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Entenda por que o consumo de cervejas sem álcool e menos calóricas cresceu tanto no país

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A cerveja é um grande símbolo cultural no país, presente na mesa dos bares e diretamente ligada ao jeito brasileiro de socializar, celebrar e compartilhar a vida com amigos e família. E mesmo em meio a mudanças comportamentais e novos hábitos de consumo, os brasileiros seguem tendo a cerveja como uma das bebidas preferidas dos adultos também para escolhas mais balanceadas, expandindo as possibilidades de consumo. 

Estudo do Ministério da Agricultura e Pecuária, Anuário da Cerveja, revela que em 2024 sextuplicou no país a produção de cervejas zero em relação ao ano anterior, além do aumento expressivo no volume de vendas das bebidas de menor teor alcoólico, menos calorias e atributos funcionais, acompanhando tendência de consumo mais consciente e equilibrado 

As empresas também têm tido provas desse movimento. A Ambev, maior cervejaria do Brasil, por exemplo, tem reportado um crescimento contínuo do seu portfólio de “balanced choices” (opções zero e/ou de menor teor alcoólico, sem glúten e menos calóricos) e, apenas no terceiro trimestre de 2025, apresentou crescimento de 65% comparado ao mesmo período do ano anterior. Dentro desse cenário, a categoria de cervejas sem álcool - Corona Cero, Bud Zero e Brahma 0,0% - cresceu em 20% em vendas. 

A ascensão das cervejas zero no Brasil atende a uma demanda crescente de pessoas que buscam opções de cerveja sem abrir mão do sabor. As cervejas zero são alternativas também para quem não quer ingerir álcool ou então deseja alternar a "zero" com bebidas alcoólicas, mantendo o poder da cerveja em proporcionar experiências sociais e culturais que conectam pessoas. 

“A cerveja é muito mais do que uma bebida: faz parte da nossa cultura. É o brinde à conexão entre as pessoas, aos laços sociais e, portanto, está presente nas celebrações, nos momentos compartilhados, na variedade de ocasiões de consumo, estilos e aspectos sociais. A cerveja é a bebida mais versátil para moderar sem abrir mão do sabor e da diversão, sendo apreciada em diferentes contextos sociais devido ao seu menor teor alcoólico em comparação com outras bebidas alcoólicas, o que permite ao consumidor aproveitar os momentos por mais tempo de forma “cool”.” destaca Gustavo Castro, Diretor de Estratégia e Insights da Ambev. 

Para ele, esse aumento do consumo das bebidas tem relação direta com investimentos em tecnologia e inovação, que permitiram levar ao consumidor uma bebida zero álcool com sabor muito próximo da versão com álcool. 

“Os resultados refletem os esforços e investimentos da cia nos últimos anos para tornar sua produção mais tecnológica e inovadora. Hoje, a cerveja zero álcool, por exemplo, se aproxima muito mais da versão regular do que há 10 anos. Para a cia, o amplo portfólio e novas ocasiões de consumo mostram que a cerveja é a bebida mais versátil para moderar sem abrir mão do sabor e da diversão. Com Corona Cero, Bud Zero e Brahma 0,0%, o consumidor tem sempre uma zero para chamar de sua”, acrescenta. 

Novas ocasiões: do brunch ao jantar sofisticado

A cerveja zero álcool possibilitou novas ocasiões de consumo, ampliando os territórios em que versões da bebida com álcool estão presentes. A cerveja zero ganhou espaço em mais momentos para quem gosta de cerveja sem abrir mão do sabor, como, por exemplo, em brunchs, no ambiente corporativo para celebrações, durante uma atividade cotidiana, entre outros, participando também de ocasiões especiais, como um jantar sofisticado. 

“Observamos o crescimento no mercado nacional das bebidas zero álcool, alternativas para quem não quer ingerir álcool ou então deseja alternar a ‘zero’ com bebidas alcoólicas, uma forma de equilibrar ou simplesmente curtir com moderação. A cerveja sem álcool possibilitou o aumento das ocasiões de consumo, atendendo ao interesse de pessoas que gostam de cerveja e que desejam ampliar as formas de consumo.Temos observado pessoas consumindo bebidas alcoólicas de forma mais responsável e isso está alinhado com o que sempre defendemos, que é a moderação. Na última década investimos mais de R$ 1.4 bilhão em iniciativas de Consumo Responsável”, ressalta Gustavo.


Versões sem álcool ganham maior protagonismo no país

As versões sem álcool caíram no gosto dos consumidores brasileiros, e as marcas têm investido em diferentes ações para consolidar a zero com o público. Cerveja dos ídolos e fãs, Bud tem reforçado zero em grandes eventos esportivos e musicais. Bud foi a cerveja oficial da NFL no Brasil, assim como no LollaPalooza e Mada, com ações de trial da Bud Zero, mostrando que mesmo sem o álcool, o sabor é o mesmo e perfeito para todos os momentos.

 

Corona Cero, por sua vez, intensificou sua presença no cotidiano dos brasileiros de forma autêntica, se mostrando ativa, por exemplo, na cultura praiana carioca com a campanha em collab com a FARM Rio. Nos esportes, Corona Cero apoiou grandes torneios, como Jogos Olímpicos, Liga Mundial de Surf (WSL) e Semana Internacional de Vela. 

Presente na mesa de boteco e em outros diversos momentos de celebração, a Brahma 0,0% integra o portfólio de cervejas da campanha Sociedade Anônima Brahma (SAB), que ajuda o consumidor a investir no time do coração na compra de bebidas pela plataforma Zé Delivery. Parte do valor é repassado ao clube do consumidor.

 

Menos calóricas também se destacam

Além das opções zero álcool, os principais destaques do período foram as cervejas menos calóricas. No portfólio da Ambev, Stella Pure Gold e Michelob Ultra fazem parte da plataforma de balanced choices. 

Versão sem glúten, com menos calorias e com todo o sabor premium de Stella Artois, a Stella Pure Gold foi lançada em 2023 especialmente para o mercado nacional e no segundo trimestre de 2025 já representava cerca de 30% de todo o volume da marca. Já no terceiro trimestre, o produto teve crescimento de 150% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. A Ambev anunciou que a produção da cerveja mais que dobrou de acordo com dados do segundo trimestre deste ano em comparação ao ano anterior.

 

Já Michelob Ultra, uma bebida mais leve e com teor calórico reduzido, apresentou um avanço de 80% em relação ao mesmo período do ano passado. 

“Essa busca por um estilo de vida equilibrado é uma oportunidade para os nossos negócios, pois a cerveja é versátil, com opções que tem menor teor alcoólico, menos calorias ou até sem glúten; o que pode ser um incentivo para que mais consumidores escolham cerveja em diferentes ocasiões de consumo. Oferecer opções de cerveja a partir de um profundo conhecimento das necessidades dos consumidores é fundamental. Por essa e outras razões que a Ambev possui estudos desenvolvidos diretamente com os consumidores para analisar as percepções e interesses dos consumidores brasileiros, mantendo essa aproximação tão importante e que reflete na excelência do nosso portfólio, finaliza o Diretor de Estratégia e Insights da Ambev.

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