Estúdio Bola – Design | Rui Faquini – Fotografia | Mezanino da Hill House
top of page

Estúdio Bola – Design | Rui Faquini – Fotografia | Mezanino da Hill House


A multimarcas especializada em mobiliário de design brasileiro inaugura um espaço exclusivo para receber o mobiliário criado pelos designers paulistanos Flavio Borsato e Mauricio Lamosa. No mesmo dia, será inaugurada a mostra Variante que apresenta um recorte da produção de Rui Faquini ao longo dos últimos 50 anos

A partir do dia 19 de maio, a Hill House abre ao público o espaço dedicado às peças do Estúdio Bola, dos premiados arquitetos e designers Flavio Borsato e Mauricio Lamosa. Localizado no mezanino da multimarcas especializada em design brasileiro, o ambiente reúne sofás, poltronas, cadeiras, mesas, estantes, aparadores, luminárias, móveis para áreas externas e complementos. Junto com o novo showroom, a Hill House abre a mostraVariantes”, que apresenta um recorte da produção do renomado fotógrafo Rui Faquini nos últimos 50 anos, com curadoria colaborativa de Wagner Barja e Valéria Pena-Costa. A visitação é de segunda a sábado, das 10h às 22h. A Hill House fica no Casapark, Piso Térreo Loja 125, telefone: (61) 3363-5273.

O showroom do Estúdio Bola ocupa uma área de 360² no mezanino da loja onde, segundo Carlos Alberto Oliveira, da Hill House, o mobiliário e os complementos da marca podem ser mostrados de uma forma mais próxima ao que se faz em uma casa, com a mescla de linhas diferentes em um mesmo ambiente. “Aqui podemos brincar com a composição com peças que não são nem pares nem conjuntos”, ressalta Carlos Alberto.

Representado pela Hill House em Brasília há 18 anos, o Estúdio Bola foi criado em 2002 pelos arquitetos paulistas Flavio Borsato e Mauricio Lamosa. “Desenho autoral e simplicidade formal” é a espinha dorsal para a criação de com personalidade e simplicidade estudada à exaustão. Um trabalho isento de modismos e tendências requer uma pesquisa rigorosa de proporções e acabamentos a fim de conferir às criações resultados atemporais, que elevam a vida útil das peças, deixando-as agradáveis aos olhos durante anos. Alguns prêmios de design durante esse trajeto, como o Prêmio Museu da Casa Brasileira, ajudaram a balizar o trabalho da dupla que é reconhecida no segmento moveleiro pela excelência do seu desenho e por sempre vincular seu trabalho à busca de resultados comerciais contundentes, segmentando relações com as empresas que produzem e revendem suas criações.

Variantes, de Rui Faquini

A partir do dia 19 de maio, Rui Faquini, um dos fotógrafos mais respeitados do País, apresenta cerca de 80 trabalhos de tamanhos variados e de diferentes séries produzidas ao longo de sua carreira. A mostra Variantes, que fica em cartaz até o dia 16 de julho, tem curadoria colaborativa de Valéria Pena-Costa, que assina a expografia, e de Wagner Barja, que assina o texto curatorial. A dupla mergulhou no vasto acervo do fotógrafo e selecionou as imagens, muitas delas produzidas em película e impressas em papel fotográfico. O público poderá ver fotos produzidas desde 1969 no Japão até as mais recentes, realizadas durante os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas de 2015, realizados em Palmas (TO).

Perto de completar 79 anos, Rui Faquini nasceu em Morrinhos (Goiás) e estudou Fotografia em Tóquio (Japão), 1969 / 1970, Documentação Fotográfica de Manifestações Religiosas na antiga Iugoslávia, 1974, e oficinas de aperfeiçoamento em Zurique (Suíça), Milão (Itália) e Londres (Grã-Bretanha), 1974/1975. Produziu e participou de inúmeros livros de fotografia, como "A história da Terra e do homem no Planalto Central", de autoria de Paulo Bertran, SOLO Editores – 1994; “Brasil 500 pássaros”, realizado pela Eletronorte comemorativo aos 500 anos do Brasil – 2000; e “Jardins de Ney Ururahy”, Arc Editora, 2012. Participou das mostras “Brasília - Trilha Aberta” - Museu de Arte de Brasília, 1986; “4 Fotógrafos, 4 Imagens” na Galeria Athos Bulcão da FCDF, 1992; “Estradas e Margens”, Galeria Vitrine da Caixa Cultural, Brasília, 2009; e “Breves Encontros”, com fotografias realizadas em diversas aldeias indígenas, dentro do evento FOTOARTE, no Palácio do Planalto, Brasília, 2007. Fotógrafo free lancer, foi diretor do Espaço Cultural Renato Russo, 2007 a 2010, e curador da Galeria Fotoponto, de 2010 a 2015. Em 2000, recebeu a Comenda de Honra ao Mérito Cultural do Distrito Federal; em 2002, recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, outorgado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal; e em 2006, recebeu a Comenda Cruz do Anhanguera, do Estado de Goiás. Em 2015, fotografou os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, realizados em Palmas (TO).

Serviço:

Showroom Estúdio Bola

Onde | Mezanino da Hill House

Casapark, Brasília - DF

Quando | a partir de 19 de maio

Telefone | (61) 3363-5273

Variantes

De Rui Faquini

Mostra fotográfica apresenta o recorte da produção nos últimos 50 anos

80 fotografias de tamanhos variados

Onde | Mezanino da Hill House

Casapark, Brasília - DF

Visitação | De 19 de maio a 16 de julho

De segunda a sábado, das 10h às 22h

Telefone | (61) 3363-5273

bottom of page