Faltam 4 dias para o 2º Plural - Festival LGBTQIAP+
top of page

Faltam 4 dias para o 2º Plural - Festival LGBTQIAP+


Chega à sua segunda edição o Festival Plural - Música e Diversidade e descortina, em seu palco virtual - youtube.com/c/FestivalPlural, shows, mostra de cinema, concurso fotográfico e atividades formativas voltadas para todos, todas e todes. O Festival, que será promovido entre os dias 13 e 18 de setembro, é uma produção da Bloco B e Instituto Transforma, realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro.

Pautado no empoderamento das expressões de diversidade, luta contra LGBTfobia e educação para todos/as/es, participam desta nova edição do Festival personalidades das artes e da política cuja atuação dialoga com movimentos contemporâneos de equidade de gêneros, democratização, pluralidade, respeito e reflexão.

Realizar um projeto com este formato, para o curador e diretor artístico Yuri Rocha, é “insistir em presenças e conversas que constroem um pensamento mais humano e respeitoso com o mundo e produz uma relação de reflexão com a sociedade, de aceitação e de enfrentamento, como uma luta contra o retrocesso”, aponta Yuri.

Reverberadas através das artes, essas ações de enfrentamento ganham protagonismo no Festival, que convidou para sua nova edição o cantor e letrista pernambucano Johnny Hooker e a cantora mineira Urias. Compõem ainda a programação musical Mar Nóbrega & Carol Nóbrega, Haynna e os Verdes, Moara e Rosa Luz, que são de Brasília, região sede do Festival.

Visibilidade LGBTQIAP+ aliada à construção de novos padrões de comportamento, ganha as telas do público do Festival em uma Mostra de Filmes, curtas-metragens. A mostra, em parceria com a 14ª edição do festival cearense For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero, idealizado por Verônica Guedes, prestigia curtas nacionais de protagonismo Queer que dialogam com a realidade das minorias e não reproduzem relações homoafetivas pautada pela heteronormatividade.

O Plural também abraça as artes cênicas e visuais com apresentações de performers, sendo Élle de Bernadini, Denilson Tourinho, Kael Studart e Jaja Rolim. No campo das artes visuais, um concurso vai premiar 10 fotografias enviadas pelo público. Convidado para somar à programação, fazendo-a chegar a um público mais expressivo, o ativista e influenciador digital Spartakus irá cobrir e comentar ações pontuais do Festival.

A cena Ballroom volta a ganhar protagonismo nesta 2ª Edição de Plural com a realização do Baile das Casas em parceria com a COB.TV, plataforma de difusão da cultura Ballroom no Centro Oeste do Brasil com foco no público LGBTQIAP+, preto e periférico.

A trocas de saberes, fortalecimento da autoestima, inclusão trabalhista e empoderamento das pautas anti-LGBTfóbicas se darão em duas Rodas de Conversa sobre os temas “A Resistência e a Representatividade LGBTQIA+ no Parlamento Brasileiro", com quatro parlamentares e mediação de Érika Loka Carvalho; e “Economia e Mercado Cultural LGBTQIAP+”, com Artur Santoro (produtor), Barbara Iara Hugo (curadora de Artes Visuais), Mc Delacroix (rapper), Dário Bezerra (For Rainbow) e Sandro Rosa (Oi Futuro), com mediação de Marta Carvalho. O festival oferece, também, duas oficinas de Introdução à Produção Musical e de Vogue.

Segundo Yuri, em Plural “queremos contribuir com a ampliação da visibilidade LGBTQIAP+, no que se refere às questões dessa população, abrindo espaço para a expressão e fruição dos valores artísticos disponíveis em quantidade e qualidade no Distrito Federal e em todo o país”.

Na primeira edição, o Festival contou com 26 convidades naturais de sete estados brasileiros, que preencheram as mais de 12 horas de programação assistida por mais de 12 mil pessoas de todo o Brasil. Também realizada de maneira virtual, em razão da pandemia de Covid-19, a primeira edição tem toda sua programação disponível no canal do Festival: youtube.com/c/FestivalPlural.

Serviço:

Festival Plural - II Edição

De 13 a 18 de setembro de 2021

Local: Canal do Festival no YouTube - www.youtube.com/festivalplural

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Bilheteria: Acesso gratuito

Informações: @Festival.Plural, no Instagram, e @Plural.Festival, no Facebook

Patrocínio: Oi

Apoio: Oi Futuro

Programação:

13/09 (segunda-feira)

15h às 18h - Oficina de “Introdução à Produção Musical com o Logic PRO”, com Malka Julieta

14/09 (terça-feira)

15h às 18h - Oficina de “Introdução à Produção Musical com o Logic PRO”, com Malka Julieta

19h - Roda de Conversa sobre "A resistência e a Representatividade LGBTQIA+ no Parlamento Brasileiro"

Com: David Miranda (Deputado Federal/RJ), Fábio Félix (Deputado Distrital/DF). Filipa Brunelli (Vereadora/Osasco) e Thainara Faria (Vereadora/Araraquara)

Mediação: Érika Loka Carvalho

20h30 - Vídeo Performances com Denilson Tourinho (BH) e Kael Studart (DF)

21h - Mostra de Filmes, curtas-metragens

15/09 (quarta-feira)

15h às 18h - Oficina de “Vogue”

19h - Roda de Conversa, sobre “Economia e Mercado Cultural LGBTQIAP+”

Com: Artur Santoro (Produtor), Barbara Iara Hugo (Curadora de Artes Visuais), Mc Delacroix (Rapper), Dário Bezerra (For Rainbow) e Sandro Rosa (Oi Futuro)

Mediação: Marta Carvalho

20h30 - Vídeo Performances com Élle de Bernardini (SP) e Jaja Rolim (PT/DF)

21h - Mostra de Filmes, curtas-metragens

16/09 - (quinta-feira)

19h - Live com Spartakus (BA)

20h - Baile das Casas

17/09 (sexta-feira)

- Mostra de Fotografia

20h - Rosa Luz (DF)

- Haynna e os Verdes (DF)

- Johnny Hooker (PE)

18/09 (sábado)

- Mostra de Fotografia “Viver”

20h - Moara (DF)

- Már Nóbrega e Carol Nóbrega (DF)

- Urias (MG)

bottom of page