Fernanda Abreu, que comemora 60 anos, é a convidada do Papo Rock desta quinta (09)
top of page

Fernanda Abreu, que comemora 60 anos, é a convidada do Papo Rock desta quinta (09)


Em live dia 9 de setembro, às 19h, a jornalista Ana Cláudia Guimarães recebe a cantora Fernanda Abreu, pioneira do pop brasileiro, no CCBB Rio de Janeiro

Quinta-feira, às 19h, é dia de pop no Papo Rock. Dando sequência à série de lives sobre o festival Rock Brasil 40 Anos, a jornalista Ana Claúdia Guimarães recebe a carioca Fernanda Abreu, que vai falar sobre sua trajetória, desde os tempos em que era backing vocal da banda Blitz até os dias hoje, trazendo muitas estórias de bastidores da banda e de sua carreira solo, além de curiosidades sobre o seu show no primeiro dia do festival, 9 de outubro, na Praça da Pira, na Candelária, com participação de Fausto Fawcett. A entrevista, direto do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, será transmitida através do Instagram e do Facebook do festival: www.instagram.com/rockbrasil40anos e www.facebook.com/rockbrasil40anos.

Precursora do pop no Brasil, Fernanda – que faz 60 anos hoje, 8 de setembro – entrou para o main stream do rock brasileiro como cantora da lendária banda Blitz, liderada por Evandro Mesquita. Com suas músicas dançantes e irreverentes, o grupo fez um sucesso meteórico entre 1982 e 1986, lançando três discos com clássicos até hoje cantados pela multidão, como, “Você não soube me Amar”, “Betty Frigida”, “Dois passos do Paraíso”, “Mais uma de Amor”, “Weekend”, entre outras. Com o término da banda, no ano seguinte, Fernanda Abreu foi convidada pela EMY para lançar um trabalho solo, mas se recusou, pois não queria um disco como uma intérprete e ainda não tinha um material autoral suficiente.

A cantora passa, então, a beber na fonte de outros diferentes estilos como, disco, funk e música pop, já populares nos Estados Unidos, mas ainda pouco conhecidos por aqui. “O diretor da gravadora dizia que não havia mercado no Brasil para o pop, até então inédito, mas eu falei: se não tem, vamos inaugurar”, lembra. Nasce então, a estrela do pop brasileiro. Com um trabalho totalmente diferente do que todos estavam acostumados a ver junto a Blitz, em 1990, Fernanda lança seu primeiro álbum solo, o “SLA Radical Dance Disco Club”, trazendo nove das onze faixas compostas por Fernanda em parceria com outros músicos. A partir daí, a cantora carioca “Garota Sangue Bom” não parou mais de emplacar sucessos, como “Rio 40 Graus”, “Você Pra Mim”, “Veneno da Lata” e, hoje, pode dizer com convicção que conseguiu seu feito, inaugurando a era do pop brasileiro.

Com patrocínio Ourocard, realização do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e Peck Produções, o festival Rock Brasil 40 Anos começa oficialmente no dia 6 de outubro e levará ao Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília uma enorme programação musical e cultural que se estende até junho de 2022. Grandes concertos, pocket shows, exposições, mostras de cinema, palestras e uma série de atrações culturais que reunirão Barão Vermelho, Blitz, Os Paralamas do Sucesso, Titãs, Ira!, Biquini Cavadão, Frejat, Paulo Ricardo, Humberto Gessinger, Fernanda Abreu, Arnaldo Antunes, Marina Lima, George Israel, Leo Jaime, Rodrigo Santos, Plebe Rude, Dinho Ouro Preto, Evandro Mesquita, Leoni, Nando Reis e Capital Inicial, além artistas como Fausto Fawcet, Edgar Escandurra, Uns e Outros, Claudio Zoli, Toni Platão, Paulinho Moska, Humberto effe e Inocentes. #rockbrasil40anos

SOBRE O CCBB RJ O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda (fecha terça), das 9h às 19h aos domingos, segundas e quartas e das 9h às 20h às quintas, sextas e sábados. A entrada do público é permitida apenas com agendamento online (eventim.com.br), o que possibilita manter um controle rígido da quantidade de pessoas no prédio. Ainda conta com fluxo único de circulação, medição de temperatura, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e sinalizadores no piso para o distanciamento. Nos teatros e cinemas a lotação está reduzida para 40%. A partir de 15 de setembro, em atenção ao decreto nº 49335, o acesso ao CCBB só será permitido ao público que apresentar na entrada da Instituição a comprovação da vacinação contra a COVID-19. SOBRE A PECK PRODUÇÕES Fundada em 2000 pelo produtor carioca Péricles Mecenas, a Peck Produções atua no mercado de shows e eventos em todo o Brasil, sempre com a missão de proporcionar ao público e aos patrocinadores a melhor experiência em festivais de música e eventos culturais. Nos últimos anos, idealizou e produziu projetos como Oktoberfest Rio, Festival de Inverno, Circuito Brahma Sertanejo, Arena N1, Sertanejo in Rio, Baile da Santinha, entre outros, além de dezenas de shows nas maiores casas e praças de entretenimento do Rio de Janeiro. A produtora tem no currículo shows internacionais de Pop, Rock e Reggae, como Men at Work, Ben Harper, Ziggy Marley, Big Mountain e Maxi Priest. Responsável também pela produção executiva dos DVDs de grandes artistas como Djavan (2002), Gabriel O Pensador (2002), Alceu Valença (2003), Natiruts (2012). Em 2018, a Peck Produções foi responsável pela Arena N1 na Praça Mauá – RJ, para a transmissão dos jogos da Copa do Mundo, com um mega telão em alta definição, bares, foodtrucks e shows ao vivo após os jogos com os artistas: Jota Quest, Nando Reis, Paralamas, Ludmilla, Fernanda Abreu, Iza, Mumuzinho, Nego do Borel, entre outros. Projeto este que consolidou a sua competência, sendo convidado, em 2019, para produzir os eventos da Copa América, na Praça Mauá. A produtora trouxe para o Rio de Janeiro, em 2018, a festa tradicional alemã de Blumenau – Oktoberfest, que também teve a sua segunda edição em 2019 na Marina da Glória. Produziu também o Festival de Inverno Rio, que em 2019 chegou à terceira edição, na Marina da Glória, com três dias de shows para todos os públicos. E em 2020, teve a sua primeira edição online, transmitida pelo YouTube do festival a partir do Morro da Urca.

bottom of page