top of page

Escola Carnavalesca de Verão promove três oficinas gratuitas de percussão

A partir da próxima segunda-feira (9/2), o Instituto No Setor e o Comitê de Cultura do Distrito Federal realizam três oficinas gratuitas para iniciantes ou interessados em aprender e conhecer as origens históricas e a prática de alguns dos principais instrumentos de percussão do Carnaval. As aulas compõem a programação da Escola Carnavalesca de Verão e ocorrerão nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro, das 14h às 18h, na sede do Instituto No Setor (Setor Comercial Sul). As inscrições são realizadas por meio de formulários eletrônicos, por oficina, disponibilizados nas redes sociais do Comitê de Cultura do DF.


Iniciando os estudos carnavalescos da semana, a primeira oficina, ministrada pela percussionista Norma Jaqueline, propõe o estudo teórico e prático do Agbê, explorando as origens históricas, simbologia cultural e funções musicais nos contextos afro-latinos do instrumento. No dia seguinte (10/2), Norma volta ao Setor Comercial Sul para uma oficina composta pelo diálogo histórico e a prática do Agogô.


Em cada aula, os participantes terão contato com os cuidados e as técnicas básicas do Agbê  e do Agogô, aprendendo a partir da prática de ritmos tradicionais e da execução coletiva. Norma Jaqueline explica que a realização das oficinas supre uma demanda da cidade de promover espaços de aprendizado e da prática de diferentes instrumentos. “Desde a pandemia, as pessoas sentiram a necessidade de conviver mais, de estar nas ruas, de se unir, e a música vem junto”, destaca. “A música agrega, ela é democrática para todas as idades. Logo, essa procura aumentou.”


Em seguida, na quarta-feira (11/2), a sede do Instituto No Setor recebe o músico e arte educador Lucas Ramalho, para uma oficina que une a teoria e a prática do timbal, do trio de surdos e de instrumentos complementares da percussão carnavalesca. Lucas é percussionista e recentemente desenvolveu o projeto Pausa de Colcheia, uma série de entrevistas com artistas da percussão da cidade. 


“As atividades têm como foco o aprimoramento das técnicas iniciais de execução, o desenvolvimento da coordenação motora, da escuta musical e da improvisação, priorizando a vivência da prática coletiva”, explica a  coordenadora pedagógica do Comitê de Cultura do DF, Ângela Bicalho.


As três oficinas são gratuitas, com emissão de certificado de participação, dando continuidade à missão do Instituto No Setor e do Comitê de Cultura do DF de construir uma rede democrática de aprendizado e construção coletiva da cena cultural do Distrito Federal.


Serviço: 


Escola Carnavalesca de Verão  - Oficinas de percussão 


De 9 a 11 de fevereiro, das 14 às 18h, no Instituto No Setor (SCS Quadra 5, Bloco C · Edifício José Haje, Sobreloja 70/74). Inscrições por formulário eletrônico. 


  • Segunda-feira (9/2): Oficina Toques do Agbê - Norma Jaqueline

  • Terça-feira (10/2): Oficina Toques do Agogô - Norma Jaqueline

  • Quarta-feira (11/2): Oficina de Timbal, Trio de Surdos e Improvisação na Percussão Carnavalesca -  Lucas Ramalho

© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page