Escola Carnavalesca abre seu barracão no Setor Comercial Sul
top of page

Escola Carnavalesca abre seu barracão no Setor Comercial Sul


O Distrito Federal ganha um espaço permanente para “carnavalizar o cotidiano” e movimentar a economia criativa do carnaval o ano todo

A Escola Carnavalesca nasce para ser um espaço de fortalecimento da cultura do carnaval do Distrito Federal como tema de política pública. A experiência nos tem mostrado: Brasília precisa de seu próprio Carnaval. Um Carnaval que realize a profecia de Glauber Rocha: “Brasília é a nossa Eldorado. É a possibilidade que os brasileiros tinham de criar eles mesmos alguma coisa.”, ou seja, um Carnaval que dê vazão ao nosso sincretismo cultural. Um Carnaval em que o país se sinta representado, de norte a sul. Das escolas de samba, aos blocos de Olinda. Da tradição dos bate-bolas aos blocos do centro de São Paulo. Da folia do Amazonas aos Pampas. Precisamos de nossas próprias fanfarras e baterias. Precisamos pensar a curto, médio e longo prazo. Para Felipe Velloso, diretor da Escola Carnavalesca, o projeto é um “ativo simbólico fundamental para um movimento carnavalesco que vem crescendo, é a oportunidade de pensar o carnaval com quem já faz ao longo de muitos anos”. A intenção, então, é fornecer subsídios e ferramentas para fortalecer esses agentes que incidem territorialmente, potencializando a capacidade de mobilização e construção de projetos culturais, desenvolvendo habilidades para planejamento das atividades carnavalescas e para captação e mobilização de recursos. A partir da identificação de que o carnaval movimenta segmentos importantes da economia produtiva, a ideia é fomentá-lo o ano todo com atividades formativas permanentes, seminários, cursos, ensaios e outras idealizações culturais. Em uma das estratégias, um palco itinerante vai percorrer as Regiões Administrativas para estimular a troca de experiências entre espaços carnavalescos e a levar a cultura do carnaval para a população. A Escola se insere na dinâmica da construção dos últimos anos da Plataforma “Setor Carnavalesco Sul”, que abrange a criação de vínculos, acolhimento e acompanhamento com pessoas em situação de vulnerabilidade; a realização de festejos (sendo o Carnaval o maior deles); a produção de palestras; a captação de recursos e a criação de pactos pela transformação de um território que almejamos lograr como a Cidade Sentimental. Neste sentido, a criação de uma dinâmica carnavalesca local surge como equipamento de mitigação à gentrificação. Este projeto será lançado com programação durante cinco dias, de 31.05 a 05.06. A Escola Carnavalesca é realizada pelo Instituto Cultural e Social No Setor, tem apoio da Administração Regional do Plano Piloto e fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. Outras informações: @nosetor (ig) / @nosetorscs (tt) / nosetor.com.br Programação de lançamento:

  • No Setor Convida sobre "O Carnaval como Linguagem"

31/05/2022 - Terça-feira 19h30 Transmissão ao vivo pelo Youtube do No Setor > Luiza Martins Costa - Baque Mulher > Ian Viana de Souza Rocha - Setor Carnavalesco Sul > Pablo Feitosa - Suvaco da Asa > Mediação: Bruna Sensêve (Escola Carnavalesca)

  • No Setor Convida sobre "O Carnaval como instrumento de ocupação dos Espaços Públicos e da garantia do Direito à Cidade"

01/06/2022 - Quarta-feira 19h30 Transmissão ao vivo pelo Youtube do No Setor > Silmara Vieira da Silva - BrCidades > Mãe Baiana de Oyá - Líder dos povos e comunidades tradicionais de matrizes africanas e afro-brasileiras > Tico Magalhães - Orquestra Alada Trovão da Mata > Mediação: Nathalia de Mello Faria (Escola Carnavalesca)

  • No Setor Convida sobre "Carnaval sem assédio, racismo e homofobia"

02/06/2022 - Quinta-feira 19h30 Transmissão ao vivo pelo Youtube do No Setor > Letícia Helena - Folia com Respeito > Ruth Venceremos - Distrito Drag > Mary Gambiarra - Distrito Drag > Luciana Lobato - Conspiração Libertina > Mediação: Lara Oberdá (Escola Carnavalesca)

  • Solenidade de lançamento da Escola Carnavalesca

03/06/2022 - Sexta-feira 19h Instituto Cultural e Social No Setor (SCS, qd 05, Bloco C, Edifício José Haje, sobreloja) > Presença de autoridades que apoiam e fomentam o projeto > Atração cultural: Roda de Batuqueiros Amadores

  • Atividades formativas

04/06/2022 - Sábado 9h às 17h Instituto Cultural e Social No Setor (SCS, qd 05, Bloco C, Edifício José Haje, sobreloja) > Apresentação do diagnóstico de carnaval “Brasília Cidade Sentimental”, workshop com agentes carnavalescos e construção da linha política sobre a manifestação cultural. 17h30 Praça Marielle Franco (SCS, qd 01) > Roda de Conversa: O papel do Estado no Fortalecimento e Difusão do Carnaval de Rua.

  • Feira Carnavalesca No Setor

05/06/2022 - Domingo 10h às 17h Galeria dos Estados > Rodas de conversa e debates sobre o carnaval de 2023 > Oficinas e brincadeiras carnavalescas > Fanfarras e maracatus > e muito mais!!! O que vai rolar: Lançamento da Escola Carnavalesca > De 31.05 a 05.06 > Em vários espaços do Setor Comercial Sul > Entrada gratuita > Classificação indicativa livre

bottom of page