Estudantes de todo o país são premiados em cerimônia da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética no Mané Garrincha
- Rodrigo Carvalho
- há 11 minutos
- 3 min de leitura
Brasília se transformou em palco de celebração da educação e da sustentabilidade nesta quinta-feira (6), com a cerimônia de encerramento da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2025, realizada no Estádio Mané Garrincha. O evento marcou o fim da Semana Olímpica da ONEE, promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e coordenada pelo Instituto Abradee e distribuidoras de energia elétrica de todo o país.
A iniciativa celebrou o encerramento de uma jornada que, desde agosto, mobilizou mais de 300 mil alunos e 15 mil professores de todas as regiões do Brasil. Ao longo dos meses, a programação incluiu atividades formativas, desafios em formato de games e provas interativas, estimulando o aprendizado sobre o uso consciente da energia de forma divertida e inovadora.
Na primeira fase, os estudantes participaram de desafios gamificados, aprendendo sobre eficiência energética em um ambiente lúdico. Na segunda etapa, realizaram uma prova objetiva, que classificou os melhores de cada estado. Já na Semana Olímpica, que começou na terça-feira (4), os campeões estaduais embarcaram para Brasília com todas as despesas custeadas. Na quarta-feira (5), os finalistas participaram do desafio final na sede da ANEEL, em dois formatos: uma prova escrita e outra com óculos de realidade virtual. A disputa definiu o grande vencedor nacional, anunciado na cerimônia de premiação do dia seguinte.
O título de campeão brasileiro ficou com Felipe Loucana Feitosa, de Roraima. O segundo lugar foi conquistado por Izadora Alves Parente, do Rio de Janeiro, e o terceiro por Luiza Moreira Cabreira, de Santa Catarina. Completaram o pódio nacional Isabela Alexandre dos Santos (Rio Grande do Sul), em quarto, e Sthefany Custódio (Amapá), em quinto lugar.
A cerimônia nacional de premiação consagrou os estudantes vencedores de cada estado com medalhas de ouro e prêmios especiais, incluindo notebooks e vales-presente. Como incentivo extra, todos os medalhistas garantiram classificação automática para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2026, sem necessidade de disputar a etapa inicial. A iniciativa reforça o caráter integrador da ONEE e amplia as oportunidades acadêmicas para os jovens talentos.
Os professores também tiveram papel de destaque. A olimpíada homenageou os três melhores educadores do país, responsáveis por orientar estudantes premiados, além dos 20 primeiros colocados de cada região. Os docentes receberam benefícios como curso gratuito de 40 horas com certificado, materiais pedagógicos alinhados à BNCC, suporte especializado e lives de mentoria. Os destaques ainda concorreram a prêmios de até R$ 15 mil em vales-presente na plataforma Viva!, reforçando a valorização do papel do professor na formação das novas gerações.
Entre os professores mais engajados, o ouro ficou com Felipe Luz de Oliveira, do Paraná; a prata com Taiza Rubiane Silva Martins, do Amazonas; e o bronze com Jonas Ribeiro de Oliveira, do Maranhão.
O evento contou com a presença de autoridades do setor elétrico e representantes do poder público, entre eles o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, o senador Wellington Fagundes, o deputado Maurício Carvalho, o presidente da Abradee, Marcos Madureira, e o CEO do Grupo CPFL Energia, Gustavo Estrella.
“Nosso trabalho é coletivo e integrado. É emocionante ver o engajamento de todos e perceber que esses alunos representam o futuro do país. Vamos trabalhar para que a próxima edição da ONEE chegue ainda mais longe, alcançando mais escolas, mais jovens e com ainda mais participação e entusiasmo.”, destaca Sandoval Feitosa.
“A ONEE encerra mais uma edição com um sentimento de missão cumprida e de esperança renovada. Ver tantos jovens e professores mobilizados em torno da eficiência energética mostra que estamos formando uma geração mais consciente, preparada e comprometida com o futuro do país.”, afirma Marcos Madureira.
Um dos momentos mais aguardados foi a palestra do biólogo e influenciador digital Átila Iamarino (@oatila), que falou sobre ciência, sustentabilidade e o papel da educação no desenvolvimento de um futuro mais eficiente e responsável.
A programação também incluiu atividades para pais e professores destaque, além de um tour guiado por Brasília, com visitas aos principais pontos turísticos da capital.
Encerrando o evento em clima de celebração, a organização destacou o impacto da ONEE na formação de uma nova geração de estudantes atentos ao uso consciente da energia. “A olimpíada mostra que eficiência energética é um tema que pode ser aprendido de forma lúdica, conectando ciência, tecnologia e propósito”, finaliza Marcos Madureira.
SOBRE ONEE:
Realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio do Programa de Eficiência Energética, e coordenada pelo Instituto Abradee, ligado à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), a iniciativa conta este ano com a RGE, distribuidora de energia do grupo CPFL, como empresa proponente. Ao todo, 48 concessionárias de energia elétrica participam da olimpíada, cobrindo todo o território nacional. As provas e desafios que compuseram a competição foram realizados entre 6 e 13 de outubro, abordando temas como consumo consciente, uso eficiente de recursos energéticos e o impacto ambiental da geração de energia.






