top of page

Ex-dançarina da Quasar Cia. de dança realizará residência artística em Brasília


O projeto CorpoManifesta tem como missão em 2025 entregar ao público do DF 03 residências artísticas conduzidas por diferentes mulheres profissionais das artes da cena do Brasil. As pessoas interessadas poderão se inscrever pela internet e vivenciar de perto diferentes metodologias de trabalho. 

 

CorpoManifesta será realizado no Centro de Dança, espaço reaberto em 2018 e situado no coração de Brasília, essa cidade plural, multifacetada, com habitantes oriundos de todas as partes do país. O projeto dialoga com uma cidade planejada para poucos, mas que hoje abraça muitas culturas.  O ciclo de residências colabora com a imagem do Centro de Dança como como aglutinador de ideias e arte, estimulando a livre criação artística e o pensamento crítico.

 

MÚLTIPLOS CORPOS, MÚLTIPLAS FORÇAS

Por meio da temática proposta pelo idealizador Edson Beserra às coreógrafas convidadas, tanto o público quanto artistas são convidados a refletir e estimular seus pensamentos críticos a respeito das múltiplas identidades femininas como potências de criação e transformação. As primeiras residências realizadas foram conduzidas por Jaqueline Elesbão e por Moira Braga. Agora é a vez da terceira e última, com Lavínia Bizzoto:


Lavinia Bizzotto – artista que iniciou os seus estudos em dança em 1997, com o coreógrafo e diretor Henrique Rodovalho. Integrou a Quasar Cia de Dança ao longo de 10 anos.  Lavínia possui duas formações em artes cênicas, uma pelo Curso Profissionalizante de Atores da CAL- (RJ - 2012) e outra como Bacharel pelo Instituto CAL de Arte e Cultura (RJ  - 2020). Como diretora de movimento e coreógrafa, vem desenvolvendo uma extensa pesquisa corporal e cênica que tem como característica a hibridez entre as linguagens da dança, do circo, do teatro, da TV e do cinema. Ministra cursos e residências artísticas pelo Brasil e busca se aprofundar em propostas artísticas que lhe possibilitem dar continuar à sua pesquisa corporal e cênica que tem como características a hibridez das linguagens entre Teatro, Cinema e Dança.


CorpoManifesta é idealizado pelo artista brasiliense Edson Beserra.  Edson Beserra -  Professor de Dança na UnDF (Universidade do Distrito Federal),  é Doutorando em dança pelo PPGDança-UFBA e mestre em dança pelo PRODAN- UFBA. Profissional da dança com carreira consolidada durante mais de 30 anos de atuação, Edson é candomblecista e trabalha como coreógrafo, intérprete, professor, dramaturgista, diretor, curador e produtor. Como dançarino atuou em algumas das mais renomadas companhias de dança do país como Grupo Corpo Cia de Dança, a Cia de Dança Deborah Colker e a Quasar Cia de Dança. Como coreógrafo e diretor coleciona mais de quinze obras de dança, teatro e circo.


“Esta é a segunda edição de corpomanifesta, um projeto de residências artísticas idealizado por mim, contemplado pelo FAC, que vem me trazendo incríveis respostas sobra a capacidade do corpo como contador de histórias, como acervo vivo, ancestral e ao mesmo tempo atual. Tenho as melhores expectativas e a absoluta certeza de que serão experiências únicas, catalisadoras dos diversos manifestos do corpo, pelo corpo, com o corpo e para corpos, também plurais”, comenta o idealizador.


O conceito de Residência Artística é uma das formas mais características de apoio e incentivo ao desenvolvimento das artes e, a partir dos anos 80, consolidou-se em várias cidades da Europa, Estados Unidos, Canadá e Japão. A residência é uma plataforma para atuação e reflexão sobre práticas artísticas, centrada na necessidade de pensar a produção de forma crítica como geradora de conhecimento.

 

Todas as ações do projeto são dirigidas ao público jovem e adulto, com faixa etária a partir de 16 anos. Espera-se atingir professores, artistas e pesquisadores das artes cênicas, além da comunidade em geral, que será convidada a também sentir, provocar e refletir por meio de investigações cênicas diversas.

 

A ideia é estimular a criação coletiva com respeito às individualidades e identidades de cada pessoa, pode ser a potencial ferramenta transformadora dos próximos anos de nossa existência. Residência artística é resistência, é compartilhamento, é reação e manifestação!

  

INSCREVA-SE

PROJETO CORPOMANIFESTA

 

02/06 a 07/06 Residência com Lavínia Bizzotto (RJ)

 

Local: Sala 3 do Centro de Dança do DF - St. de Autarquias Norte Q 1 -

Horário das Residências: 18h às 22h segunda a sábado. No último dia de cada residência haverá uma mostra de processos aberta ao público e à comunidade, com entrada franca.

 

Público- alvo: artistas da cena que se interessam pelo movimento.

 


Informações pelo e-mail: corpomanifesta@gmail.com, com o assunto Residência com (Nome da pessoa que irá ministrar), ou pelo perfil @corpomanifesta, Instagram do projeto.Instagram: https://www.instagram.com/corpomanifesta/ 


O projeto é produzido pelo coletivo Composto de Ideias tem o apoio da UnDF – Universidade do Distrito Federal, por meio do FIA – Festival Integrado de Artes e do Centro de Dança do DF e conta com o patrocínio do Fundo De Apoio a Cultura da SECEC-DF.


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page