, a maior fazenda vertical hidropônica do mundo. A fazenda é um empreendimento conjunto com a Emirates Flight Catering que fornece hortaliças livres de agrotóxicos e produtos químicos, como alface, rúcula, mix de folhas e espinafre, diretamente para as instalações de gastronomia da Emirates. 

Na Classe Econômica, os clientes podem desfrutar de pratos como fritada de abóbora com cogumelos salteados e concassé de tomate, ou canelone de espinafre servido com molho de tomate e manjericão, farofa de pão torrado e salsa. Para a sobremesa, as opções incluem bolo de mousse de chocolate vegano com calda de chocolate e farelo de biscoito, ou bolo de cenoura com um toque de creme de coco. 

Na Premium Economy, os passageiros que optarem pela culinária vegana receberão pratos como arroz frito de kimchi com abóbora assada e cogumelos shimeji-preto salteados, seguidos por sobremesas como bolo de coco com compota de abacaxi e pistache. 

Na Classe Executiva, é oferecida uma variedade de pratos criativos, incluindo cogumelos braseados com vegetais ao molho de soja com cinco especiarias, servidos com arroz jasmim no vapor e pak choi branqueado. Para a sobremesa, o menu conta com panna cotta de coco com mousse de framboesa e frutas vermelhas frescas ou cheesecake de tofu com chocolate. 

Na Primeira Classe, os clientes serão servidos com uma alta gastronomia vegana, como risoto de abóbora e cevada com rúcula, nozes caramelizadas, vinagrete e queijo vegano. Pratos incluem salada de quinoa com berinjela grelhada, abobrinha, acelga suíça salteada e coulis de pimentão vermelho. As sobremesas incluem torta de morango com creme de baunilha e pistache, servida com compota de frutas vermelhas, ou um pudim de tâmaras com calda de caramelo salgado, creme de queijo vegano, nozes pecan caramelizadas e manteiga de amêndoas. 

Opções veganas nos lounges da Emirates em Dubai 

No Aeroporto Internacional de Dubai, a Emirates possui 7 lounges localizados no Terminal 3. Sendo 3 para clientes da Primeira Classe e 3 para a Classe Executiva, além do Lounge Emirates que atende a todos os passageiros premium. 

Os lounges oferecem uma ampla variedade de opções veganas, desde kofta com especiarias Baharat e cúrcuma em molho de coco na área do buffet, até um café da manhã à la carte com mingau de amaranto quente acompanhado de maçãs verdes, uvas tintas, framboesas e nozes. Além de uma seleção de saladas veganas populares, o prato vegano mais pedido nos lounges é o Emirates Green Burger, um hambúrguer vegetal de soja e semente de linhaça, servido com um molho artesanal e pepinos em conserva. 

Sobre a Emirates:A Emirates foi fundada em 1985 e hoje é uma das maiores e mais reconhecidas companhias aéreas internacionais do mundo. Com sede em Dubai, a Emirates opera uma frota moderna com mais de 260 aeronaves, que atendem a mais de 140 destinos em seis continentes. A companhia aérea é reconhecida por seu compromisso de oferecer serviço excepcional ao cliente e seu foco em inovação, incluindo experiências a bordo e projetos de sustentabilidade. Como pioneira na indústria da aviação, a Emirates constantemente integra tecnologias avançadas e práticas sustentáveis para aprimorar suas operações e reduzir seu impacto ambiental. A companhia aérea desempenha um papel fundamental no posicionamento de Dubai como um hub de aviação global, além de promover iniciativas de sustentabilidade alinhadas à visão dos Emirados Árabes Unidos de um futuro mais verde.

Comentários


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page