top of page

Evento global reunirá autoridades e instituições em Brasília para impulsionar a agricultura inteligente antes da COP30

A produção agrícola com menor impacto no clima e no meio ambiente é o mote da próxima Global Climate-Smart Agriculture (CSA) Conference, um importante evento preparatório para a COP30. Organizada pela Clim-Eat, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Brasil, pelo Ministério da Agricultura, Pesca, Segurança Alimentar e Natureza dos Países Baixos e pela Universidade de Brasília (UnB), a conferência será realizada de 5 a 7 de novembro na Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (FACE).

Com o apoio de parceiros globais, incluindo o Banco Mundial, a Fundação Novo Nordisk e a Coalizão das Nações Unidas para o Clima e o Ar Limpo, assim como líderes do setor privado, como Olam Agri, Nestlé e Bayer, a conferência reunirá formuladores de políticas, agricultores, pesquisadores e a sociedade civil para promover soluções concretas, fortalecer alianças e impulsionar ações em áreas-chave, como uso da terra, resiliência climática, inovação e segurança alimentar.

“Esta é uma oportunidade para construir compromissos reais dos setores público e privado para financiar e expandir projetos com impacto real, com resultados mensuráveis e não apenas promessas bem-intencionadas”, disse Dhanush Dinesh, fundador e catalisador-chefe do clima da Clim-Eat, que moderará um dos painéis plenários da conferência. 

Ele considera que o Brasil, além de sediar a COP30, tem um papel fundamental a desempenhar na construção dessas soluções. “Estamos construindo compromissos reais e ações mensuráveis que podem transformar a agricultura e os sistemas alimentares antes da COP30 e além”, acrescentou Dinesh.

Sob o tema “Semeando Soluções, Cultivando Impacto”, a Global CSA Conference conectará ciência, políticas e inovação empresarial para ampliar soluções climaticamente inteligentes que reduzam as emissões, aumentem a resiliência e garantam a segurança alimentar. O programa de três dias se concentrará em seis temas principais: Nutrição vegetal e saúde do solo, culturas de última geração, pecuária sustentável, sinergias com os limites planetários, políticas e instituições, e finanças e negócios.

Os resultados da conferência, incluindo uma declaração final e um conjunto de recomendações políticas e de investimento, serão incorporados diretamente nas discussões sobre agricultura e sistemas alimentares na COP30, em Belém. Esta sexta edição marca a primeira vez que a Global CSA Conference será realizada na América Latina, em seus 14 anos de história. A última conferência ocorreu em 2019, em Bali, na Indonésia.

Além de plenárias de alto nível, a edição de 2025 contará com debates interativos, eventos paralelos e um espaço de inovação — um espaço de exposição vibrante e prático que destaca ideias ousadas e inovações revolucionárias em sistemas alimentares e agricultura e sistemas alimentares climaticamente inteligentes.

Palestrantes

Bruno Brasil - Diretor de Produção Sustentável e Irrigação - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Ana Maria Loboguerrero - Diretora de Sistemas Adaptativos e Equitativos de Alimentação, Fundação Gates

Andy Jarvis - Diretor do Futuro da Alimentação, Fundo Bezos Earth

Claudia Bassetto - Diretora de Procurement para a América Latina, Unilever Foods

Rachel Waterhouse - Responsável pelos Sistemas Resilientes de Alimentação e Água, Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Commonwealth e do Desenvolvimento do Reino Unido (FCDO)

Manuela Santos - Country Director, IDH Brasil

Sobre Agricultura Climaticamente Inteligente

Criada como conceito em 2010, a prática visa aumentar a produtividade agrícola, reduzir as emissões e fortalecer a resiliência dos sistemas de produção no contexto das alterações climáticas. Um exemplo é o que se chama no Brasil de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, apoiadas por políticas públicas como o Plano ABC+. 

Sobre a Clim-Eat

A Clim-Eat é um think tank e um grupo de ação que trabalha para acelerar a transformação dos sistemas alimentares em resposta às mudanças climáticas. Ao sintetizar evidências, promover a colaboração e catalisar a inovação, a Clim-Eat une ciência, política e prática para gerar um impacto mensurável para as pessoas e o planeta. Saiba mais em www.clim-eat.org ou www.globalcsaconference.com.

© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page