top of page

Empreender cedo: jovens brasileiros abraçam o protagonismo nos negócios

O empreendedorismo tem ganhado cada vez mais espaço entre os jovens brasileiros. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do IBGE, o número de donos de negócio com idade entre 18 e 29 anos saltou de 3,9 milhões em 2012 para 4,9 milhões no fim de 2024. Com criatividade, autonomia e vontade de transformar realidades, essa nova geração busca mais do que estabilidade: quer criar soluções e assumir o protagonismo das próprias histórias.


Em sintonia com esse movimento, o Distrito Federal acaba de dar um passo importante para fomentar o empreendedorismo desde a juventude. Publicada em fevereiro deste ano, a Lei 7.416/2024 determina a inclusão do ensino de empreendedorismo nas escolas públicas da capital, com foco nos alunos do ensino médio. A norma estabelece diretrizes como aulas teóricas e práticas, parcerias com profissionais da área e supervisão pedagógica qualificada — tudo para preparar os jovens para o mercado de trabalho e estimular o desenvolvimento de projetos de vida com propósito.


Para Janine Brito, CEO da Pinheiro Ferragens e presidente do Lide Mulher Brasília, a legislação representa um avanço histórico “O empreendedorismo é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes. Esta lei representa uma oportunidade única para que eles adquiram habilidades práticas e estejam mais preparados para os desafios do mundo real”, afirma.


Além da nova legislação, projetos como o Meninas em Ação reforçam a importância de iniciar esse estímulo ainda mais cedo. A iniciativa promove mentorias, oficinas e vivências com lideranças femininas para jovens do Distrito Federal, com foco no empoderamento de meninas interessadas no mundo dos negócios. “As jovens de hoje são as líderes de amanhã. Quando investimos em empreendedorismo juvenil, principalmente entre meninas, estamos criando as bases para uma sociedade mais igualitária, mais inovadora e mais preparada para os desafios do futuro”, destaca Janine.


No setor da construção civil, onde ainda há predominância masculina, Janine é um exemplo de liderança feminina consolidada. À frente da Pinheiro Ferragens, ela reforça a importância de abrir caminhos para novas gerações, especialmente em áreas como engenharia, indústria e comércio de materiais de construção. “É crucial que as jovens percebam que têm um lugar de destaque nesse universo. Muitas vezes, a falta de representação e de estímulo leva a uma baixa adesão das mulheres como empreendedoras. É fundamental que elas se especializem e se sintam confiantes para ingressar nesse campo”, afirma.


A soma de políticas públicas, educação empreendedora e iniciativas da sociedade civil cria um ecossistema mais favorável para que os jovens desenvolvam suas habilidades, encontrem seu propósito e transformem ideias em impacto real.


Sobre a Pinheiro Ferragens – Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados. 


Assista os vídeos institucionais da Pinheiro Ferragens: 


SERVIÇO:

Pinheiro SIA

Telefone: (61) 3012-8181

SIA Trecho 2/3 em frente ao SEBRAE

Pinheiro Taguatinga

Telefone: (61) 3354-8181

QI 11 Lotes 2/26 Taguatinga/DF

© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page