Exposição “Autodidatas” é prorrogada na Galeria Casa Thomas Jefferson
- Rodrigo Carvalho

- há 2 dias
- 2 min de leitura

A exposição coletiva “Autodidatas” foi prorrogada e está aberta à visitação na Galeria Casa Thomas Jefferson, na 706/906 Sul, até 28 de fevereiro. Com entrada gratuita, a mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h.
“Autodidatas” reúne obras dos artistas Dalton Miranda, Tony Lima e Murilo Frade, três nomes de trajetórias distintas que têm em comum a construção de uma linguagem artística própria, desenvolvida fora do circuito acadêmico tradicional.
Reunidos, os três reafirmam a arte como gesto de liberdade, identidade e transformação, revelando narrativas visuais marcadas por experiências pessoais, memórias afetivas e referências culturais diversas.
Dalton Miranda apresenta obras que transitam entre o real e o imaginário. Autodidata, advogado e escritor, o artista nasceu no interior de São Paulo e foi criado em Brasília. A produção dialoga com a história, a cultura e a literatura, explorando diferentes suportes e técnicas, como acrílica sobre tela, aquarela, crayons e materiais pouco convencionais, aplicados também sobre papel jornal.
Já Tony Lima, natural de Parnaíba, no Piauí, é dono de uma trajetória artística construída a partir de uma história de resiliência. Radicado em Brasília desde a década de 1970, o artista autodidata desenvolveu uma linguagem livre e intuitiva com a figura humana, especialmente o universo feminino, ocupando papel central nas obras, marcadas por cores vibrantes, formas estilizadas e referências às memórias de infância e ao cotidiano nordestino. Tony acumula exposições individuais e coletivas, além de premiações, com destaque para o Salão de Arte Riachuelo 2025.
Completando a exposição, Murilo Frade apresenta o projeto especial “Revisitando Montmartre – uma releitura de Maurice Utrillo”.
Autodidata, Murilo retorna à Casa Thomas Jefferson após 34 anos — instituição onde realizou sua primeira individual, em 1991, e onde também foi aluno na década de 1970. O projeto, iniciado em 2022, reúne obras em grandes formatos que reinterpretam, de maneira contemporânea e luminosa, os célebres cenários de Montmartre retratados pelo pintor francês Maurice Utrillo (1883–1955). A proposta é trazer mais cor, luz e vitalidade ao bairro parisiense, preservando o diálogo com o pós-impressionismo europeu.
Ao reunir artistas de origens e vivências distintas, a mostra convida o público a refletir sobre a diversidade de caminhos possíveis na construção da identidade artística contemporânea
Serviço:
O quê: Exposição coletiva “Autodidatas”
Quando: até 28 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h
Onde: Galeria Casa Thomas Jefferson – Casa Thomas Jefferson Asa Sul, 706/906 Sul
Quanto: Entrada gratuita










Comentários