top of page

Escritor e jornalista Jamil Chade participa do Sempre Um Papo na CAIXA Cultural Brasília

ree

O próximo convidado do projeto Sempre Um Papo na CAIXA Cultural Brasília é o premiado escritor e jornalista Jamil Chade. Especializado em cobertura internacional e autor de nove livros, ele vai falar sobre sua nova obra “Tomara que você seja deportado: uma viagem pela distopia americana”, sob a mediação de Matheus Leitão.

 

O encontro acontece no dia 3 de setembro, quarta-feira, às 19h30. A entrada é gratuita, num patrocínio da CAIXA / Governo Federal e apoio cultural da Emgea, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura. A classificação indicativa é 14 anos e os ingressos ficam disponíveis 1 hora antes do início do evento.

 

Jamil Chade percorreu mais de 70 países, cruzando fronteiras com refugiados, testemunhando crimes contra a humanidade, viajando com papas ou cobrindo cúpulas diplomáticas. Com seu escritório na sede da ONU, em Genebra, e atualmente vivendo em Nova York, o jornalista venceu diversos prêmios no exterior e no Brasil por sua defesa da democracia e dos direitos humanos. Ele é embaixador do Instituto Adus; membro do conselho do Instituto Vladimir Herzog; e integrante da equipe de pesquisa sobre Memória, Justiça e Verdade do Instituto de Estudos Avançados da USP.

 

Jamil publicou nove livros, três dos quais foram finalistas do Prêmio Jabuti. Seu mais recente, publicado em julho de 2025, “Tomara que você seja deportado: uma viagem pela distopia americana” (Editora Nós), é fruto de sua experiência percorrendo milhares de quilômetros em mais de 15 estados americanos, desde que Donald Trump assumiu a presidência pela segunda vez.

 

Na obra, Chade apresenta locais por onde se espraia ódio e rancor, pobreza e ilusão, de Manhattan ao México, do Madison Square Garden aos abrigos para deportados nas cidades mexicanas na fronteira, narrando a atmosfera de perseguição a imigrantes e o medo que paira entre eles. Além da questão imigratória, o livro aborda a ofensiva do governo americano em relação a outros temas como a educação e os direitos de pessoas LGBTQIA+.

 

O mediador da conversa, Matheus Leitão, é especializado em jornalismo investigativo pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, onde foi visiting scholar entre 2012 e 2013. Em 23 anos de carreira como jornalista, trabalhou em diversos veículos de imprensa, como Correio Braziliense, Folha de São Paulo, Rádio Globo e Portal G1. Atualmente, é colunista da revista Veja. Venceu as mais importantes distinções de jornalismo da América Latina como os prêmios Esso, Embratel, Vladimir Herzog e o SIP, da Sociedade Interamericana de Imprensa. É também autor do livro “Em nome dos pais” (Editora Intrínseca), que deu origem ao documentário homônimo exibido pela HBO.

 

O Sempre Um Papo, criado em Belo Horizonte pelo jornalista Afonso Borges, já esteve em Brasília antes, de 2003 a 2009, também na CAIXA Cultural. Neste período, o projeto recebeu escritores como Zuenir Ventura, Luis Fernando Verissimo, Lya Luft, Fernando Morais entre muitos outros, em programação mensal.

 

Sempre Um Papo – 39 anos

Criado em 1986, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

 

canal no YouTube do Sempre Um Papo contém mais de 1.600 programas de uma hora cada, constituindo-se no maior e mais relevante acervo virtual da literatura brasileira. Além dos debates, seminários e cursos completam o rol de exibições, que hoje registra quase 9 milhões de visualizações.  

 

Serviço:

Sempre Um Papo recebe Jamil Chade

Dia: 3 de setembro, quarta-feira, 19h30

Local: CAIXA Cultural Brasília – SBS – Quadra 4 – Lotes 3 e 4.

Entrada gratuita com retirada de ingressos 1 hora antes do início.

Informações: www.sempreumpapo.com.br – @sempreumpapo


Comentários


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page